Marca já na tua agenda. Lembre-te que se não puderes comparecer aos dias de formação e seleção, não serás selecionado para participar no programa..
10 a 28 de fevereiro
Para te candidatares, terás de preencher um formulário e anexar uma carta de motivação (será fornecido um modelo), bem como o teu CV com fotografia. Recomendamos que faças tudo ao mesmo tempo.
19 de fevereiro a 7 de março
Todos os candidatos terão uma entrevista com os gestores do programa da UCP.
10 de março
Reunião dos responsáveis das universidades que participam no programa para atribuir lugares e projetos aos estudantes selecionados por cada universidade.
10 a 17 de março
Todos os candidatos serão informados do projeto que lhes foi atribuído. Os candidatos selecionados terão 24 horas para confirmar a sua participação final.
15 de março
Este dia de formação terá lugar no sábado, 15 de março, para estudantes os selecionados dos 4 campi da Universidade Católica Portuguesa.
25 de março a 3 de abril
Esta semana, na medida do possível, serão agendadas reuniões com os grupos, acompanhantes e organizações sociais responsáveis pelos projetos. As datas e os dias serão anunciados com antecedência.
4 a 6 de abril
Este fim de semana (de sexta-feira à tarde a domingo antes do almoço) a formação terá lugar em El Escorial (Madrid) para os selecionados de todas as universidades que fazem parte do programa.
3 a 5 de outubro
Todos os voluntários serão convidados a participar num fim de semana inter-universitário de avaliação e celebração, em outubro. Se tal não for possível, cada universidade tentará planear a sua própria reunião. As alterações serão comunicadas com antecedência.
Todos os ESTUDANTES SELECIONADOS para o programa VUELA receberão formação comum para a participação nos projetos de voluntariado. Esta formação é PRESENCIAL E OBRIGATÓRIA. O programa começa com a formação.
OBJETIVO: promover o voluntariado intensivo (nacional e internacional) numa perspetiva de educação para o desenvolvimento e de cidadania global, em que se fomenta uma aprendizagem reflexiva e transformadora, aberta à diversidade e comprometida com uma visão internacional de justiça e solidariedade.
CONTEÚDO:
Formação em contexto: direitos humanos, desenvolvimento e pobreza, justiça social e equidade, globalização e cidadania global.
Formação sobre o voluntariado: responsabilidades, atitudes, aptidões e competências do voluntariado.
Formação específica em projectos concretos: trabalho em equipa e com organizações.
1. FORMAÇÃO: A Universidade Católica Portuguesa contribui para as despesas de alojamento e alimentação realizadas durante a formação dos seus estudantes. Os estudantes devem suportar as suas próprias despesas de transporte de e para o(s) local(ais) de formação.
2. VIAGEM PARA O PROJETO: As despesas de transporte de ida e volta para o país e local do projeto ficam a cargo do estudante.
3. ESTADIA NO PROJETO: A Universidade Católica Portuguesa atribui bolsas para apoiar as despesas de alojamento e alimentação do projeto de voluntariado do estudante (consulta a informação relativa ao teu campus).