O Encontro Nacional PEA-UNESCO é o grande momento de aprendizado de nossa rede: estimula a troca de experiências, o alinhamento com os temas pertinentes à UNESCO e a formação de nossos professores sobre temas essenciais da atualidade. Aberto, democrático, gratuito e de excelente qualidade, aconteceU de forma virtual em 2021 – mas continuará sendo o nosso momento de encontro e confraternização. Afinal, somos uma grande rede: a Rede de Escolas Associadas da UNESCO no Brasil! Inscreva-se já e garanta que seus amigos estejam presentes também.

Quarta-feira (01/12)

14h | OFICINA

Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável

Por Ivan da Costa Marques

Ivan da Costa Marques é engenheiro eletrônico pelo ITA e historiador, ex-pesquisador da COPPE/UFRJ, doutor pela Universidade da California, Berkeley, professor visitante do Historical Studies Committee da New School for Social Research, Nova York.

14h30 | OFICINA

Década Internacional das Línguas Indígenas

Por Altaci Kokama

Altaci Kokama é graduada em Normal Superior e Pedagogia, mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia (Universidade Federal do Amazonas) e doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília, onde é docente e pesquisadora. Foi chefe da Gerência de Educação Escolar Indígena da SEMED/ Manaus (2017-2018). Tem publicação de artigos no Brasil e no exterior.

15h | Vivências e experiências

Colégio Rio Branco (SP), Escola Municipal Polo Indígena Cacique Ndeti Reginaldo (MS) e Escola Municipal Von Martius (RJ)

16h | Abertura oficial: os 75 anos da UNESCO

Com Rebeca Otero Gomes (UNESCO Brasil), Rufina Moreno (Espanha), Fátima Claudino (Portugal) e coordenadores regionais.

Rebeca Otero Gomes é coordenadora de Educação da Representação da UNESCO no Brasil


17h | Conferência inaugural: Reimaginando juntos nossos futuros

Com Cristovam Buarque

Cristovam Buarque é engenheiro mecânico, economista, educador e professor universitário. É o criador do Bolsa-Escola. Foi reitor da Universidade de Brasília, governador do Distrito Federal e senador. É o único representante brasileiro na Comissão Futuros da Educação, da UNESCO.


Quinta-feira (02/12)

14h | Oficina: Ano Internacional do Vidro

Por Edgar Dutra Zanotto

Edgar é engenheiro de materiais e professor titular da UFSCAR. Doutor em Tecnologia de Vidros pela Universidade de Sheffield na Inglaterra. Tem 7 prêmios internacionais e cerca de 30 patentes depositadas.

14h30 | O bem-estar emocional na Escola: uma questão essencial para 2022

Por Flávio Comim

Professor titular da IQS School of Management, Universitat Ramon Llull, e professor afiliado da Universidade de Cambridge, Comim também é pesquisador do Von Hugel Institute, do St Edmund 's College, em Cambridge, onde já foi fellow.

15h30 | Vivências e experiências

Projeto Educar para Inovar (RS), com Luís Lamb (Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) e Coordenação Regional RS; Colégio Magno (SP) e Colégio Dante Alighieri (SP)

16h15 | ODS no currículo escolar: a experiência da cidade de São Paulo

Com Minea Fratelli e Mariana Alcalay

Minea Fratelli é Secretária Adjunta na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; Mariana Alcalay é oficial de projetos da Representação da UNESCO no Brasil.

17h | Vivências e experiências

Escola Estadual Alceu Amoroso Lima (RN) e Escola Municipal Professor Antonio de Brito Alves (PE)

17h30 | O novo Ensino Médio e outras transformações na Educação brasileira

Com Maria Helena Guimarães Castro

Maria Helena Guimarães Castro é socióloga, ex-presidente do INEP, ex-ministra da Educação e atual presidente do Conselho Nacional de Educação.




18h15 | O impacto da pandemia na Educação Infantil

Por Tiago Bartholo

Tiago Bartholo é doutor em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (bolsista CAPES). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ).

Sexta-feira (03/12)

14h | OFICINA - Ano Internacional da Pesca Artesanal e da Aquicultura

Por Henrique Kefalás

Henrique Kefalás é Coordenador Executivo no Instituto Linha D'Água. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental - PROCAM do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo - IEE/USP. Oceanógrafo com habilitação em Gestão Costeira pelo Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná - CEM/UFPR.

14h30 | Vivências e experiências

Escola Estadual Erich Walter Heine (RJ); Escola Municipal José Paim de Oliveira (RS); Coordenação Regional do Paraná e CEMEI Atuba

15h15 | A educação pós-pandemia: o mundo precisa de valores

Por José Ernesto Bologna

José Ernesto Bologna é psicólogo e administrador de empresas, escritor, consultor e conferencista nacional e internacional.




PEA-UNESCO INTERNACIONAL

16h | PORTUGAL

O mundo precisa de arte e de cultura

Por Manuel Gama

Doutor em Estudos Culturais/Sociologia da Cultura pela Universidade do Minho, mestre em Educação Artística e licenciado em Gestão Artística e Cultural pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

17h | ESPANHA

A recomposição da aprendizagem pós-pandemia: o mundo precisa de Educação

Por Alvaro Marchesi

Álvaro Marchesi é pesquisador da Universidade Complutense de Madri, ex-vice ministro da Educação da Espanha e ex-secretário geral da Organização dos Estados Iberoamericanos.