Geovanna Soares de Lima
Estudante do Curso Integrado de Segurança do Trabalho do IFPE-Campus Caruaru
Data: 3 de dezembro de 2023.
A adaptação do quarto livro da saga de sucesso Harry Potter, lançado em 2005 logo se tornou um dos filmes favoritos dos Potterheads. Depois de ler o livro que foi uma leitura extremamente maçante e desinteressante, deixarei meu fanatismo pela saga de filmes de lado e irei fazer uma crítica imparcial.
O filme em si é muito importante para saga, pois marca a volta de você- sabe-quem e expande o universo bruxo trazendo escolas de magia de outros países para Hogwarts.
Claro, como qualquer outra adaptação de um livro muita coisa foi cortada, mas teve 2 coisas extremamente importantes que me fez sentir falta no filme.
No começo do filme vemos Harry, Hermione e os Weasleys indo ver o campeonato internacional de quadribol, até que a marca negra é conjurada, no filme Potter vê um homem a conjurando que veio ser revelado que seria Barto Crouch Jr um dos comensais da morte, no livro a pobre elfa Winky é acusada de conjurar a marca negra e é libertada de seu senhor. A existência de Winky sequer foi citada no filme.
Hermione observando o trabalho escravo de Winky e descobrindo que havia elfos trabalhando de forma abusiva em hogwarts, se revolta e cria a F.A.L.E o Fundo de Apoio à Libertação de Elfos, que tinha o objetivo de cobrar diretos trabalhista para os elfos. Esse movimento não foi bem visto pelos elfos, pois eles não viam a liberdade como algo bom e ser liberto era motivo de vergonha, apenas o elfo Dobby apoia a causa quando Hermione vai a cozinha visita-los. A cena da cozinha, a revolta de Hermione e nem o F.A.L.E foram citados no filme o que foi uma atitude louvável da Jovem Granger e mostraria um pouco mais de como ela é.
O filme é muito bem feito, o visual de olho-tonto Moody ficou extremamente medonho como é citado no livro, gostei bastante de como os efeito especiais da conexão de varinhas entre Harry e Lorde Voldemort foi feito, apenas os Weasleys e Harry estavam precisando passar no cabeleireiro, seus cabelos estavam enormes.
Minha conclusão é, o filme realmente é muito bom, eu acrescentaria os pontos que citei, acredito que talvez até tenham sido gravados,mas cortados na versão final, quer algo mais detalhado? Leia o livro mas boa sorte, vai ser uma leitura difícil. Entendo a fama o filme é extremamente envolvente.