Promover a garantia dos direitos humanos em articulação com setores da sociedade civil organizada, poder público e comunidade local, no intuito de combater as desigualdades e injustiças a nível municipal, em especial atenção e apoio aos mais vulneráveis diante de ameaças e violações.
Propor soluções que causem impacto positivo na comunidade local.
Capacitar agentes públicos e privados no âmbito dos direitos humanos para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Identificar, analisar e produzir pareceres e notas técnicas sobre legislações a nível municipal e regional que afetam os direitos humanos.
Realizar ações de litigância estratégica em defesa de direitos difusos e coletivos, de maneira extrajudicial e/ou judicial, no âmbito local e regional, nas mais variadas instâncias de militância como as esferas nacionais da justiça comum e eleitoral, e dos tribunais regionais federais e do trabalho, além do superior tribunal de justiça e Supremo Tribunal Federal (STF), e nas esferas internacionais como nos sistemas interamericano (OEA) e Universal de Direitos Humanos (ONU).
Monitorar decisões do sistema de justiça e produzir pesquisas para sensibilização e advocacy.