Os alunos do mundo digital são cada vez mais dificilmente motivados para estarem atentos nas aulas e adquirirem a aprendizagem necessária.
Com o propósito de ajudar aos professores de diferentes níveis, a impulsionar a inovação na educação, e descobrir como repensar as suas aulas foram desenvolvidos os referenciais europeus que podem ser acedidos nos botões abaixo:
DigCompEdu é um modelo de progressão que pode ajudar os docentes a avaliarem e a desenvolverem a sua competência digital, essencial para introduzirem a utilização de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem.
DigCompOrg é uma framework que define as competências digitais que as escolas devem procurar alcançar, ao nível do ensino e da aprendizagem.
Estes referenciais constituem uma ajuda fundamental para as escolas e para os professores que precisam de criar o seu plano orientador - Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE).
Criação de PADDE's é promovida pela Direção-Geral da Educação, no âmbito do Plano de Capacitação Digital dos Docentes.
O desenvolvimento da competência digital das organizações educativas é uma dimensão fundamental na melhoria da qualidade do trabalho de ensino e aprendizagem realizado nas escolas.
A Direção-Geral da Educação promoveu o Seminário online “Desenvolvimento Digital das Escolas e Capacitação de Docentes”, dirigido a Diretores de Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, Diretores de Centros de Formação e Associação de Escola, Embaixadores Digitais, Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas e a todos os interessados.
Para dar a conhecer algumas das ações previstas no âmbito do Programa de Capacitação Digital das Escolas.
A transformação digital em curso exige o investimento nas pessoas e nas suas qualificações, de modo a dar resposta aos desafios atuais e futuros. Com esta iniciativa pretendeu dar-se a conhecer e promover o debate em torno da Capacitação Digital dos Docentes, do caminho já percorrido e dos desafios futuros.
Plano de Transição Digital na Educação
Este Plano permite aos Professores/as efetuarem Oficinas de Formação, conforme o seu nível de Proficiência Digital: Níveis 1, 2 e 3.
Cidadão
Além dos referenciais anteriores, foi também criado o DigCompCidadão que se destina a qualquer pessoa e que assume um papel de formação na área digital.
O Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos (DigComp) é destinado a qualquer cidadão, independentemente da sua idade ou profissão.