COLÓNIA DE ADOLESCENTES VULNERÁVEIS
Ambiente rural, Catalunha
Entre 29 de junho e 12 de julho
(Datas aproximadas)
COLÓNIA DE ADOLESCENTES VULNERÁVEIS
Ambiente rural, Catalunha
Entre 29 de junho e 12 de julho
(Datas aproximadas)
Estudantes motivados para a intervenção junto de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que queiram trabalhar para garantir o cumprimento dos direitos das crianças. Responsáveis e dinâmicos, que se envolvam e participem ativamente com as crianças nas actividades típicas dos campos de férias (jogos, dinâmicas, desportos, ateliers, passeios, excursões, etc.). Que acreditem e incentivem o bom tratamento.
Uma experiência anterior, uma formação no domínio social ou uma licenciatura em lazer e tempo livre serão uma mais-valia (embora não sejam indispensáveis).
Vagas:
4
2 lugares para crianças. A partir do 1º ano.
2 lugares para a adolescência. É exigida uma idade mínima de 22 anos.
Antes do verão, serão determinados os locais onde se realizarão as colónias e os campos de trabalho (serão ambientes rurais na Catalunha).
Inglês, espanhol e catalão. A língua veicular dos acampamentos é o catalão, uma vez que é utilizado como ferramenta para a inclusão de todas as pessoas que participam no acampamento. No entanto, as instruções para os voluntários que participam serão dadas em espanhol. As comunicações com os utilizadores ou com o resto da equipa também serão feitas em espanhol.
*Língua em que o projeto será realizado.
Um estudante do 3º ano de Serviço Social e Criminologia fala-nos sobre...
"O centro luta muito pela igualdade e pela inclusão das crianças na sociedade, uma vez que muitas delas não sabem ou não têm a possibilidade de sair do seu bairro. O centro oferece às famílias a oportunidade de os seus filhos conhecerem mais do que apenas o seu bairro e de serem educados, uma vez que, mesmo nas fases que não são de verão, estas crianças são educadas com acompanhamento extracurricular.
Não devemos julgar as pessoas pelas suas aparências, devemos conhecer as pessoas em profundidade para as compreender. Todas as crianças com quem estive tinham uma mochila às costas, mas isso não significa que umas fossem melhores e outras piores. Cada pessoa é especial e diferente e isso não significa que se deva desprezar as pessoas ou fazê-las sentir-se inferiores. Ser voluntário não é apenas ajudar os outros, é também uma experiência de aprendizagem pessoal em que se vive muitas situações que provavelmente nunca se viveu antes. É uma oportunidade para nos aproximarmos de outras realidades e fazermos a nossa parte. Esta experiência é uma experiência de valores, de união, mas acima de tudo de crescimento e evolução enquanto pessoas".
A Fundesplai (Fundació Catalana de l'Esplai) é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é educar crianças e jovens, fortalecer as entidades educativas de tempos livres e o Terceiro Sector, melhorar o ambiente e promover a cidadania e a inclusão social, com uma vontade transformadora.
A missão da Fundació Catalana de l'Esplai é prestar serviços e programas de educação integral nas escolas, educação para a saúde e prevenção da toxicodependência, gestão de equipamentos e programas de educação ambiental, cursos de formação e serviços de gestão para o mundo associativo e projetos de inclusão digital. Integra igualmente a ação de uma Federação e dos seus centros esplai, bem como o trabalho da Fundação Esplai de âmbito estatal e a promoção de programas de cooperação internacional.
O que vamos fazer?
São oferecidas 2 vagas na primeira quinzena de julho para que os estudantes colaborem nas atividades educativas da entidade programadas em campos de férias, onde as crianças em risco de exclusão desfrutarão de uma estadia acompanhada por monitores num campo de férias num ambiente rural. Dentro dos campos de férias, participarão em diferentes tarefas ou funções:
Apoio aos monitores na intervenção direta com as crianças.
Desenvolvimento de atividades específicas
Apoio geral aos centros e à equipa
São oferecidas 2 vagas na primeira quinzena de julho para estudantes que colaborem em campos de trabalho destinados a jovens em risco de exclusão dos 16 aos 22 anos. Nestes campos de trabalho, será abordado um tema específico e os jovens trabalharão com as actividades de serviço propostas. Para esta atividade, é necessário ter mais de 22 anos de idade.
Horário
Os alunos colaborarão de segunda a domingo, com tempo livre acordado. O horário aproximado será das 9:00 às 19:00.
Antes do verão, serão definidos os pormenores das atividades programadas, o horário e os locais onde se realizarão os campos de férias e de trabalho.
Outras informações
Será necessário ter ou processar antes da colaboração o certificado de registo criminal (requisito essencial para trabalhar com crianças na Catalunha, um documento que é gerado automaticamente e que certifica que a pessoa não tem um registo criminal. Pode ser facilmente processado online e forneceremos instruções sobre como o fazer).
A língua utilizada nos campos é o catalão, uma vez que é utilizada como ferramenta para a inclusão de todas as pessoas que participam no campo. No entanto, as instruções para os voluntários que participam serão dadas em espanhol. As comunicações com os utentes ou com o resto da equipa também serão feitas em espanhol.
Adolescentes que vivem em ambientes de risco e vulnerabilidade social.
Todos os estudantes selecionados para o programa VUELA receberão formação comum para participarem nas actividades de voluntariado.
Consulta a TUA UNIVERSIDADE nos seguintes links para saberes as datas, o local e as condições da formação. Não te esqueças de as marcar no teu calendário. Esta formação é obrigatória e faz parte do projeto.
O acompanhamento no terreno será efetuado pela própria organização durante todo o projeto.
O alojamento e as refeições serão pagos pela organização, na casa rural onde se realiza o evento. Cada voluntário deve contribuir individualmente com um montante igual ao saco comum para cobrir as despesas de alojamento e alimentação. Os montantes serão comunicados antes da chegada, bem como o modo de pagamento.
As informações sobre a possibilidade e as condições de apoio financeiro para estes conceitos podem ser consultadas abaixo, consultando a TUA UNIVERSIDADE:
O estudante é responsável pela organização e pagamento do transporte para o local de intervenção e deve informar a universidade de referência do projeto da data e hora de chegada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.
Esade (María Vila Miras)