Toda obra de steel frame é composta por estruturas e placas de fechamento. Para fechamentos externos existem diversas opções no mercado brasileiro, que são placas especiais que resistem a intempéries climáticas que acontecem em cada ambiente e região aqui do Brasil.
Em locais fora do Brasil, como nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália e Alemanha, existem inúmeras soluções para fechamentos externos e que não existem aqui no Brasil ainda e que são completamente diferentes das soluções brasileiras.
Aqui no Brasil, o fechamento mais famoso do mercado para uma obra de steel frame é feito com as placas cimentícias que, basicamente, tem 3 opções de uso em uma fachada, porém o uso delas só pode ser feito com placas de 10 mm ou de 12 mm, dependendo da recomendação do fabricante.
Existem diversos tipos de placas cimentícias:
Esse tipo de placa é composta por liga cimentícia, fibra de vidro e outros aditivos.
Esse tipo de placa passa por um processo de autoclave, proporcionando uma performance mais alta, aumentando a estabilidade dimensional do material, reduzindo patologias ocorridas em produtos de fechamento e aumentando a resistência a impactos, sendo mais leve para manuseio e aplicações.
Esse tipo de placa é feita com cimento reforçado com fio sintético e pode ser aplicada como revestimento em ambientes internos ou como fechamento de fachadas com, no máximo, 90 metros de altura.
Existe também a opção de colocar a placa cimentícia junto a uma placa OSB, que é uma placa de madeira estrutural. Porém, em fachadas a placa OSB que deve ser usada é a de 11mm, pois a de 9,5 mm é indicada apenas para uso interno.
IMPORTANTE!
O uso da placa OSB por debaixo da cimentícia não significa que a cimentícia pode ser de menor espessura. Esse é um erro muito comum.
A placa de gesso com fibra de vidro, chamada de glass-mat sheating, permite a resistência a umidade e mofo. Ela é produzida a partir de um miolo de gesso resistente a umidade e incombustível e revestida por uma camada de fibra de vidro que maximiza o potencial da placa criando uma barreira de vapor e água.
Além disso, existem cinco opções de acabamento para serem usados em cada uma dessas placas em uma obra de steel frame, portanto, cabe a você estudar as placas e os acabamentos e escolher o que é melhor para o seu cliente, para o seu projeto e para o seu orçamento.
Isso tudo faz muita diferença, pois existem fachadas muito caras, assim como existem fachadas muito baratas, mas tudo depende do seu cliente, de você e da atrativa que você quer para o projeto.
Conheça a Imersão 90% prática que já ajudou mais de 1.000 alunos de diferentes profissões, em todo o Brasil, a transformarem seus negócios em grandes obras de Steel Frame em poucas semanas.
Monte uma casa de steel frame com 84m², 2 pavimentos, escada, laje em balanço e aprenda 3 tipos de fachadas com a melhor técnica.
Monte uma casa completa, de uma forma simples e prática, utilizando o método construtivo de Steel Frame com o passo a passo completo.