Você costuma usar tabelas ou documentos de produtividade na sua obra usando steel frame? Se não usa, a solução para que a sua obra seja executada de forma otimizada e rápida está bem aqui nesse artigo.
Obras usando steel frame são difíceis de controlar, e, na maioria das vezes, dependendo da situação e das condições da obra, a produtividade pode mudar drasticamente para o bom ou para o pior. No pior dos casos, quando a equipe da obra precisa subir e descer de andaimes, descarregar caminhões, têm dificuldades com o acesso do material na obra ou quando se deparam com superfícies desniveladas, o uso de uma tabela de produtividade ajuda muito na agilidade das tarefas e a regular o foco nas atividades a serem desenvolvidas dentro do prazo estabelecido.
Por isso, daremos algumas dicas para steel frame para que a sua obra não tenha nenhum problema.
Muitos detalhes influenciam a tabela de produtividade e cabe a você como líder de obras regular, visualizar e organizar as suas frentes de trabalho e as tarefas da sua equipe para que toda a obra aconteça mais otimizada e seja entregue de forma mais rápida.
Não adianta contratar várias equipes e duplas se você não tiver o controle de quanto tempo dura cada uma das atividades e como organizar a equipe da melhor forma para poder trabalhar em cima delas. Um bom exemplo é colocar muita gente na obra. Isso acaba causando o típico caso de ter equipes trabalhando tranquilamente e depois todo mundo ficando atolado e agarrado nas tarefas. Isso é má organização e má gestão da obra, o que acaba fazendo com que você perca dinheiro e mão de obra.
Quando falamos de obras com estruturas steel frame, a economia tem que ser sempre na mão de obra. A execução do trabalho deve ser o mais otimizada possível, e isso depende diretamente da organização, dos procedimentos, da produtividade e dos processos escolhidos. Esses são todos os aspectos que devem ser analisados e trabalhados com equipe para que os seus resultados sejam sempre maximizados usando steel frame.
Por isso, todo dia de manhã, antes das atividades da obra começarem, é importante separar todas as duplas e equipes e organizar todos de acordo com as atividades a serem executadas.
Estabelecer um prazo fixo, metas, tarefas e desafios para alcançar objetivos são sempre coisas fundamentais para o bom andamento de uma obra. Dicas para steel frame que você pode seguir: o bônus dará energia para que todos cumpram os prazos com excelência e motiva ainda mais para que sejam eficientes, por isso, não seja pão duro nessas horas.
Chegue sempre cedo na obra, libere as tarefas e depois vá para o escritório fazer as outras coisas que devem ser feitas.
Uma vez que as pessoas da equipe sejam atribuídas a tarefas, elas tem que ir do início ao fim dessa tarefa, porque atividades que são repetitivas tendem a serem executadas com mais velocidade se a pessoa fizer esta atividade por um tempo considerável.
Quando a pessoa repete as atividades, a velocidade e a qualidade na execução dessa tarefa é drasticamente aumentada, e, com isso, a velocidade da obra também. Sempre que possível, opte por organizar e designar as tarefas desta maneira com a sua equipe para que você possa, além de agilizar todo o processo, economizar gastos no fim do dia. Lembre-se: continuidade faz toda a diferença!
Quando for trabalhar com fachada, é bom que o andaime esteja um pouquinho afastado, se não a equipe fica sem viabilidade para transportar e trabalhar com todo o material necessário.
Sempre que chegar materiais no local da obra, esteja com a nota fiscal do pedido em mãos para ir conferindo tudo que chegou enquanto o caminhão é descarregado, assim você evita problemas como falta de material, material que foi entregue danificado ou material que não foi entregue ou que foi trocado por outro sem querer.
Com os materiais revisados uma dica interessante é colocar uma cópia do projeto com observações de quantidades, medidas e datas colado em um lugar visível da obra para que a equipe possa consultar. Isso ajuda as pessoas a se situar e a tirar as dúvidas que possam vir a surgir sobre o material na hora da montagem.
Com a cópia do projeto visível a equipe já pode começar a separar os tipos de material, tipos de perfis, recortes e etc de acordo com a etapa de montagem, assim a agilidade fica ainda maior.
Monte uma casa de steel frame com 84m², 2 pavimentos, escada, laje em balanço e aprenda 3 tipos de fachadas com a melhor técnica.
Monte uma casa completa, de uma forma simples e prática, utilizando o método construtivo de Steel Frame com o passo a passo completo.