X JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E DE EXTENSÃO

Sobre o Evento

A Jornada de Iniciação Científica e de Extensão é um evento anual promovido pela pró-reitoria acadêmica, através do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão – NUPPE, com o objetivo de divulgar a produção técnico-científica da comunidade acadêmica e as práticas de transferência do conhecimento para sociedade como atividade de extensão. Constitui-se como um espaço de socialização do conhecimento e de incentivo à produção de novos saberes, na medida em que estimula os acadêmicos ao envolvimento com a prática da pesquisa e da extensão.


Em razão da pandemia da COVID-19, a 10ª edição da Jornada acontecerá totalmente online. Será um grande desafio, mas também uma excelente oportunidade, tanto para organizadores quanto para participantes, envolverem-se com as plataformas digitais, numa verdadeira imersão ao mundo tecnológico da informação e comunicação.

Convidamos toda comunidade acadêmica e sociedade a participarem conosco desse espaço de apresentação, discussão, reflexão e aprendizagem de conhecimentos técnicos, científicos e humanos acerca de temáticas relevantes para o processo de formação dos nossos graduandos.


Objetivos

A X Jornada de Iniciação Científica e de Extensão tem por objetivo fundamental a divulgação de pesquisas desenvolvidas por alunos da graduação, voluntários e bolsistas (PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, PIBIC/UniCatólica e Projetos de Extensão) do Centro Universitário Católica do Tocantins.

Objetivos Específicos:

  • Oportunizar aos discentes, egressos, docentes de graduação e pós-graduação do UniCatólica e de outras instituições de ensino e pesquisa participarem da produção e divulgação do conhecimento científico.

  • Estimular a participação ativa da comunidade acadêmica em projetos interdisciplinares de pesquisa científica, desenvolvendo o pensamento crítico-reflexivo.

  • Propiciar aos alunos a aquisição de conhecimentos e vivências relacionados às diferentes abordagens, técnicas e métodos de investigação.

  • Socializar as experiências de compartilhamento do conhecimento com a sociedade onde está inserida a instituição, demonstrando as possibilidades de interação e de transformação da realidade social.

  • Valorizar a investigação científica e a extensão como prática permanente da Instituição.

  • Mobilizar estudantes do Ensino Médio para vivenciarem experiência na Universidade.