“Já pararam para pensar se...” ou ‘Imagina se nós usássemos esse material e pendurássemos aquela traquitana ali…’". Para concluir cada frase, é preciso um processo, um movimento, uma escolha, um erro que também pode ser um acerto. É com a mão na massa e ansiosos para ver ganhar forma o que pede a imaginação das crianças que apresentamos o mais novo projeto da Educação Infantil. Afinal, o que ainda não existe está para surgir... “Para Inventar!”

É neste território que as crianças encontrarão oportunidades para organizar seus pensamentos, levantando hipóteses, testando ideias, criando e recriando formas, até surgir um produto, que pode ser um desenho, um jornal de invencionices, esculturas de sucata industrial ou uma criação “maluquinha” capaz de tornar sustentável a Vila Oz. Durante os próximos meses, cada espaço da Escola será território para o livre inventar, de maneira individual ou coletiva. Nos ateliês, nas salas de aula, nos parques, nos laboratórios e nos espaços abertos, serão planejados contextos e atividades para que todos possam interagir, modificar e criar a partir de diferentes elementos. Um gesto que incentiva e reconhece o potencial criativo e transformador de cada criança.

Depois de ver, sentir e imaginar, chegou a hora de dar forma ao que talvez nem seja tão impossível assim. Ao que nós, adultos, teríamos receio de tentar ou já não nos permitimos imaginar com medo de errar, mas que as crianças - e somente as crianças - são capazes de inventar! Portanto, fica o convite: não deixem de acompanhar e conversar com seus filhos sobre essa jornada inesquecível, que vai tomar conta do Mágico de Oz. E mais que isso, encarem essa nova experiência como uma oportunidade de, juntos, voltarem a imaginar, a sonhar e - por que não? - a inventar!