Reginaldo Prandi
No contexto da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) proposta pela ONU, desenvolveu-se no Colégio Notre Dame, de São Paulo (SP), um caminho de leitura, pesquisa e reflexão a respeito de algumas realidades africanas.
No Ensino Fundamental II, o trabalho se iniciou com a leitura de quatro obras, no 2.º trimestre: O príncipe medroso e outros contos africanos, de Anna Soler-Pont (6.º EF), Com os pés na África, de Sérgio Túlio Caldas (7.º EF), Contos e lendas afro-brasileiros: a criação do mundo, de Reginaldo Prandi (8.º EF), e O filho do caçador e outras histórias-dilema da África, de Andi Rubinstein (9.º EF). O contato com esses textos serviu de base para diferentes atividades, realizadas ao longo daquele trimestre pelos componentes curriculares Ensino Religioso, Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Produção de Texto.
No 3.º trimestre, essas mesmas turmas continuaram o percurso, aprofundando alguns pontos da pesquisa e fazendo os resultados confluírem para a construção de sites com conteúdo multimídia. A elas se juntaram as turmas da 2.ª e da 3.ª séries do Ensino Médio, que contribuíram pontualmente para a confecção destes espaços.
A turma do 8.º EF produziu infográficos inspirados em Contos e lendas afro-brasileiros: a criação do mundo.
Referências
BEZERRA, Juliana. Tráfico negreiro. 24 abr. 2018. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/trafico-negreiro/>. Acesso em: 17 out. 2018.
PRANDI, Reginaldo. Contos e lendas afro-brasileiros: a criação do mundo. 1. ed. 9 reimpr. São Paulo: Seguinte, 2018.
ROSSI, Amanda. Navios portugueses e brasileiros fizeram mais de 9 mil viagens com escravos da África para o Brasil. 8 ago. 2018. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/navios-portugueses-e-brasileiros-fizeram-mais-de-9-mil-viagens-com-escravos-da-africa-para-o-brasil/>. Acesso em: 17 out. 2018.
TURCI, Érica. Tráfico de escravos: Mercadoria humana atravessa o Atlântico. 28 out. 2010. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/trafico-de-escravos-mercadoria-humana-atravessa-o-atlantico.htm>. Acesso em: 17 out. 2018.