PORTO DE ESPERANÇA
Porto, Portugal
De 30 de junho a 11 de julho
PORTO DE ESPERANÇA
Porto, Portugal
De 30 de junho a 11 de julho
Alunos motivados a partir do 1º ano, com maturidade, vontade de acolher os outros, capacidade de lidar com as diferenças. De preferência alunos com experiência de voluntariado com grupos semelhantes.
Vagas:
6
Cáritas Diocesana do Porto: R. de Latino Coelho 318, 4000-225 Porto
Porta Solidária: Igreja do Marquês, 4000-307 Porto
De 30 de junho a 11 de julho
Espanhol/Português/Inglês
Um estudante do 2º ano de Direito e de Análise ADE da Universidade Pontifícia Comillas conta-nos...
"No caso do projeto do Porto, destacou-se a oportunidade de ter experiência em três projectos em áreas diferentes ao mesmo tempo, pois senti que poderia enriquecer a minha formação pessoal e ajudar-me a descobrir em que trabalho voluntário posso ser mais útil. Aprendi que a marginalização não faz distinção de idade ou etnia. As pessoas com quem interagi podem atingir níveis normais de integração social, mas partem de uma situação que lhes coloca muitos mais obstáculos do que muitos deles conseguem enfrentar, especialmente se não tiverem ajuda. Notei também que a sua realidade não os impedia de encontrar felicidade nas coisas mundanas. Por fim, pude ver em primeira mão a capacidade das pessoas de serem totalmente generosas.
O voluntariado no Porto foi uma experiência incrível, com crianças maravilhosas que nunca esquecerei, numa cidade linda e com companheiros maravilhosos. Estou muito grata e isso deu-me muito".
Os voluntários seleccionados trabalharão e participarão em actividades em dois centros:
Caritas - apoio a pessoas e famílias em risco de exclusão social. Assistência social, apoio e acompanhamento para satisfazer as necessidades básicas, luta contra a fome e a pobreza, acolhimento, cuidados e apoio social às famílias em situação de vulnerabilidade social, apoio a pessoas frágeis e solitárias e promoção da saúde e do bem-estar ao longo da vida. Os voluntários darão apoio no roupeiro social: organização de roupas e ajuda na loja social.
Porta Solidária - instituição da Igreja Católica que fornece refeições a famílias sem-abrigo e vulneráveis. Necessitam de apoio na preparação e entrega de kits alimentares a pessoas sem-abrigo, crianças e famílias vulneráveis. Os voluntários irão preparar e servir refeições a pessoas sem-abrigo.
Horário: Segunda a sexta - 8 horas
Pessoas sem-abrigo, crianças e famílias vulneráveis.
Todos os estudantes seleccionados para o programa VUELA receberão formação comum para participarem nas actividades de voluntariado.
Consulta a TUA UNIVERSIDADE nos seguintes links para saberes as datas, o local e as condições da formação. Não te esqueças de as marcar no teu calendário. Esta formação é obrigatória e faz parte do projeto.
O acompanhamento no terreno será efetuado pela própria organização ao longo de todo o projeto. O acolhimento no Porto e o acompanhamento de qualquer incidente serão apoiados pela pessoa de referência da Universidade Católica Portuguesa, Campus do Porto.
Os voluntários ficarão alojados numa casa de freiras. Cada voluntário terá de contribuir com um montante igual para o fundo comum destinado a cobrir as despesas de alojamento, alimentação e transporte (300 euros).
As informações sobre a possibilidade e as condições de apoio financeiro para estes conceitos podem ser consultadas abaixo, consultando a TUA UNIVERSIDADE:
O estudante é responsável pela organização e pagamento do transporte para o local de intervenção e deve informar a universidade de referência do projeto da data e hora de chegada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.
Universidade Católica Portuguesa - Porto (Constança Barbosa)