Rebeca Nataly Oliveira Aquino
Estudante do Curso Integrado de Segurança do Trabalho do IFPE-Campus Caruaru
Data: 3 de dezembro de 2023.
Brooklyn Nine-Nine é uma série de comédia policial que possui uma grande quebra de estereótipos, as duas figuras de autoridades são negras e o capitão é homossexual, duas mulheres latinas com personalidades distintas não são retratadas de forma sensual, além de retratar temas importantes.
A última temporada se inicia com o fim da pandemia, tanto que os personagens estão utilizando máscaras e os detetives Boyle e Peralta utilizam mãos de luvas para simbolizar um cumprimento, recebemos também, a notícia que Rosa Dias deixa a delegacia por causa dos acontecimentos de abuso policial nos Estados Unidos, resultando no morte de George Floyde. A saída dela foi algo inesperado para os espectadores, deixando-os surpresos.
A série aborda temas mais delicados que se faz necessário discutir, revelando ainda mais na última temporada, uma característica que a maioria das séries de comédia não possuem, sem ocorrer piadas de cunho pejorativo mantendo-se fiel a sua identidade.
Em seguida observamos um salto de um ano, com isso, a detetive Santiago retorna pois estava em licença maternidade, Hitchcock se aposentou e mudou-se para o "Brasil", capitão Holt e Kevin se separam. Ou seja, há uma grande mudança na delegacia Nine-Nine. Com o passar dos episódios, observamos Amy e Jake cuidando de seu filho, eles acabam tornando essa parte engraçada pois tentam conciliar maternidade, paternidade e o trabalho ao mesmo tempo.
Doug Jude retorna com uma participação especial e como sempre engana Jake, entretanto acaba se arrependendo e arrisca sua vida para salvar o detetive, que no futuro ajuda-o a sair da cadeia, essa atitude que ele toma não é o correto a se fazer, é uma ação corrupta.
Charles não é um Boyle de sangue, o que nos deixa intrigados de certa forma pois ele é o mais Boyle de todos, logo, foi uma grande surpresa quando revelada ao público, jamais imaginaria-se algo do tipo.
Mais para o final da temporada, capitão Holt e Kevin se casam novamente, contudo, sinto falta do cachorrinho de estimação Cheddar na cerimônia que seria essencial, levando em consideração a importância do animal no seriado.
O final é um compilado de dois episódios sobre o tradicional roubo de Halloween, que não aconteceu na data prevista em decorrência a alguns acontecimentos. Jake se prepara para anunciar sua saída da NYPD (Polícia de New York) para apoiar Amy, quebrando outro estereótipo de que é a mulher que sempre para de trabalhar quando se tem filhos, ela e Holt também irão sair da delegacia 99.
Os episódios ocorrem com muito drama, reviravoltas e é claro muitas traições para ser o campeão. A todo momento é relembrado a trajetória da série, temos também, a participação da mais previsível e aguardada Gina, que retorna para auxiliar no roubo, Hitchcock acaba sendo campeão pois comprou o prêmio do Bill por 40,00 dólares. E então todos começam a se despedir de forma emocionante.
No final do episódio, há uma cena pós-créditos que é o roubo do ano seguinte em que todos retornam à delegacia para continuar a tradição. Essa temporada foi mais curta, possuindo somente 10 episódios que conseguiram trazer a essência da série, arrematado de forma excepcional.