Aprendendo lógica de programação se divertindo
No segundo semestre as turmas do 4º ano foram introduzidas ao programa Scratch. O site/programa foi construído pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) com o propósito de desenvolver diferentes inteligências das crianças/adolescentes a partir do entendimento de lógica de programação.
As aulas foram pautadas em desafios graduais de dificuldade onde as crianças construíram animações/jogos, tanto coletivamente, quanto individualmente.
Após essas aulas de repertório os alunos foram desafiados a construir um jogo que se relacionasse com a matéria que estava sendo estudada com as professoras polivalentes: 2020.
Eles foram divididos em grupos de 4-5 alunos, e tiveram entre 60 minutos e 80 minutos para o desenvolvimento desse jogo. Dentro desse grupo foram divididas lideranças pautadas em dinâmicas de design thinking, onde a divisão de funções constrói um equilíbrio, para ser possível em um espaço de tempo reduzido se desenvolver um produto.
Com o desafio nas mãos eles teriam que finalizar o jogo dentro dessa aula, alimentando a autonomia, gestão de tempo e de pessoas. Após o tempo acabar, os jogos finalizados foram postos em votação, para que os alunos escolhessem qual jogo representaria a sala, colocando a importância de decisões coletivas e democráticas.
Foi um processo muito interessante e enriquecedor, ver as diferentes escolhas e individualidades postas nos jogos, mostra como o uso da tecnologia, pode ser humano e lúdico, trazendo o melhor dos alunos para fora. Professor Matheus Alexandre