2.1 Apresentação de Trabalho


Apresentação de trabalho de elaboração própria, individual e/ou em coautoria, em eventos científicos como congressos, encontros, seminários, simpósio, colóquios.

2.1.1 Natureza da Apresentação de Trabalho

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA - Texto ou intervenção apresentado oralmente ou por escrito e elaborado com a finalidade de fomentar a troca de experiências entre os vários grupos que cultivam a mesma área de investigação, de forma que, de uma discussão com nível, se abram nova vias de pesquisa; relatório de observação de campo e de experiência de laboratório, que consiste em descrever uma situação real que envolva, por exemplo, relações humanas, políticas, administrativas, assim como fatos que interessem às disciplinas científicas em geral.

Fonte: FARIA, Maria Isabel Ribeiro de; PERICÃO, Maria da Graça. Dicionário do Livro: da escrita ao livro eletrônico. São Paulo: Edusp, 2008.

CONFERÊNCIA - Apresentação de um tema específico por um expositor ou conferencista (uma autoridade no assunto), por um tempo limitado (em geral de 40 a 50 minutos) e para um grande número de ouvintes. Normalmente é um dos formatos utilizados em seminários e congressos.

Fonte: MARTIN, Vanessa. Manual prático de eventos: gestão estratégica, patrocínio e sustentabilidade – 1a ed. – Rio de : Elsevier, 2015, n.p.

CONGRESSO - Reunião de grupo de especialistas de uma mesma área, ou de áreas afins, para resolver problemas de interesse comum, público ou internacional; sob o ponto de vista catalográfico, termo geral usado para reuniões ou manifestações temporárias, que podem ser periódicas ou não, como os colóquios, simpósios, conferencias, feiras, festivais, jornadas, exposições e etc. Nota: Quando se tratar de seminário e simpósio serão observadas as denominações constantes nos certificados recebidos.

Fonte: FARIA, Maria Isabel Ribeiro de; PERICÃO, Maria da Graça. Dicionário do Livro: da escrita ao livro eletrônico. São Paulo: Edusp, 2008.

SEMINÁRIO - Consiste numa exposição oral feita por um coordenador que domine o assunto a ser debatido, além de um ou dois apresentadores que possuam algum conhecimento prévio do assunto. Pode ser apresentado na forma de palestras, painel, mesa redonda etc. A dinâmica da sessão divide-se em três momentos: fase de exposição, quando um participante apresenta ao grupo a pesquisa realizada; fase de discussão, quando o assunto é debatido; e fase de conclusão, quando o coordenador submete à aprovação do grupo as recomendações finais, ajudando no delineamento das conclusões da sessão.

SIMPÓSIO - Reunião técnico-científica destinada a discussão de alto nível e à transferência de conhecimento nas diversas áreas do saber, podendo ser dividida em subtemas, apresentados por especialistas. Os participantes apresentam seus pontos de vista em relação ao tema em pauta e, após as explanações, pode haver a participação do público na forma de perguntas orais ou escritas. Os anais compilam os trabalhos no final do evento, que tem duração de dois a três dias.