Fórmula para Humanizar a Alfabetização:
Os Desenvolvimentos Potenciais
Relações humanas + Psicomotricidade + Artes + Cultura + Meio Ambiente + Pesquisa = Alfabetização Humanizada.
Nossa proposta é de Humanização, por meio dos Desenvolvimentos Potenciais de Ser Humano, que possibilita a aprendizagem de Ser em sua Integralidade, pela vivencia em Dinâmica Grupo, no processo de Desenvolvimento e Evolução destes Potenciais Humanos, que nos formam em Evolução, que é a nossa Humanização.
Questionadores necessários para construção das bases de desenvolvimento potencial da alfabetização:
1 - Qual a problemática - É a abordagem da situação que não está ocorrendo bem.
2 - Quais os porquês - Por que isso não está ocorrendo bem?
3 - Quais as soluções - Como faço para essa questão ser solucionada, ou construída?
4 - Quais as resoluções através dos acordos - Como mantenho essas soluções funcionando e renovando-as conforme a necessidade?
4.1 - Acordos - Quais os acordos que fazemos para mantermos as bases de desenvolvimento potencial nas resoluções?
A construção acontece em trabalhar estas bases de desenvolvimento potencial e os questionadores como avaliadores da realidade da comunidade aprendente.
Construção do Projeto Político Pedagógico Humanizado
QUADRO DOS PROBLEMAS, PORQUÊS, SOLUÇÕES, RESOLUÇÕES E ACORDOS
Problemática
Situação que não está ocorrendo bem.
Porquês
Por que isso não está ocorrendo bem?
Soluções
Como faço para essa questão ser solucionada, ou construída?
Resoluções por Acordos
Como manter essas soluções funcionando e renovando-as conforme a necessidade?
- Fator Humanização: o fator humanização é concebido através da utilização das funções que geram a cooperação, contido nos valores, que ratificam o comportamento, e na pesquisa em grupo, que possibilita a construção do saber e aprendizado de cada um em equidade.
Por que das funções?
- Funções: as funções estão correlacionadas à nossa origem, desde a celular, cerebral, molecular e a do átomo, sendo a essência da organização da vida como um todo. A necessidade da organização das funções sempre foi a possibilidade do trabalho em cooperação para constituir qualquer formação, sendo uma característica originária da vida que perdemos o contato externo porém não interno, porque toda nossa vida biológica e ecológica segue essa organização que possibilita a harmonia para a vida. O resgate da organização e assunção das funções, nos permite resgatar e recuperar nossa forma de evolução pela cooperação, nos libertando da competição como meio de relação e construção de convivência.
Para que valores?
- Valores: os valores gestam uma conscientização importante, que é do comportamento. Os valores sempre foram grandes impulsionadores de tudo que fazemos: se estamos alegres, temos motivação; se conseguimos nos manter firmes, superamos as dificuldades. Todos estes valores foram repassados a nós por nossa família, nossa comunidade, as referências que obtivemos desde a infância, as carregamos para a vida e são o que nos sustenta e gere como agimos, pensamos e sentimos, sendo estes valores construídos na infância.
E como eles foram construídos?
Através do repasse do comportamento das ações e intenções que nossos pais, nossa família, nossa comunidade, nossa sociedade, nos referenciou. A importância de utilizarmos os valores e trabalharmos eles diretamente com as crianças assim como conosco, é porque são eles que nos tornam humanos. Quando este ser que se nomeou humano aprendeu a amar, suas intenções e ações através do comportamento se expressaram em amor, trazendo princípios como: a afetividade, generosidade, gentileza, esperança, cooperação, e isto nos tornou humanos, porque nos comportamos como esse valor que, em realidade, é o como escolhemos ser.
Que futuro estamos cultivando diariamente com nossas crianças?
O quanto somos responsáveis? Qual será o futuro delas?
Pesquisa, sério?
- Pesquisa: Como evoluímos? Como pensamos sobre coisas? Como a tecnologia surgiu?
O seu berço é e sempre foi a pesquisa, que foi nomeada ciência, a busca por respostas, nossa curiosidade pelo saber. Foi através das pesquisas que descobrimos: Onde estamos? Quem somos? Do que somos feitos? Do que o meio que vivemos é feito? A busca por respostas e as perguntas são os berços de nossa busca pela verdade, que todos temos sobre a vida, a existência, o fazer, o cotidiano, o aprendizado. A importância de sermos eternos pesquisadores e mantermos viva a nossa busca pelo entendimento, pelo conhecimento e assim também nos descobrirmos em nosso autoconhecimento. Fica uma pergunta: “Que animais no mundo pesquisam para descobrir, melhorar, ou construir suas ações?”
Das necessidades da dinâmica:
- Exercício das funções necessárias à dinâmica.
- Exercício de outras funções que julgarem necessárias.
- Assunção em cooperação das responsabilidades.
As quatro básicas estarão sempre presentes:
Animação: coordena o grupo para que a dinâmica seja organizada
Cronometria: organiza e informa o tempo
Secretaria: anotações do encontro, do estudo
Relatoria: relata o estudo, a pesquisa, as decisões do grupo nas interações
O grupo se organiza em mais funções que veja serem necessárias às suas dinâmicas, como por exemplo: logística, recepção, recreação, responsável ou responsáveis pelas fontes de pesquisa, etc.
>> Organização dos Grupos de Trabalho da Alfabetização Humanizada pelos Desenvolvimentos Potenciais
Metodologia da APV/HUNIRHMA de construção do PPPH
(Projeto Político Pedagógico Humanizador)
PPPH: Problematização, Porquê, Solução e Resolução.
Exemplo:
PPPH sobre a Alfabetização:
Problema (necessidade): temos a necessidade de trabalhar com a alfabetização, e de encontrar uma forma humanizada de o fazer. (Colocar em ação)
Porquê: falta nos apropriarmos melhor do saber, das técnicas e entendimentos da alfabetização ou evolução de seu aprendizado para humanização.
Solução: pesquisarmos sobre as mais diversas formas de alfabetização para construirmos nosso entendimento e aprendizado de forma construtiva e cooperativa, visando sempre a humanização neste aprendizado.
Resolução: podermos de fato ajudar nossas crianças a se alfabetizarem da melhor forma possível levando em consideração não somente o pedagógico, mas todas suas dimensões e adquirindo e renovando nosso saber coletivo que pode melhorar em humanizar o futuro de todos.
A conclusão do GT tem em proposta de humanizar.