Geotecnia, Riscos Naturais e Geotécnicos e Sustentabilidade

Já se encontram disponíveis as fotos do evento.

Consulte o separador "Memória fotográfica"

O "16CNG - 16º Congresso Nacional de Geotecnia" realiza-se pela primeira vez nos Açores, na cidade de Ponta Delgada, de 27 a 30 de maio de 2018 e está a ser organizado pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) dos Açores, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), que o promove.

Trata-se do principal evento da Sociedade Portuguesa de Geotecnia, que se realiza habitualmente com uma periodicidade bienal desde 1985, com o objetivo de fomentar o debate técnico e científico entre a comunidade geotécnica nacional, integrando as áreas da geologia de engenharia, da mecânica dos solos e da mecânica das rochas e proporcionando também o convívio associado à troca e atualização de conhecimentos entre os especialistas ligados à investigação, ao ensino, ao projeto, à construção à manutenção e à exploração de obras na área da Geotecnia.

A realização desta 16ª edição nos Açores acrescenta-lhe a mais valia de proporcionar o contacto direto com realidades geológicas e geotécnicas específicas de uma região vulcânica como os Açores.

O 16º Congresso Nacional de Geotecnia subordinar-se-á ao tema genérico “Geotecnia, Riscos Naturais e Geotécnicos e Sustentabilidade”,

As belezas únicas derivadas da natureza vulcânica das ilhas dos Açores, as especificidades geográficas, culturais, gastronómicas, bem como a hospitalidade do povo açoriano, poderão também ser uma justificação acrescida para aliar o interesse técnico-científico ao aspeto turístico e aproveitar esta excelente ocasião para visitar os Açores, em particular a ilha de S. Miguel.

O arquipélago dos Açores, constituído por nove ilhas, todas de origem vulcânica encontram-se em pleno Atlântico Norte, dispersas ao longo de uma faixa com cerca de 600 km de extensão de Santa Maria ao Corvo e sensivelmente entre 37° e 40° de latitude norte e 25° e 31° de longitude oeste. Residem 246 772 pessoas (dados de 2011) neste território insular de 2 325 km2, que está a uma distância de 1 600 km do continente europeu e 2454 km do continente norte-americano (Canadá). As ilhas do arquipélago foram divididas em três grupos geográficos: o Grupo Oriental, composto por Santa Maria e São Miguel, o Grupo Central integra as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, e o Grupo Ocidental constituído pelas ilhas Corvo e Flores.

Uma viagem aos Açores será sempre uma aventura de descoberta. Nestas ilhas espera-vos uma terra de misteriosas crateras vulcânicas, lagos encantadores e fascinantes paisagens, e as suas águas límpidas atraem baleias, golfinhos e marinheiros de todos os cantos do mundo.

Ao participar no Congresso terá oportunidade de conhecer São Miguel, Santa Maria e Terceira.

Para preparar a sua viagem a Comissão Organizadora aconselha a consulta do site http://www.bigblue-adventures-16cng.com

Copyright (c) 2017 Laboratório Regional de Engenharia Civil