No início de 2020, ainda na semana de planejamento, tínhamos como objetivo em mente desenvolver um projeto que despertasse nos estudantes o olhar para si, resgatando suas preferências e respeitando as preferências dos outros. Posteriormente, esse olhar seria voltado ao próximo, visando o respeito, identificando suas necessidades e acolhendo as diferenças. Por meio da interdisciplinaridade, o resultado seria uma ação social.
Mas, ainda em março, todos nós fomos pegos de surpresa! Uma pandemia chegou de repente. E, com ela, a mensagem de que precisávamos parar, repensar e replanejar tudo.
Logo começaram as aulas remotas, e os desafios diante dessa nova realidade que se configurava para o mundo todo! Era o momento de criar e adaptar as estratégias, sem perdermos a essência.
Foram meses desafiadores para todos, professores e para os alunos, que, de maneira surpreendente, superavam cada desafio lançado.
Resolvemos adaptar o nosso projeto ao assunto deste ano: Covid-19. Levantamos sugestões de nomes para “batizá-lo”, e através de uma votação entre os alunos, decidimos que o nome do projeto seria “2020: o ano que entrará para história.”
Em todos os momentos trabalhados, procuramos fazer com que este ano deixe marcas positivas, de forma que nos lembremos apenas de um distanciamento físico, mas não social, pois estávamos juntos e unidos.
Decidimos que as pesquisas que seriam realizadas ao longo do projeto seriam feitas em grupos virtuais, dentro do período escolar. Vencemos todos os desafios na condução das aulas neste formato, tanto ensinando aos alunos o uso das ferramentas, como ajudando-os com o acesso através de diferentes equipamentos. Desta maneira, mesmo com a internet fora do “nosso círculo de controle”, garantimos a qualidade das aulas e participação efetiva de todos, promovendo assim a interação do grupo, o mais próximo do presencial.
Definido o tema, não foi difícil encontrar ações sociais que surgiram para ajudar o próximo. D. Carmen Fernandes, dona de um coração gigante, pôde contar aos nossos alunos como é possível fazermos a diferença e mobilizar outras pessoas. No dia 17 de setembro de 2020, os nossos alunos trouxeram ao Colégio suas doações e todo seu carinho, materializados em alimentos, cartas solidárias carinhosas, roupas, brinquedos e produtos de higiene. (acompanhe - Ação social- Praça Solidária).
Procuramos selecionar alguns dos trabalhos realizados durante o ano para compor o nosso site. Esperamos ter conseguido marcar positivamente o coração dos nossos estudantes neste 2020 que entrará para a História.
Com muito amor,
Professoras Cláudia Guarnieri, Luciana Genaro, Patrícia Marques, Daniela Marrachini