Exercícios recomendados para serem feitos até a aula do dia 31/03: questões 1(item d), 2 e 8 do Capítulo 3.
Exercício recomendado para ser feito até a aula do dia 31/03: questão 7 do Capítulo 3.
As datas das provas foram determinadas de modo definitivo em conjunto com a turma. A informação atualizada das datas definitivas das provas já consta aqui no site.
Terças e quintas das 08h às 10h na sala F2-013 do CCMN
PAUTA COM OS ALUNOS INSCRITOS (Atenção aos alunos que estão com alguma irregularidade na inscrição da disciplina: Isso precisa ser regularizado o mais breve possível)
Capítulo 1: Introdução: Motivação de se estudar Matemática Financeira e conceitos fundamentais.
Capítulo 2: Capitalização simples: Juros simples, adaptação para períodos fracionários, equivalência de capitais em regime de capitalização simples e juros simples com taxa variável.
Capítulo 3: Capitalização composta: Juros compostos, equivalência de capitais em regime de capitalização composta, adaptação para períodos fracionários (convenção linear e exponencial).
Capítulo 4: Taxas de juros: Taxa nominal, taxa efetiva, equivalência entre taxas de juros efetivas, prazo médio de pagamento, taxa over, taxa instantânea e capitalização contínua, taxa instantânea variável, cálculo financeiro em contexto inflacionário, taxa de juros aparente e taxa de juros real.
Capítulo 5: Descontos: Desconto racional simples, desconto comercial simples, taxa de desconto efetiva, desconto racional composto e desconto comercial composto.
Capítulo 6: Anuidades constantes: Valor presente de anuidades constantes, montante de anuidades constantes, anuidades diferidas, taxa de juros em anuidades constantes (método de Baily-Lenzi e método via interpolação linear), anuidades perpétuas e anuidades contínuas.
Capítulo 7: Anuidades variáveis: Anuidades em progressão aritmética, anuidades em progressão geométrica e perpetuidades em progressão geométrica.
Capítulo 8: Sistemas de amortização: Sistema de amortização francês (Tabela Price), sistema de amortização constante (SAC), sistema de amortização crescente (SACRE) ou misto (SAM) e sistema de amortização americano.
Capítulo 9: Avaliação de investimentos: Método do valor presente líquido (VPL), método da taxa interna de retorno (TIR), método do pay-back descontado, método do custo-benefício, método da anuidade equivalente (AE) e método do custo anual equivalente (CAE).
Sistema financeiro nacional: Mercado de títulos, mercado interbancário, produtos de captação e empréstimo, fundos de investimentos, valores mobiliários.
Matemática Financeira - Carlos P. Samanez (Ed. Pearson, 5º edição) - Livro texto da disciplina
Matemática Financeira Objetiva e Aplicada - Abelardo Puccini (Ed. Elsevier, 10º edição) - Livro mais básico
Mathematics of Investment and Credit - Samuel A. Broverman (Ed. Actex, 7º edition) - Livro mais avançado (indicado para o exame do SOA)
Gabarito das questões do Capítulo 2: AQUI
Gabarito das questões do Capítulo 3: AQUI
21/04 (terça-feira) - Feriado de Tiradentes.
23/04 (quinta-feira) - Feriado de São Jorge.
19/05 (terça-feira) - Não haverá aula, pois estarei em um congresso fora do Rio.
21/05 (quinta-feira) - Não haverá aula, pois estarei em um congresso fora do Rio.
04/06 (quinta-feira) - Feriado de Corpus Christi.
A disciplina conta com o suporte de um monitor: o aluno Patrick Oliveira.
Agradeço ao Patrick pela contribuição e espero que os alunos aproveitem bem esse benefício, que é bastante raro na disciplina de Matemática Financeira.
Conforme combinado no grupo da disciplina no Whatsapp, as monitorias ocorrerão de forma remota nas terças-feiras de 17h às 19h. O link para acesso à videochamada da monitoria será sempre o mesmo: meet.google.com/uur-djvo-qii
Ao longo do curso serão aplicadas duas provas (P1, P2) nos dias indicados na próxima seção. Após a realização da P1, os alunos serão alocados em um dentre dois critérios de avaliação do seguinte modo:
Critério 1: Aplicado para os alunos que obtiverem nota maior ou igual a 5,0 na P1 ou tiverem pelo menos 60% de presença até a P1.
Além das provas, será realizado um trabalho com apresentação em sala de aula e a média parcial da disciplina será calculada como MP = 0,4*P1 + 0,4*P2 + 0,25*Trab, com a soma dos pesos fornecendo 0,5 ponto de bônus na média.
No critério 1, o(a) aluno(a) será aprovado(a) direto se satisfizer pelo menos uma das duas condições abaixo:
( 1 ) Se a MP for maior ou igual a 7,0
( 2 ) Se as notas obtidas nas três avaliações (P1, P2 e trabalho) forem todas maiores ou iguais a 5,5.
Critério 2: Aplicado para os alunos que obtiverem nota menor que 5,0 na P1 (ou faltarem à prova) e tiverem menos de 60% de presença até a P1.
A avaliação será feita apenas através das provas, com média parcial sendo dada por MP = 0,5*P1 + 0,5*P2 e só havendo aprovação direta se a MP for maior ou igual a 7,0.
Em ambos os critérios, o(a) aluno(a) será reprovado(a) direto se a MP for menor que 3,0.
Em ambos os critérios, se o(a) aluno(a) não se enquadrar em nenhum dos critérios acima (de aprovação direta ou reprovação), ele(a) terá a oportunidade de fazer uma última avaliação (PF) envolvendo todo o conteúdo do curso. Caso a média entre a MP e a PF seja igual ou superior a 5,0, o(a) aluno(a) é aprovado(a). Caso não seja, o(a) aluno(a) é reprovado(a).
Obs1: Caso o(a) aluno(a) falte alguma das provas (P1, P2, P3 ou PF), ele(a) poderá fazer uma prova de 2ª chamada (2Ch) somente se apresentar uma justificativa séria para a falta, com os devidos comprovantes. A prova de 2ª chamada envolve todo o conteúdo do curso e serve para substituir a nota faltante. Essa avaliação tem um nível de dificuldade levemente superior às demais.
Obs2: Caso o(a) aluno(a) falte a P1 ou P2, ele(a) deverá necessariamente fazer a PF já que ela ocorrerá antes da prova de 2ª chamada. A PF só será corrigida caso o(a) aluno(a) fique com uma média parcial (MP) que se enquadre nos critérios que deixam o(a) aluno(a) de prova final, após computar a nota da 2ª chamada.
Obs3: Caso o(a) aluno(a) falte 2 ou mais provas, ele(a) será reprovado(a).
Obs4: Em todas as aulas será realizada uma chamada e anotadas as presenças dos alunos. Porém, não há cobrança de presença nas aulas para que os alunos sejam aprovados, ou seja, nenhum(a) aluno(a) será reprovado(a) por faltas. A chamada é apenas para controle interno do professor e também pode ser utilizada para dar uma pequena ajuda para os alunos no final do semestre, especialmente para aqueles que fiquem próximos da fronteira de aprovação.
Obs5: Será necessário o uso de calculadoras em todas as avaliações (que sejam apenas calculadoras) e é de responsabilidade dos alunos levarem a calculadora. Ir para a prova sem calculadora vai inviabilizar a resolução da maior parte das questões da prova. Obviamente não será permitido usar a calculadora do celular durante a prova.
Obs6: No dia de prova o professor pode solicitar que alguns alunos mostrem um documento com foto para comprovar que ele(a) é realmente a pessoa inscrita na disciplina (no geral essa medida é rara e só será tomada em relação aos alunos que não comparecem às aulas).
IMPORTANTE: Qualquer aluno(a) que colar ou que estiver envolvido de alguma forma em uma tentativa de fraude durante alguma das provas será automaticamente reprovado(a) com média final zero. 👀
P1 - dia 30/04 (quinta-feira)
P2 - dia 18/06 (quinta-feira)
PF - dia 07/07 (terça-feira)
2Ch - dia 09/07 (quinta-feira)
Vão ser incluídas aqui no decorrer do curso.
As notas das avaliações serão incluídas aqui no decorrer do curso, conforme elas forem sendo aplicadas e corrigidas. 🤔
Após a realização da P1, as informações sobre o trabalho serão divulgadas para a turma e registradas aqui.
10/03: Apresentação do curso, critérios de avaliação, datas relevantes, referências bibliográficas, regras da disciplina, combinados com a turma e conselhos para a turma.
12/03: Introdução: propósito de aprender matemática financeira, premissas do curso, definições e notações básicas. Capitalização simples: expressão fundamental de cálculo de valor presente e futuro. Páginas 1 a 4 da apostila. [Exercícios recomendados: Cap2: Q1(a,b,c), Q2, Q4]
17/03: Capitalização simples: Cálculo com períodos fracionários e equivalência de capitais. Páginas 4 e 5 da apostila. [Exercício recomendado: Cap2: Q5]
19/03: Capitalização simples: Taxa de juros variável e Capitalização composta: Conceito e expressão fundamental. Páginas 6, 9 e 10 da apostila. [Exercícios recomendados: Cap2: Q6 e Q8, Cap3: Q1(a,b,c)]
24/03: Capitalização composta: Cálculo de taxa de juros, de prazo de operação financeira; e aplicações do conceito de equivalência de capitais. Páginas 10 e 11 da apostila. [Exercício recomendado: Cap3: Q7]
26/03: Capitalização composta: Convenção exponencial e linear para lidar com aplicações por período não inteiro. Aplicação com taxa variável. Taxa de juros nominal. Páginas 11, 12, 13 e 15 da apostila. [Exercícios recomendados: Cap3: Q1(d), Q2 e Q8]
31/03: