Existe melhor software para projetos de steel frame?

Nesse artigo vou te revelar o segredo sobre qual software eu uso para fazer projetos de steel frame e contar o que poucas pessoas te contam: não adianta nada você usar o programa que eu uso, ou o programa que te recomendam, se você não dominar o sistema.

Não existem softwares de projeto milagrosos!

A verdade é que muitos profissionais buscam softwares milagrosos e que realizem todo o trabalho como mágica. Mas se você não souber exatamente como o dimensionamento deve ser feito, como ele se comporta, qual norma utilizar, como fazer os cálculos, qual o parâmetro, como a distribuição de carga vai ser feita, não vai importar muito você ter o melhor programa. Você tem que dominar isso pra conseguir fazer um bom projeto.


No meu caso, há muitos anos atrás quando comecei a trabalhar com projetos de steel frame, eu não tive muita opção, porque eu tinha apenas a máquina da Framecad como parâmetro. Consequentemente, eu tive que utilizar os softwares que são conectados à máquina e, automaticamente, eu aprendi a mexer apenas nesses softwares.


E vou ser bem clara: eu tive que ir pra Nova Zelândia para aprender a mexer na máquina, no software e entender como projetar com essa solução. Fiquei mais de 1 ano batendo cabeça com projeto e com o programa, e nessa época a norma de steel frame tinha acabado de ser lançada.


Naquela época, eles tinham um software para dimensionamento, que é o Structure, e um software para modelagem das peças de fabricação, que era o Framecad Detailer. E por ser uma empresa que vende máquinas, vende soluções, vende materiais, o software deles é muito bom e muito fácil de se utilizar.


O software da Framecad é muito bom, mas também não é 100% completo e existem coisas que o Structure não consegue realizar, por isso você pode utilizar o SAP2000 para fazer as modelagens que o Framecad Structure não faz.

Atenção!

Atenção! No caso da Framecad, que é uma máquina importada e com softwares próprios, as normativas usadas por eles são diferentes das nossas, então o programa que eles criaram segue as normativas de lá.

Qual a melhor solução para projetos de steel frame?

Pode ser um pouco complicado lidar com programas importados, mas conforme aprendi, trabalhei e me especializei com esse tipo de software, comecei a criar tabelas automatizadas e que estão disponíveis dentro do meu curso Desmistificando Projetos de Steel Frame, justamente para agilizar e facilitar todo o processo.

Com isso, não precisávamos mais utilizar o Framecad Structure e em seguida ir para o Detailer. A gente usava apenas as tabelas, o SAP2000 para algumas modelagens estruturais e ia direto para o Detailer fazer o projeto de fabricação.

Hoje o mercado já evoluiu e existem alguns softwares para o nosso sistema, cada um com sua função. Mas você só vai conseguir seguir esse caminho se você dominar o sistema de obras de steel frame. Porque se você não dominar e não entender como é que são as ações você não vai conseguir nem usar o primeiro ponto, que são as tabelas, apesar delas serem bem simples e baseadas na nossa norma de steel frame NBR 14762.

Uma dica essencial é utilizar a NBR 14762 para ir estudando ou, como opção mais simples e descomplicada, aprender a projetar obras de steel frame comigo no DPS.

Aprenda a montar Steel Frame na prática!

Conheça a Imersão Steel Frame e monte uma casa de steel frame com 84m², 2 pavimentos, escada, laje em balanço e aprenda 3 tipos de fachadas com a melhor técnica.

Conheça nossos cursos de montagem:

Monte uma casa de steel frame com 84m², 2 pavimentos, escada, laje em balanço e aprenda 3 tipos de fachadas com a melhor técnica.

Monte uma casa completa, de uma forma simples e prática, utilizando o método construtivo de Steel Frame com o passo a passo completo.