Todos Juntos Podemos Ler…

No Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, Gondomar

Projeto promovido pela Rede de bibliotecas Escolares (RBE) e pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos (DSEEAS).


O nosso projeto

O objetivo é apoiar o desenvolvimento de projetos de leitura, nas bibliotecas escolares, que permitam a participação ativa dos alunos com necessidades educativas especiais.

É dinamizado pelos docentes do grupo de Educação Especial, Professoras Bibliotecárias do Agrupamento, psicóloga, educadores e professores titulares de turma do 1º ciclo; concelhos de turma do 2º e 3º ciclos.


Semana da Inclusão

12/2017

É preciso valorizar as diferenças para nos completarmos enquanto comunidade!


Assinalando o "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência" - 3 de dezembro, celebramos a Semana da Inclusão, com diversas atividades:

E tivemos o privilégio de ter connosco os autores e a protagonista da história:

Sara e as Madalenas Mágicas

Semana da leitura

Grisela

Na SEMANA DA LEITURA há ... partilha de leituras.

O JI da Fontela e da Escola Básica Nº1 apresentam-nos uma bela história de fraternidade e solidariedade.

Esta é a Grisela

"Um dia teve a ideia de se pintar com cores alegres e vistosas. Achou que talvez assim arranjasse amigos..."

E na Escola Básica Júlio Dinis, "Todos Juntos ... " partilhámos o gosto pela leitura e o prazer de ler. Desta vez apresentámos a nossa adaptação da obra "A Árvore Generosa", de Shel Silverstein para a turma do 5ºB. Foi enorme a alegria da partilha e grande o enriquecimento mútuo!


Leitura em dobragens

Era uma vez um menino que não sabia o que queria ser no futuro.

Um dia, enquanto estava a ler um livro (dobra o papel ao meio), viu um pirata e resolveu que também queria ser um pirata. Porém, os piratas não eram capitães de navios. E ele gostava mesmo era de ser capitão de navio ...

Mas logo de seguida, mudou de ideias e quis ser um bombeiro e um grande herói. Mas trabalhar com fogo era muito perigoso menino mudou novamente de ideia (...)


Viagens na leitura (ao longo do ano)

Docentes da Educação Especial e Coordenadora da Biblioteca Escolar

Com os livros requisitados na Biblioteca Escolar, as nossas leituras levam-nos a viajar. E são muitas as viagens que fazemos ao longo do ano!

Alguns exemplos:


“A Que Sabe a Lua?”

Janeiro 2017


Primeiro, deliciámo-nos com a leitura do livro ...

Depois, estudámos as fases da lua, construímos os animais em plasticina e elaborámos este vídeo!


A pequena casa vermelha

11/2016

Para celebrar o "Dia Mundial da Alimentação", deliciámo-nos com a história da “Pequena casa vermelha sem portas nem janelas e com uma estrela lá dentro”.

No final, descobrimos onde estava a estrela!





Dia de Reis

06/01/2016


Após a leitura de uma adaptação do conto "Os Três Reis do Oriente", hoje, de manhã, tratamos de "pôr a mão na massa"...

E, por fim, cantámos os parabéns à Sr.ª Diretora do Agrupamento!

Orelhas de Borboleta

Desta vez foram as “orelhas de borboleta” da Mara que nos fizeram pensar nas diferenças e valorizar as particularidades de cada um.

A nossa Árvore Generosa

abril/2016

No âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, foi desenvolvida uma representação “ao nosso jeito” da obra A Árvore Generosa do autor Shel Silverstein, na Biblioteca Escolar, em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais e Português.

Arvore Generosa.mp4

Com recurso aos programas PowerPoint, Grid 2 e Araword criámos este vídeo.

Fábulas

Fevereiro/março 2016

Desta vez, exploramos o mundo animal e apresentamos a nossa versão da história "A Lebre e a Tartaruga", baseada na fábula de Jean de La Fontaine.

A Lebre e a Tartaruga.wmv

25 de maio

Coordenadora da Biblioteca

Este livro que resulta de um desafio lançado pelas Bibliotecas Escolares aos alunos da educação especial das escolas de Gondomar. Foram desafiados a manifestar os seus dons literários e artísticos, através de textos narrativos ou poéticos e desenhos (...)

Gondomar: Trabalhos de alunos com NEE reunidos em livro - http://www.educare.pt/

A edição de 2015 do concurso de expressão literária e artística “Palavras Sol Tas” recebeu trabalhos de quase 150 de alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário, com necessidades educativas especiais (NEE).

Meninos de Todas as Cores

20/05

Docentes da Educação Especial / Coordenadora da Biblioteca Escolar

Com os “Meninos de todas as cores” da autora Luísa Ducla Soares, foram realizadas diversas atividades que nos proporcionaram muitas aprendizagens, tanto na Biblioteca Escolar como nas salas de aulas. A história foi adaptada em linguagem SPC (pictogramas).


Convenção Multidisciplinar de Educação.pptx

Nos dias 30 de abril, 1 e 2 de maio, os professores e alunos do nosso Agrupamento estiveram presentes na Convenção Multidisciplinar de Gondomar, subordinada ao tema "Perspetivas sobre a Educação Especial".

No Pavilhão Multiusos de Gondomar foram dinamizadas diversas atividades relacionadas com o desporto e atividade física adaptada, com vista à sensibilização dos alunos para a valorização do desporto para pessoas com deficiência.

Aí partilhámos os trabalhos que estávamos a realizar sobre a exploração da obra “A Ovelhinha Preta”.


27/03/2015

Docentes da Educação Especial/ Coordenadora da Biblioteca Escolar

Muitos foram os trabalhos realizados e muitos os valores aprendidos, decorrentes da leitura desta história. Os alunos da Educação Especial brindaram-nos com a apresentação da história em diversos formatos e com o reconto em vídeo. A história foi adaptada em linguagem SPC (pictogramas) - veja/leia aqui.


Ovelhinha Preta v2 (trabalhos)


Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

03/12/2014

Iguais a nós ... quando não somos eficientes!

Esta celebração realiza-se anualmente a 3 de dezembro, desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Foram muitas as atividades realizadas na nossa Escola, dinamizadas pelos docentes da Educação Especial e pela Equipa da Biblioteca Escolar (...)


“Todos Juntos Podemos Ler … ”

(o nosso projeto)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GONDOMAR

2014-2016


Diagnóstico (dificuldades detetadas)

Os alunos surdos (do pré-escolar 13, 1º ciclo 25, 2º ciclo 20, 3º ciclo 21 e secundário 6) apresentam graves dificuldades na literacia que impõem a utilização de uma língua diferente (LGP) e do português como língua de acesso artificial. Os alunos com outras NEE (do pré-escolar 4, 1º ciclo 30, 2º ciclo 20, 3º ciclo 42 e secundário 12) apresentam igualmente graves dificuldades na literacia, decorrentes de fragilidades cognitivas que impõem o recurso a materiais adequados ao seu perfil de funcionalidade, pelo que todos necessitam de adequações no acesso aos livros/à leitura.


Objetivos

- Promover o desenvolvimento das competências de literacia dos alunos com NEE (Necessidades Educativas Especiais).

- Equipar as BE (Bibliotecas Escolares) de recursos adequados, em diferentes suportes acessíveis aos alunos com NEE, tornando-as num espaço promotor de princípios inclusivos e de equidade;

- Dinamizar, nos diferentes espaços de aprendizagem, atividades de leitura, recorrendo à utilização de materiais em formatos acessíveis e a diferentes tecnologias de apoio que permitam a participação mais efetiva dos alunos com NEE.


Público-alvo

Irão beneficiar do projeto 82 alunos abrangidos pelo Decreto-Lei nº3 de 2008, de 7 de janeiro, distribuídos pelos diferentes níveis de ensino: 9 - do ensino pré-escolar; 28 - 1º ciclo; 29 - 2º ciclo; 16 - 3º ciclo. Destes, 6 frequentam a sala da UAEEAM (Unidade de Apoio Especializado a Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita) de 1º ciclo e 9 a sala da UAEEAM de 2º e 3º ciclo.

Todos eles apresentam problemas na participação escolar, concretamente na aprendizagem e aplicação de conhecimentos, nas tarefas e exigências gerais, na comunicação e/ou na mobilidade e nos autocuidados, associados a limitações em algumas funções do corpo.


Estratégias

- Planificação e execução conjuntas das atividades desenvolvidas pelos professores da Educação Especial e equipa da Biblioteca Escolar.

- Dinamização da Hora do Conto na UAEEAM com livros escolhidos e requisitados na BE pelos alunos.

- Leitura e exploração de histórias – através de reconto, fichas de trabalho… e produção de trabalhos sobre as mesmas: ilustração, reescrita, … .

- Adaptar a história consoante as especificidades das crianças e jovens com NEE (ex: símbolos), tornando-as uma ferramenta de aprendizagem multisensorial.

- Desenvolver a criação de contos por parte das crianças e jovens com NEE, em estreita colaboração com a comunidade educativa (pares, docentes, etc.).

- Exploração das histórias disponibilizadas em formato e-book pelo PNL.

- Envolvimento dos alunos em atividades de leitura (leitura através das imagens, leitura coletiva, leitura a pares, encontros com escritores/ilustradores.

- Utilização de ecrãs diversificados e de programas informáticos específicos para as necessidades dos alunos e o desenvolvimento das suas competências de leitura.

- Empréstimo domiciliário de obras que possam ser lidas/comentadas pelos alunos, em contexto familiar.

- Tornar a organização da biblioteca acessível, como por exemplo, catalogando os livros/estantes com símbolos referentes às temáticas, de forma a proporcionar a independência na pesquisa bem como a autodeterminação.


Produto

Documentos que recriem as histórias, recorrendo a linguagens diversas: imagens impressas em cartões e plastificadas, puzzles, teatro de sombras, "photo-storyes" com os seus desenhos e gravação das suas vozes; marionetas, murais temáticos, registos áudio, ...

Símbolos que possibilitem a organização e identificação dos espaços da biblioteca.


Recursos

Fundo documental - Livros com temática da Inclusão: O cão triangular, Elmer; Quanto vale a amizade?; O Livro das VOGAIS; As Receitas da Minha Vida; O Pirilampo Mágico; O Carrossel das Cores; O que é que se passa aqui?; O GATO GATÃO, Poeta de Profissão; Dom Leão e Dona Catatua; O Piolho Zarolho; O Livro das VOGAIS; O Formigueiro das Formas; Os Planetas dos Números; O Formigueiro das Formas; O Pirilampo Mágico; Vocabulário matemático; O pequeno Mozart; As receitas da minha vida; O Segredo do Sol e da Lua; Línguas de Perguntador; A Família SoLuas; Branca de Neve e Rosa Vermelha; O Capuchinho Cinzento; A Feiticeira do Bosque e o Professor de Botânica; A Dança dos Anjos; O Castelo Verde; O Pássaro Branco; Todos nós nascemos livres; Um pé de vento; O Menino que detestava escovas de dentes; Perdida de Riso; O Menino-Estrela; O Dragão; (…)

Software específico - InVento2 - CD-Rom; Aventuras2 no Mundo das Palavras, ...- CD-Rom; Imagina, cria e constrói com a Tartaruga + 2 Manuais de instruções; Tobias, o Palhaço - CD-Rom; O Piolho Zarolho e o Arco Íris da Amizade; Incluir+1 -PEN USB para Necessidades Educativas Especiais; Continuar a aprender Matemática; Continuar a aprender Palavras; Comunicador Bigmack; Comunicar com símbolos; Imagina, cria e constrói; Pen Aprender +1; (…)


Resultados esperados

Criar condições físicas e emocionais para que o uso e a frequência da BE, pelos meninos com NEE, seja acessível e intencional;

Desenvolver, disponibilizar, divulgar e tornar acessíveis materiais em formatos alternativos aos alunos com necessidades especiais fomentando o gosto pelo livro e pela leitura.

Coordenação: Rita Cordeiro