No mercado existem diversos tipos de perfis steel frame e dois deles são os perfis tradicionais, mais conhecidos como “stick” e os perfis engenheirados. Existem algumas diferenças, vantagens e desvantagens entre eles, por isso, mostrarei neste artigo todos os detalhes que fazem esses perfis serem tão falados entre profissionais que estão começando a trabalhar com esse tipo de sistema.
Como o próprio nome já dá dicas, os perfis steel frame engenheirados são construídos baseados em cálculos prévios, ou seja, são todos feitos em medida por engenheiros especialistas, especificamente para o projeto da sua obra e nenhum outro mais. Eles são personalizados apenas para aquele tipo de projeto em que foi pensado, por isso, não pode ser usado como solução em uma obra que não siga exatamente as medidas, encaixes, cargas e sobrecargas de peso do projeto original.
Esse tipo de perfil é característico porque eles já vêm cortados da fábrica, com todas as furações e devidamente identificados com siglas (que também serão destacadas em um caderno de montagem), de acordo com o papel em que esses perfis vão cumprir na obra, sejam eles elementos de parede, de treliça, de tesoura ou outros.
Por ser preparado e enviado para obra basicamente pronto, a montagem dos perfis engenheirados é muito simples e rápida. Pense em um quebra-cabeças gigante, que tem como instrução o projeto de arquitetura e um mapa de sequência de montagem, a montagem dos perfis é feita dessa maneira.
Como as peças são nomeadas, é fácil identificar onde elas serão encaixadas e executar a etapa de montagem com muito mais agilidade. Essas são as principais vantagens desse tipo de perfil, já que eles vêm de fábrica todos marcados, furados, medidos e cortados, bastando apenas encaixar e parafusar.
Diferente dos modelos de soluções criados a partir dos perfis engenheirados, os perfis steel frame stick são perfis tradicionais no mercado já que são vendidos em varas de diferentes tamanhos e não nas medidas exatas do projeto de obra.
Nesse tipo de estrutura é necessário executar todos os processos de cortes, marcações, furações, encaixes e montagem para que a estrutura principal da sua obra possa ser construída.
Por ter um processo mais manual e artesanal, as desvantagens dos perfis stick são que, além de serem processos mais demorados, mexer com perfis desse tipo é mais trabalhoso e mais caro, justamente pelo fato de ter que realizar todo o processo de identificação, marcação, medição, cortes e encaixes.
Consequentemente, esses processos demandam mais atenção e precisão da equipe de montagem, já que não podem ocorrer erros na estrutura, principalmente quando se trabalha com o sistema do steel frame. Além disso, todo o material que é gasto na realização desses processos de montagem citados tornam esse tipo de estratégia um pouco mais delicada e menos prática de ser realizada.
Existem casos e casos.
Algumas obras serão muito mais otimizadas caso os perfis steel frame tradicionais sejam solicitados e outras em que os perfis em montante (engenheirados) serão as melhores opções. Um exemplo de situação de escolha do tipo de perfil é em adaptações e reformas.
Para isso, o que é mais indicado são os perfis em vara, já que nessa situação não haveria uma precisão exata para usar e extrair o máximo potencial do perfil engenheirado. Às vezes é até melhor trabalhar com um sistema misto, no qual você usa os dois tipos de perfis na mesma obra, adaptando-os para as diferentes situações durante o processo de construção do seu projeto.
Monte uma casa de steel frame com 84m², 2 pavimentos, escada, laje em balanço e aprenda 3 tipos de fachadas com a melhor técnica.
Monte uma casa de steel frame com 84m², 2 pavimentos, escada, laje em balanço e aprenda 3 tipos de fachadas com a melhor técnica.
Monte uma casa completa, de uma forma simples e prática, utilizando o método construtivo de Steel Frame com o passo a passo completo.