A Universidade São Francisco (USF) segue as orientações de órgãos oficiais sobre a Covid-19 e mantém o monitoramento ativo da situação de saúde local e global.

As informações em relação às orientações institucionais serão atualizadas nos canais oficiais de comunicação e também neste site.

A USF informa que todas ações realizadas, visam a segurança e o cuidado com a saúde dos estudantes, docentes e corpo técnico-administrativo. A Universidade tem direcionado todos os seus esforços para garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem neste período.

Orientações à comunidade USF

A Universidade São Francisco (USF) comunica como ocorrerão as atividades acadêmicas no 1° semestre de 2021:

As aulas teóricas permanecerão no ambiente de aprendizagem remoto até o final do 1º semestre de 2021, seguindo a trilha institucional de aula remota supervisionada;

As aulas práticas presenciais ocorrerão de acordo com o planejamento de cada curso, com adaptação necessária para garantia da saúde coletiva.

Esse planejamento acadêmico está de acordo com a Portaria MEC nº 1.038, de 07 de dezembro de 2020 e segue as medidas de segurança sanitárias estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, com orientação do Comitê Interno de Prevenção à COVID-19, assim como respeita o Plano de Retorno da Educação do Governo do Estado de São Paulo e os protocolos para a realização das atividades com segurança e eficácia, disponíveis no site institucional da COVID-19, onde se encontra o Plano de Contingência de Biossegurança da USF.

O planejando acadêmico, o calendário escolar e o cronograma de atividades pedagógicas podem sofrer alterações, de acordo com as determinações federais, estaduais e municipais e, se necessário, novas informações serão divulgadas nos canais de comunicação oficiais da Universidade.

Campanhas e doações

Diante do cenário de pandemia do COVID-19, a Universidade São Francisco (USF) tem realizado uma série de ações que tem como proposta ajudar ao próximo. Veja como colaborar. Saiba mais.


Informativos e Comunicados

Comitê Interno de Prevenção ao COVID-19

A USF instaurou o Comitê Interno de Prevenção ao COVID-19 e tem acompanhado diariamente a evolução do vírus no Brasil, com proposições de gerenciamento de ações no âmbito dos câmpus.

Brasil Conta Comigo

Confira as últimas publicações do Governo Federal:


  • Edital nº 4, de 31 de março de 2020

Operacionalizar a execução de ações estratégicas para fortalecer o enfrentamento à COVID-19 com a suplementação excepcional e temporária de alunos dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia do sistema federal de ensino, em estabelecimentos de saúde no âmbito do SUS, enquanto vigorar a declaração de emergência em saúde pública no País. Saiba mais.
  • Portaria nº 492, de 23 de março de 2020

Institui a Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo", voltada aos alunos dos cursos da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19). Saiba mais.
  • Portaria nº 356, de 11 de março de 2020

Dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19). Saiba mais.
  • Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020

Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Saiba mais.
  • Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020

Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Saiba mais.