LIVRO: Anais do III Congresso Brasileiro de Neonatologia e Obstetrícia
ISBN: 978-65-5255-074-3
DOI: 10.29327/1539952
DATA DE PUBLICAÇÃO: 14 de abril de 2025
ORGANIZADORES: Danielle Nedson Rodrigues de Macedo Maria Edneide Barbosa dos Santos, Thalison Adriano Lima Costa, Maria Emília Dantas Oliveira,Weverlly Victória Moreira dos Santos, Victor Hugo da Silva
PUBLICAÇÃO: Editora Humanize
IDIOMA: Português
PAÍS: Brasil
APRESENTAÇÃO: Os Anais do III Congresso Brasileiro de Neonatologia e Obstetrícia reúnem os principais trabalhos científicos, relatos de experiência e revisões acadêmicas apresentados durante o evento, que se consolidou como um espaço de excelência para o debate, a atualização e o fortalecimento das práticas de cuidado materno-infantil no Brasil.
O Congresso destacou a importância da atuação interdisciplinar e da integração entre ciência, humanização e inovação no atendimento às gestantes, parturientes, recém-nascidos e puérperas. Com a participação de profissionais de diversas áreas — como medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição, entre outras —, o evento trouxe à tona reflexões sobre temas essenciais, como parto humanizado, prematuridade, aleitamento materno, segurança do paciente neonatal, saúde mental materna e avanços tecnológicos na assistência obstétrica e neonatal.
A publicação destes anais é um registro do compromisso da comunidade científica e profissional com a melhoria contínua da qualidade da atenção obstétrica e neonatal, reafirmando os princípios da integralidade, equidade e respeito aos direitos humanos no cuidado à saúde.
Mais do que um compilado de produções acadêmicas, os Anais do III COBRANEO representam a força do conhecimento que transforma práticas e salva vidas, fortalecendo redes de cuidado cada vez mais qualificadas e humanizadas.