DA APRENDIZAGEM
DA APRENDIZAGEM
A Matemática está presente na vida das pessoas desde tempos muito antigos, mesmo que de formar intuitiva. A cada transformação que ocorriam e ainda ocorrem no que diz respeito a busca pela sobrevivência da humanidade no meio social, surge inevitavelmente a necessidade de se desenvolver novas competências e habilidades de uma forma geral, e especificamente na Matemática, vão sendo inclusos, novos conceitos para atender tais demandas, buscando despertar a curiosidade de investigar, prever, projetar, favorecendo dessa maneira o pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Em tempos atuais, o indivíduo desde muito cedo, para ser mais preciso, assim que iniciam sua vida estudantil, já são apresentados a conceitos lógicos-matemáticos, obviamente respeitando-se a faixa etária e a maturidade de desenvolvimento cognitivo. Pensando em contribuir com a construção dos conhecimentos matemáticos sugere-se aqui, a gamificação da aprendizagem como metodologia de ensino. Para tanto, é importante compreendê-la.
Gamificar aulas e/ou atividades, diferentemente da metodologia Aprendizagem Baseadas em Jogos, não se refere ao uso de jogos prontos, por assim dizer, nas aulas, jogos digitais ou não. O termo gamificação é utilizado para representar um conjunto de atividades organizado com base na mecânica de jogos, com o intuito de engajar pessoas para resolverem problemas e melhorarem a aprendizagem.
É possível justificar a aplicação da gamificação de atividades em salas de aula, como ferramenta potente na busca por mudanças na forma como se ensina e na forma como se aprende pela compreensão da conceituação acima citada bem como pelo fato de que a gamificação se utiliza da lógica própria dos jogos, conquistas e recompensas, fases e desafios, correr riscos e dificuldades, entre outros, ações muito presentes na vida dos estudantes no cotidiano. Assim, é possível afirmar que a gamificação da aprendizagem pode proporcionar ao contexto educacional atual, a ludicidade desejada para o ensino fundamental, o aumento do engajamento e interesse dos estudantes, por oferecer o sentimento de conquista e encantamento, proporcionando uma aprendizagem mais rápida e próxima da vida real dos indivíduos envolvidos.