Pagamento de Despesas

Introdução

O CHBAGRO SMART possibilita realizar um controle dos pagamentos referente às notas de entrada que foram lançadas no sistema, ou seja, a medida que ocorre o lançamento da NF, o sistema gera automaticamente o controle de pagamento de despesas, possibilitando ao usuário emitir Relatório das Despesas - Aberto, bem como consultá-las em tela; baixar o pagamento após a sua liquidação e monitorar através de relatório e também em tela as despesas pagas.

Conhecendo o Controle de Despesas

Conforme já introduzimos anteriormente, a despesa gerada pelo lançamento da nota fiscal será inserida automaticamente na tela de pagamento de despesa.

Todas as transações, exceto a emissão de relatórios em PDF, serão feitas numa única tela, possibilitando assim, maior facilidade na execução da operações de pagamento.

Os Filtros da Tela:

Chamaremos de DUPLICATA a despesa gerada pelo lançamento da nota fiscal.

A tela possui vários filtros que possibilitarão a localização de uma ou mais duplicatas de acordo com as características do lançamento da nota.

Os Filtros disponíveis são:

  • Duplicata / Seq. Inicial e Final: o usuário poderá localizar uma duplicata pelo seu número, que será o mesmo número da nota fiscal, e desta forma, fazer uma movimentação específica. Caso queira visualizar todas as duplicatas, deixe o campo Duplicata / Seq. Inicial com zero, e no campo Duplicata / Seq. Final, preencha com 999999.
    • O campo SEQ. representa a sequência da duplicata, ou seja, quando uma nota fiscal possui parcelamento, o programa da nota ao realizar integração no controle de despesa, cria uma sequência de duplicatas de acordo com o vencimento de cada uma delas, assim, se o usuário lançou uma nota com um parcelamento em três vezes, serão geradas três duplicatas de forma sequencial de acordo com os respectivos vencimentos.
  • Fornecedor Inicial e Final: o usuário poderá localizar as duplicatas pelo código do seu fornecedor. Caso queira visualizar todas as duplicatas de todos os fornecedores, deixe o campo Fornecedor Inicial com zero, e no campo Fornecedor Final, preencha com 999999.
  • Emissão Inicial e Final: o usuário poderá localizar as duplicatas pela sua data de emissão. A data de emissão da duplicata é a mesma da nota fiscal, sendo assim, caso queira filtrar somente as duplicatas de um determinado período, por exemplo, emitidas no dia 31/03/2018, preencha os dois campos com essa mesma data. Caso queira visualizar todas as duplicatas independente da data de emissão, deixe o campo Emissão Inicial com espaços em branco, e no campo Emissão Final preencha com 31/12/2999.
  • Vencimento Inicial e Final: como padrão, estes campos já são preenchidos pelo sistema com a data do dia, pois, subentende-se que o usuário irá acessar o sistema diariamente para registrar os pagamentos do dia. Contudo, estes campos podem ser alterados pelo o usuário a qualquer momento, para isso, basta preencher no campo Vencimento Inicial com a data de início da pesquisa desejada e, no campo Vencimento Final, a data final da pesquisa.
    • Como Exemplo, ao preencher o Vencimento Inicial com 01/03/2018 e o Vencimento Final com 31/03/2018, serão exibidos na tela todas as duplicatas cujo vencimento estão compreendidos neste intervalo de data.
  • Status: o sistema também trabalha com um status para o controle da duplicata, sendo:
    • Aberto: este sempre será o status padrão de abertura da tela, e quando selecionado, exibirá todas as duplicatas que ainda possuem saldo para pagamento, ou seja, aquelas duplicatas que ainda não possuem nenhuma baixa ou, que tiveram um pagamento parcial.
    • Pagos: este status exibirá as duplicatas que estiverem com o saldo "zero", ou seja, foram pagas integralmente. Caso uma duplicata tenha pagamentos parciais, não serão exibidos na seleção deste status.
    • Todos: exibe tanto as duplicatas que possuem saldo quanto aquelas que já possuem baixas.
  • Também será possível a exportação das duplicatas para o formato Excel, mais fique atento, o resultado da exportação se dará conforme o preenchimento dos filtros da tela de pagamento de despesas.

Agora que você já conhece os filtros da tela de Pagamento de Despesas, vamos aprender a realizar uma baixa?

Então clique aqui.