Maria Giovanna Cavalcante Silva
Estudante do Curso Integrado de Segurança do Trabalho do IFPE-Campus Caruaru
Data: 3 de dezembro de 2023.
Esse filme foi o primeiro longa-metragem de animação Disney, lançado em 08 de julho de 1994. Apresenta como diretores Rob Minkoff e Roger Allers. Possuí seu elenco composto por Matthew Broderick (Simba); James Earl Jones (Mufasa); Jeremy Irons (Scar); Moira Kelly (Nala); Ernie Sabella (Pumba); Nathan Lane (Timão); Rowan Atkinson (Zazu); Robert Guilaume (Rafiki) e Whoopi Goldberg ( Shenzi). A musicalidade é feita por Hans Zimmer (orquestral); Elton John (música) e Tim Rice (letras). O cenário onde a animação foi retratada é Nas Terras do Reino, na África; a direção de arte é toda inspirada no Parque Nacional do Serengeti, na Tanzânia.
A história retrata o crescimento do jovem Simba, filho de Mufasa o Rei, que posteriormente acaba falecendo e Simba é destinado a se tornar o rei da selva e assumir o lugar de seu pai. Porém, Simbar cai em uma armadilha de seu tio Scar (irmão de Mufasa) que foi o responsável pela morte de Mufasa. Então, Simbar foge e encontra novos amigos pela floresta Timão e Pumba onde passa a viver e crescer com eles. Futuramente, ele reencontra sua melhor amiga de infância Nala que comunica-o de como está o reino. Simba, de acordo com todos os aprendizados de seu pai, decide reivindicar seu trono.
Desse filme podemos retirar algumas lições de vida são elas: Simba e sua amiga Nala, nos mostra que se a amizade for verdadeira, independentemente do que aconteça nada irá mudar. Já Mufasa e Simba retratam a importância dos nossos pais que são nossos primeiros amigos e sempre poderemos contar com eles. Timão e Pumba nos ensinam que as diferenças não impedem uma amizade de acontecer, mostra que essas diferenças se complementam fortalecendo ainda mais a amizade. Por fim, deixa claro que tudo faz parte de um equilíbrio, e que o príncipe precisa aprender a respeitar todos do reino mesmo quando se torna rei. Isso mostra a importância de termos empatia com o próximo.
De maneira geral, o filme O Rei Leão nos retrata como é vivermos diante da sociedade e que devemos enfrentar nossos desafios com a cabeça erguida para que possamos alcançar nossos objetivos.