E.M.E.I. OS TRÊS PASTORZINHOS

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 

A escola de educação infantil “Os Três Pastorzinhos” foi idealizada a partir da necessidade da comunidade nossa senhora de Fátima em virtude da demanda de crianças em idade de 03 a 05 anos de idade que se encontravam foram da escola.

A comunidade através de seu trabalho de forma ampla com grupos de jovens, adolescente, catequese e serviço pastoral com as famílias, percebeu a necessidade de implantação de uma escola neste bairro, onde a profissão predominante é servente de pedreiro, empregadas domésticas e feirantes, com poucos comércios; apresentando um nível acentuado de violência doméstica e urbana, vendo este projeto como uma forma de mudar o destino dessas crianças para um futuro melhor.

Junto com a paróquia São Francisco Xavier, a comunidade elaborou o projeto da escola para fazer o levantamento estatístico da demanda a qual abrangeria. Com os dados em mãos e o desejo de ajudar, o Pe. Carlos Silva (na época pároco da paróquia São Francisco Xavier) comprou uma casa com recursos do dízimo e outra parte com recursos pessoais e disponibilizou para que fosse adaptada para o funcionamento da escola.

O espaço foi reformado e adaptado conforme as condições financeiras da igreja (dizimo), contudo devido os poucos recursos não foi possível fazer adaptação para portadores de necessidades especiais, conforme a legislação, assim como não pode disponibilizar de mobiliário adequado para o ensino das crianças.

No dia 25 de abril de 2011, se deu início as atividades da escola contando com 68 alunos matriculados, e a disponibilidade de 02 professoras cedidas pela SEMED, e outros profissionais da comunidade que trabalharam como voluntários, ajudando nos demais afazeres como limpeza, lanche e recepção dos alunos; no primeiro mês de atividade a escola teve 02 turmas, sendo 01 de maternal e 01 de jardim I e II, no mês seguinte mais uma professora foi disponibilizada criando assim mais uma turma de jardim I.

Desde então a escola vem funcionando com recursos da comunidade, e com recursos de eventos realizados para angariar fundos que são investidos na escola, assim como firmou uma parceria com a SEMED que cedeu os funcionários para o trabalho com os alunos.

Hoje a escola conta com 10 turmas sendo, 05 no turno da manhã e 05 no turno da tarde totalizando uma quantidade de 185 alunos; sempre contando com a participação crescente dos pais, professores e da comunidade.

 A escola oferece seu espaço físico para atividades socioculturais e os funcionários são envolvidos com o propósito pastoral, de educar os alunos na Fé e para a sociedade; com isso a instituição tem um papel fundamental para a transformação social cumprindo de forma satisfatória seu papel.

E diante disso as relações sociais estão bem solidificadas com a comunidade e escola, as famílias participam e estão presentes no cotidiano escolar, quando solicitadas e espontaneamente.

A escola está localizada em uma comunidade extremamente carente, a profissão predominante dos pais dos alunos é servente de pedreiro, empregadas domesticas e feirantes. O Bairro é residencial, com poucos comércios, apresenta um nível acentuado de violência doméstica e urbana.

Para atender a comunidade, a Prefeitura Municipal da Barcarena elaborou e executou o Projeto da Casa Popular o qual beneficiou várias famílias que viviam em situação de abandono social. No entanto, ainda há registros de adultos e crianças que contribuem para as estatísticas da vulnerabilidade social e vítimas da violação de seus direitos constitucionais.

A circunvizinhança da escola é formada por residências, uma Igreja Católica, um Salão Comunitário e duas igrejas evangélicas, sendo que as ruas não são pavimentadas, não possui saneamento básico e área de recreação.

A Comunidade Nossa Senhora de Fátima, com o respaldo da Paróquia São Francisco Xavier, trabalha de forma ampla com grupo de jovens, adolescente, catequese e serviço pastoral com as famílias. A escola oferece seu espaço físico para o exercício das atividades sócio-culturais e os funcionários são envolvidos com o propósito pastoral e com isso a instituição tem um papel fundamental para a transformação social cumprindo de forma satisfatória seu papel.

E diante disso, as relações sociais estão bem solidificadas com a comunidade e escola, as famílias participam e estão presente no cotidiano escolar, quando solicitas e espontaneamente.


DESCRIÇÃO


Endereço

Tv. Alexander Silva, s/nº, Bairro: Betânia Barcarena – PA


Código do INEP

15157938


Município/Estado

Barcarena – PA


CEP

68445-000


Gestora

Palmira Santiago da Silva


Secretário

Maicon Danny Lima Chaves


Coordenadora Pedagógica



Turnos em Funcionamento

  Manhã/Tarde        .