Empatização

DESK RESEARCH

Durante esta etapa nosso primeiro objetivo foi obter uma visão inicial e mais contextualizada, para isso foram realizadas várias pesquisas, utilizando o método da Desk Research.

Ou seja, analisamos e estudamos informações já existentes, nas chamadas fontes secundárias, como documentos, relatórios, artigos e sites confiáveis. Tentamos seguir as seguintes etapas para realizar as pesquisas de uma maneira mais organizada:

1. Verificação das Fontes

2. Coleta de Dados

Reunimos, dento dos materiais pesquisados, as informações relacionadas aos temas de cidades inteligentes, mobilidade urbana e acessibilidade e inclusão.

3. Análise e Síntese

Após a leitura e o estudo dos materiais na integra, filtramos o que foi considerado mais relevante para o projeto.

4. Documentação

Organizamos os insights das pesquisas em Matrizes CSD, que foram sendo atualizadas conforme o andamento do projeto.

DEFINIÇÃO DO TEMA - MOBILIDADE ACESSÍVEL

Inicialmente buscamos entender o conceito de Cidades Inteligentes.

Nesse momento pudemos compreender, de forma simplificada, que as cidades inteligentes procuram sempre empregar vários tipos de tecnologias e inovações com o objetivo de solucionar os desafios urbanos, continuamente melhorando a qualidade de vida e criando novas oportunidades.

IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO

Entendemos também que as Cidades Inteligentes também promovem desenvolvimento socioeconômico e sustentável enquanto não deixam ninguém para trás.

Este foi um ponto de extrema importância quando estávamos identificando o público-alvo do projeto, a necessidade de inclusão e acessibilidade. Por esse motivo concordamos em enfatizar as pesquisas para as Pessoas com Deficiência (PCD's) e com mobilidade reduzida com foco maior nos usuários de cadeiras de rodas. Além disso, combinamos de focar ainda mais na Região Metropolitana do Recife (RMR), por ser mais familiar para a equipe como um todo.

Dentro das várias vertentes das Cidades Inteligentes, a mobilidade urbana foi a que chamou bastante a nossa atenção. E ao associar a mobilidade e a acessibilidade e o público-alvo já definido, pudemos chegar ao nosso tema principal, a Mobilidade Acessível a PCD's na Região Metropolitana do Recife.


PRINCIPAIS DADOS COLETADOS

Depois de diversas pesquisas pudemos encontrar várias informações e dados, contudo nem todos seriam relevantes para o projeto num primeiro instante. Portanto selecionamos alguns dos que mais contribuíram para o nosso entendimento da problemática. 

São eles: