Rafael Rabelo Olmos
Estudante do Curso Integrado de Mecatrônica do IFPE-Campus Caruaru
Data: 3 de dezembro de 2023.
Recentemente, no mundo dos cinemas, estivemos presenciando diversos lançamentos que tem entretido e interessado uma variedade de pessoas no mundo devido a qualidade dos filmes que foram produzidos nesses últimos meses, e entre tantos lançamentos interessantes cativantes, nenhum deles foi tão publicamente aclamado e antecipado quanto o filme de Super Mario Bros.
Mario é atualmente a mais famosa franquia de jogos eletrônicos do mundo, com o lançamento do primeiro verdadeiro jogo do Mario lá em 1985, e por ser uma série de jogos visualmente muito bonita e atraente, e com jogabilidade simples mas divertida, ela conseguiu conquistar os corações de milhões de pessoas pelo mundo todo, e com tantos anos de história e o constante aumento da popularidade da série, havia algo que os fãs haviam desejado desde que Mario dominou o mundo dos jogos: uma adaptação para a grande tela do cinema, um filme.
Em 1993, houve a primeira tentativa de transformação da série em filme, porém, o filme foi um absoluto fracasso, com uma história sem sentido, falta de qualidade nos efeitos especiais, e mais importante, a falta de fidelidade que o filme teve com os jogos.
Depois desse desastre, os fãs haviam perdido as esperanças de ver um verdadeiro filme que fosse realmente fiel aos jogos, mas, depois de 30 anos de espera, isso iria mudar, pois 5 de abril de 2023, entra em cartaz nos cinemas, o Super Mario Bros. O Filme.
Fãs por todo o mundo não conseguiam sequer acreditar, finalmente! Uma verdadeira adaptação do universo do Mario nas telonas do cinema! E o filme……não decepcionou nem um pouco.
Dirigido pelos diretores Aaron Horvath e Michael Jelenic, Super Mario Bros. O Filme foi um sucesso tão estrondoso, que em apenas UMA SEMANA, se tornou um dos filmes de animação com a maior bilheteria da história, e atualmente já rendeu mais de 1,2 bilhões de dólares! E com razão! Esse filme é exatamente o que os fãs queriam por todo esse tempo.
O filme conta a história de um encanador chamado Mario, que trabalha junto com seu irmão Luigi numa companhia que eles mesmos criaram, para terem a oportunidade de ajudar pessoas como podem, e para se sustentarem.
Um dia, Mario e Luigi foram resolver um problema que havia ocorrido nos encanamentos da cidade, e acabaram caindo no bueiro, e lá dentro, estavam investigando a área, e de repente eles encontram um enorme cano verde, que parecia ter algo estranho, então, a curiosidade acabe vencendo os irmãos, e quando foram checar no cano, eles foram rapidamente sugados para dentro, indo direto para uma espécie de universo paralelo, onde no meio do caminho, eles se separam, cada um indo para um lugar diferente, Mario acaba num lugar chamado Reino dos Cogumelos, onde conhece os Toads(os habitantes do reino) e a Princesa, chamada Peach, enquanto o Luigi para em uma terra sombria….o castelo de Bowser, o principal vilão do filme, que tem o principal objetivo de ter a princesa Peach como sua esposa, e com a ajuda de seus diversos capangas, ele fará de tudo para isso acontecer, enquanto o objetivo de Mario, é salvar o seu irmão Luigi das garras de Bowser.
Essa é a história do filme, e podemos ver todo o trajeto de Mario, Peach e um toad que decidiu acompanhá-los, através das diversas áreas e muitos perigos que eles precisam enfrentar até a batalha final contra Bowser.
O filme tem um ritmo muito acelerado, com diversas cenas de ação, podendo ir de uma grande luta entre Mario e Donkey Kong(um personagem introduzido pela metade do filme), até uma grande corrida entre todo mundo! O filme tem um charme imenso, com a que é na minha opinião, a animação mais linda e bem feita que a Illumination(o estúdio que produziu o filme) já fez, é tudo bem colorido e gostoso de se olhar.
A dublagem do filme surpreende muito também, ela é EXTREMAMENTE bem feita e exatamente como os fãs de Mario imaginariam as vozes dos personagens no filme, e tem a trilha sonora, que é simplesmente sensacional, arranjos incrível de músicas clássicas de jogos do Mario, muito bom de se ouvir, porém, o que o filme mais acertou, foi o cuidado que os produtores tiveram para fazer uma experiência inesquecível para qualquer fã de Mario que ver esse filme, eu nunca vi um filme que tem tanta referência quanto esse! Tem mais de 150 referências! Parece que a cada segundo que passa você percebe um detalhe no fundo diferente que remete a jogos antigos do Mario, tem até referências a jogos fora da franquia!
Em resumo, esse é um filme que serve pra você se divertir ao máximo enquanto assiste, rindo e curtindo cada momento, e por isso, ele obviamente não vai ser um filme que faz você chorar, ou ter alguma reação emotiva em relação a algum personagem e etc, como consequência da premissa simples da história , mas o esse filme não é sobre isso, é sobre te deixar alegre, e ter um bom tempo assistindo vendo seu encanador favorito na telona, mesmo que não seja por tanto tempo, e sim, eu acho sim que 1 hora e meia é muito curto pra um filme como esse, acredito que poderiam fazer um pouquinho mais para estender a diversão.
Esse filme claramente tinha o objetivo de agradar fãs da série, e por isso, quem nunca ligou muito pra Mario, provavelmente vai assistir o filme achando "é…..legalzin eu acho", mas pra mim e pra muitos outros que viveram a infância jogando e apreciando a série, esse filme é realmente algo especial, quase chorei de nostalgia! E por todos esses motivos, eu digo que Super Mario Bros. O Filme merece um…. 9/10.