Desenvolvendo habilidades do pensamento computacional na educação básica por meio da construção de aplicativos
Este projeto tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento de habilidades
relacionadas ao Pensamento Computacional entre estudantes da educação básica do município de Rio Tinto explorando a construção de aplicativos para dispositivos móveis por meio de cursos e oficinas. A ideia é buscar desenvolver nos estudantes habilidades relacionadas ao processo de resolução de problemas, como a habilidade de decompor um problema em partes, reconhecimento de padrões, a de abstração e a de construir algoritmos.
Aplicativo para exercitar a tabuada de multiplicação e da soma. O aplicativo sorteia dois números entre 1 e 10 e pergunta o produto ou a soma desses números, por voz e texto.
Jogo que tem como temática a vacinação. Seu objetivo é destruir vírus (clicando neles) antes que eles alcancem as pessoas (localizadas na parte inferior da tela).
Aplicativo para ajudar na conscientização sobre alimentação saudável. Por meio do aplicativo, o usuário deve dizer se uma comida mostrada deve ir para o botão boca aberta ou fechada.
Aplicativo com finalidade de codificar e decodificar mensagens como números binários (representados só com 0s e 1s), onde o usuário poderá fornecer uma mensagem, codificá-la e compartilhar e também poderá decodificar uma mensagem.
Aplicativo que tem como temática o desafio de ajudar uma preguiça a atravessar uma rua cheia de veículos, desviando os obstáculos e definindo os passos (algoritmo) que ela deve seguir.
O aplicativo tem o objetivo de conscientizar sobre o controle de gastos, permitindo o acompanhamento do valor economizado e do montante gasto em compras. Além disso, calcula automaticamente descontos, acréscimos e o troco a ser recebido, proporcionando mais transparência financeira.