EDUCAÇÃO DIGITAL
EMEF GUIMARÃES ROSA - DRE ITAQUERA
EMEF GUIMARÃES ROSA - DRE ITAQUERA
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
Paulo Freire
As atividades desenvolvidas visam o desenvolvimento da cultura maker, aprendizagem por resolução de problemas e desafios, além de estímulo à liberdade de criação e tomada de decisões.
Utilizar a Robótica e linguagem de programação como ferramentas de experimentação e construção do conhecimento.
Fortalecer a Unidade Educacional como espaço de criação e recriação de cultura digital.
Oportunizar aos educandos o desenvolvimento de habilidades ligadas à lógica, noção espacial, pensamento matemático, colaboração, trabalho em grupo, habilidades motoras e organização e planejamento de projetos interdisciplinares e protagonistas.
JAM ROBÓTICA 2018
JAM ROBÓTICA 2019
Relato de Prática: Atendimento Educacional Especializado a serviço da eliminação de barreiras de acesso ao currículo na EMEF Guimarães Rosa
Matheus Estevão Duarte
É nosso aluno desde o 1º ano. Acompanha as aulas expositivas com bom entendimento, fazendo as provas e atividades oralmente ou com auxílio de um escriba.
É um aluno extremamente criativo.
É difícil acompanhar sua criatividade!
Tem vários projetos em andamento desde um “capacete que apita” quando alguém chega perto até uma “mão que desenha sozinha”.
Acompanha todas as propostas: programação no Micro-bit, Arduíno Uno, Scratch.
No ano passado, quando cursava o 7º ano, numa proposta de trabalho com jogos de tabuleiro na sua turma, teve a ideia de criar um jogo de RPG. Criou o texto inicial, as fichas, os personagens nas aulas de Educação Digital.
Foi feito um estudo de outros jogos para ideias na construção do tabuleiro e criação dos personagens, com a possiblidade do uso da impressora 3D.
Conheci o Matheus no ano de 2022 quando comecei meu trabalho como PAEE na UE. Como as turmas dos 7º anos faziam parte do Programa São Paulo integral, o estudante não poderia frequentar o atendimento educacional especializado (AEE) no contra turno na SRM. Foi então ofertado o AEE no colaborativo, que é o acompanhamento do estudante durante o turno que permanece na escola para assistir as aulas do ensino regular, pois esta modalidade não a substitui, mas sim a complementa e envolve um trabalho de parceria com os professores do ensino comum.
Acompanhando o Matheus nas aulas de educação digital, ajudei na digitação dos personagens que irão compor seu jogo de RPG e até a procurar imagens de como ele imagina cada um deles na internet, suas características, vestimentas, adereços etc.
Em um destes atendimentos, trabalhávamos com o Matheus a sequência de fatos em uma narrativa quando lhe surgiu a ideia de uma nova história. Ao final da escrita me surpreendi mais uma vez com a sua capacidade de criação e li a história para a professora Viviane.
Era algo que não daria para ficar só no papel. Em parceria com as professoras de Artes Silene e Conceição, reativamos um projeto já desenvolvido na unidade em anos anteriores, o teatro de sombras. Prontamente as professoras auxiliaram na confecção dos personagens e os alunos do Grêmio, que já conheciam este trabalho, se prontificaram a encenar.
“Eu espero que haja mais projetos, oportunidades e facilidades para as crianças e adolescentes que vão chegar futuramente.
Eu vou estudar informática e robótica para fazer TI.
É assim que eu me vejo!”
Matheus Estevão Duarte
Mostra Virtual de Educação Digital da EMEF Guimarães Rosa - Ano 2022
Trabalho desenvolvido por alunos do 5o ano, no Projeto Robótica Criativa, na EMEF Guimarães Rosa. Este trabalho foi apresentado na Mostra de Tecnologias e JAM de Robótica no ano de 2022.