Dia 16 de dezembro, a Prefeitura de Salvador - por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) - apresentou para cerca de 20 moradores do bairro da Pituba a proposta de projeto de requalificação da Lagoa Vela Branca.
(clique no topo da imagem, à direita, para abrir o arquivo)
Monitorar a qualidade da água, plantar árvores nas margens da lagoa e promover ações de fiscalização e educação ambiental são algumas das medidas previstas no programa de requalificação da Lagoa dos Patos, apresentado na reunião do dia 16 de dezembro pelo consultor Fernando Antônio Esteves – Engenheiro Florestal, mestre em Desenvolvimento Sustentável e doutor em Geologia Ambiental.
Durante os dias 15, 16 e 18 de janeiro, uma equipe técnica formada por biólogos e engenheiros ambientais da SECIS esteve na Lagoa dos Patos e resgatou 42 patos que sobreviviam do local. A ação foi necessária por motivo dos animais não estarem vivendo nas condições ideais em razão do baixíssimo volume d'água do manancial, o que poderia até causar a morte de alguns. Todos foram levados para uma fazenda na região de Conceição de Feira e acolhidos em um ambiente adequado para eles. Após a lagoa voltar ao seu estado natural, os patos serão devolvidos ao local.
No dia 1º de fevereiro de 2019, por volta das 9h, uma equipe da Secis esteve na Lagoa dos Patos para avaliar o local onde talvez seja implantada uma horta comunitária. Três moradores estavam presentes na visita.
Representantes da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) se reuniram no dia 06 de fevereiro, na sede da Secis na Av. Sete de Setembro, para alinhamento das inspeções nos condomínios e empreendimentos que possuem poços artesianos no entorno da Lagoa dos Patos.
Oficio - No dia 10 de janeiro, a Secis enviou ofício (015/2019) ao Inema solicitando informações e providências a respeito da situação de algumas lagoas da cidade que estão com baixo volume de água em decorrência da instalação clandestina de poços artesianos em volta da lagoa.
No dia 11 de fevereiro os geólogos Fabiane Santos e Bruno Moreira, juntamente com moradores do bairro da Pituba e técnicos da Secis, realizaram uma visita técnica na área do entorno da Lagoa Vela Branca (Lagoa dos Patos), especificamente no terreno baldio do Colégio Estadual Carlos Corrêa de Menezes. O objetivo da ação foi averiguar a informação de moradores da existência de possíveis lagoas na região. Ao final, não foram encontradas lagoas na área do colégio que limita com a Lagoa dos Patos.
Como parte das medidas de requalificação da Lagoa dos Patos, nesta terça-feira (19) foram instalados, em locais específicos da lagoa, três poços piezométricos para monitoramento do seu nível de água. A ação foi acompanhada por técnicos da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e por geólogos consultores do programa de revitalização do manancial.
“Todo mês faremos uma leitura do nível de água da lagoa e da pressão com que essa água chega do aquífero ao local. Ao final de 1 ano será emitido um relatório que ajudará a entendermos a atual situação do manancial”, explica o doutor em Geologia Ambiental e consultor, Fernando Esteves.
Durante três dias do mês de março (14, 15 e 16), uma equipe da Prefeitura trabalhou na retirada de materiais inorgânicos (saco plástico, garrafas, latas, pneus), materiais orgânicos (ervas daninhas e Serra pilheira) e sedimentos provenientes da saída do sistema de drenagem de águas pluviais no leito da lagoa.
Como parte das medidas de requalificação da Lagoa dos Patos, sábado (27.04) foram plantadas 30 árvores no entorno da lagoa. Cerca de 20 moradores do bairro, acompanhados por uma equipe técnica da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) participaram da ação plantando árvores de espécies adequadas para o crescimento às margens do manancial. A intervenção também fez parte da programação da Operação Plantio Chuva, que vai arborizar mais de 60 espaços públicos de Salvador até o fim de julho.
Hoje (19) plantamos mais 5 árvores nas margens da lagoa com alguns moradores. A ação tem o objetivo de recompor a vegetação no entorno do manancial com espécies adequadas que contribuam para a sobrevivência da lagoa. Há duas semanas outras 30 mudas foram plantadas no local com cerca de 20 moradores do bairro. As duas intervenções também fazem parte da programação da Operação Plantio Chuva, que vai arborizar mais de 60 espaços públicos de Salvador até o fim de julho.
Contato | Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS) : 71 | 3202 -5630
e-mail: secis.salvador@gmail.com