Segundo cálculos de pesquisadores internacionais, neste momento de 2022, o brasil já consumiu todos os recursos que a natureza consegue produzir no período de um ano.

A biocapacidade do planeta – isto é, o que a terra consegue fornecer de área produtiva para cada ser humano de uma maneira equilibrada, é de 1,6 hectares global por pessoa (Equivalente a um quarteirão e meio, que já é uma área enorme), só que a média do consumo mundial está bem acima disso, cada ser humano está consumindo 2,8 hectares (mais de dois quarteirões e meio),

Se o mundo inteiro tivesse o nível de consumo do brasileiro seria necessário mais de uma terra e meia para dar conta do consumo da humanidade, e essa conta é pior quando mais desenvolvido é o país.

Para entender melhor a pegada ecológica no caso do brasil, a gente pode pensar em uma conta bancária. É como se você recebesse o seu salário do ano inteiro em janeiro e chegasse em agosto e o dinheiro tivesse acabado. Você vai passar o resto do ano no vermelho e já devendo para o ano seguinte. “O brasil ainda está em uma situação com relação aos recursos muito boa ’’ Afirma Jean Ometto.

Resumo do texto da matéria.

ATIVIDADES RELATADAS NA MATÈRIA:

No setor primário tem várias atividades econômicas como: Agricultura- O cultivo de alimentos para consumo humano; Mineração- A extração de minérios do subsolo; Pesca e Caça- Pegar peixes e animais; Pecuária- Criação de animais; Extrativismo vegetal-Consiste em recolher frutos, madeira e raízes da natureza.



Setor da economia referente a atividade:

O setor econômico retratado na notícia é o primário, pois aborda o consumo de recursos naturais ou seja extração de matéria prima.


Curiosidades:

Os recursos naturais são os elementos retirados da natureza para suprir as necessidades dos seres vivos. Esses elementos são úteis no dia a dia, fornecem alimento, energia e garantem o desenvolvimento da sociedade e das diversas atividades exercidas pelo homem em seu cotidiano.