LIVRO: Trauma e Emergência: Teorias e Práticas - III Edição
ISBN: 978-65-5255-060-6
ORGANIZADORES: Caroline Taiane Santos da Silva, Luis Filipe Oliveira Duran, Naiara Paula Ferreira Oliveira, Higor Braga Cartaxo
PUBLICAÇÃO: Editora Humanize
IDIOMA: Português
PAÍS: Brasil
APRESENTAÇÃO: A terceira edição de "Trauma e Emergência: Teorias e Práticas" consolida-se como uma referência indispensável para profissionais e estudantes que atuam em contextos de urgência e emergência. Ampliada e atualizada, esta nova edição integra avanços científicos, inovações tecnológicas e práticas clínicas voltadas para o manejo de situações críticas em saúde.Com uma abordagem interdisciplinar e prática, o livro explora desde os fundamentos teóricos do atendimento a traumas até protocolos atualizados, técnicas de estabilização e estratégias para o cuidado contínuo.
A obra abrange tópicos como avaliação inicial, suporte avançado à vida, emergências cardiológicas, neurológicas e pediátricas, bem como a gestão de crises em grandes desastres. Novos capítulos destacam temas como a saúde mental de equipes de emergência, o impacto das mudanças climáticas nos atendimentos e a integração de tecnologias digitais no suporte ao paciente.
Escrito por especialistas renomados na área, este livro é uma ferramenta essencial para médicos, enfermeiros, socorristas, fisioterapeutas e outros profissionais que enfrentam os desafios de salvar vidas em situações extremas. A terceira edição reforça o compromisso com a excelência técnica, a humanização do cuidado e a formação de equipes preparadas para atuar com segurança e eficiência em cenários de alta complexidade.
CAPÍTULO 01: MARCADORES DOS EFEITOS ADVERSOS DA IMOBILIZAÇÃO E DA PARESIA ADQUIRIDA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
DOI: 10.29327/5477595.3-1
CAPÍTULO 02: DESAFIOS NO ATENDIMENTO DE PACIENTES PSIQUIÁTRICOS EM EMERGÊNCIAS: IMPACTOS DA FALTA DE ACOLHIMENTO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
DOI: 10.29327/5484116.3-1
CAPÍTULO 03: PRINCIPAIS DESORDENS ORAIS POTENCIALMENTE MALIGNAS E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE BOCA
DOI: 10.29327/5484116.3-2
CAPÍTULO 04: EMERGÊNCIAS ENDOCRINOLÓGICAS EM AÇÃO: MANEJO DE HIPOGLICEMIAS E CRISES HORMONAIS
DOI: 10.29327/5484116.3-3
CAPÍTULO 05: MANEJO CLÍNICO-LABORATORIAL DE PACIENTES INFARTADOS
DOI: 10.29327/5484116.3-4
CAPÍTULO 06: AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DAS LESÕES TRAUMÁTICAS DA COLUNA VERTEBRAL EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
DOI: 10.29327/5520651.3-1
CAPÍTULO 07: TRAUMA CRANIOENCEFÁLICO: O QUE TODO MÉDICO DEVE SABER NO ATENDIMENTO INICIAL
DOI:
CAPÍTULO 08: ANASTOMOSES CIRÚRGICAS: COMPARAÇÃO ENTRE TÉCNICAS MANUAIS E MECÂNICAS NA PRÁTICA CLÍNICA
DOI: 10.5281/zenodo.15945216