Prototipação

ESQUEMATIZAÇÃO DO PROTÓTIPO

Decidimos centralizar na proposta do cartão NFC para PCDs e dos totens nas paradas de ônibus

Inicialmente quisemos criar uma representação visual do nosso produto final, de como ele seria esteticamente. De modo que ele cumprisse os seguintes requisitos:

DESIGN CONCEITUAL

Para visualizar de fato como seria o produto começamos com um design conceitual, que serviu como um esboço inicial do protótipo.

PROTÓTIPO DE BAIXA FIDELIDADE

Após o esboço, iniciamos o desenvolvimento do artefato físico em questão, o protótipo de baixa fidelidade.

PROTÓTIPO DE ALTA FIDELIDADE

Seguindo as orientações, começamos a desenvolver o protótipo funcional utilizando a tecnologia de Arduino e a placa de leitura NFC PN532.

O circuito principal fica dentro da caixa, que representa o totem que ficara proximo às paradas de ônibus, na tela será selecionada a linha de ônibus qual o PCD deseja, e logo o totem comunicara um ônibus proximo da linha desejada para avisar da presença do PCD. 

Foi escolhida a tecnologia NFC pois o cartão se tornaria opcional, podendo ser registrado no telefone celular. 

A comunicação foi realizada, apenas para meios de validação, utilizando a comunicação serial com fios entre os dois arduinos, mas na situação real, uma tecnologia de comunicação a longa distância para comunicar os totens nas paradas e os ônibus. 

Por fim, o motorista receberia o sinal da presença do PCD na parada especifica, e seria registrado no sistema o pedido, no ônibus, teria outro totem para confirmar a presença do PCD no mesmo. 

Ésquematico feito no Tinkercad

Construção do Circuito Físico 

Protótipo Final