Analynne Moura Cardoso Silva
Estudante do Curso Integrado de Mecatrônica do IFPE-Campus Caruaru
Data: 3 de dezembro de 2023.
“Os Croods 2: Uma Nova Era” apresenta uma sequência animada repleta de personagens cativantes, que abordam temas importantes de forma reflexiva.
O filme nos mostra a família pré-histórica dos Croods, que se depara com um novo desafio ao descobrir a família dos Bemelhores, uma família mais evoluída com tecnologia e conhecimentos avançados. Através da interação entre as duas famílias, a trama analisa questões sociais e ideológicas, especialmente relacionadas a temas como adaptação, respeito às diferenças e evolução.
Outro ponto a ser abordado no filme, é a questão da independência e amadurecimento dos personagens, onde a protagonista Eep, busca seguir seu próprio caminho e se desapegar da superproteção de seu pai. A trama é desenvolvida de maneira emocionante e nos faz pensar sobre a importância do apoio e do respeito mútuo dentro de uma família.
Além disso, a entrada da família dos Bemelhores, uma família que se considera mais evoluída, acrescenta um recurso provocante a trama. A divergência entre as duas famílias, Croods e Bemelhores, permite analisar temas como, aceitação e a riqueza que pode ser encontrada na diversidade, como também apresenta uma mensagem positiva sobre aceitar as diferenças e trabalhar juntos.
No entanto, o filme pode deixar a desejar em aspectos mais profundos, embora a mensagem de aceitação e união entre as famílias Croods e Bemelhores, esteja de forma clara; o ponto central da trama às vezes pode parecer previsível e óbvio em determinados momentos, com desfechos rápidos e situações que não exploram o potencial emocional de forma satisfatória, como também não aborda de maneira significativa as lições que poderiam ser transmitidas para o público, deixando em algumas partes o filme um pouco monótono.
Portanto, "Os Croods 2 : Uma Nova Era" é um filme que embora possa deixar a desejar em alguns aspectos, o mesmo oferece entretenimento e momentos de reflexão sobre a importância da família, do respeito e da aceitação das diferenças.