Festival de artes:

os impactos da Covid-19 pelo olhar dos/as estudantes das Escolas Cidadãs Integrais (ECIs), Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) e de ECIs Socioeducativas do estado da Paraíba.

O Festival de artes: os impactos da Covid-19 pelo olhar dos/as estudantes das Escolas Cidadãs Integrais (ECIs), Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) e de ECIs Socioeducativas do estado da Paraíba é uma iniciativa do Instituto Auschwitz em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba que tem como objetivo engajar professores/as e estudantes da Paraíba através do desenvolvimento de produções artísticas que reflitam sobre os impactos da Covid-19 por uma perspectiva de direitos humanos. A iniciativa faz parte do projeto do Instituto Auschwitz, Cidadania e democracia desde a escola, desenvolvido na Paraíba desde 2020.

Tendo em vista o momento em que o Festival de artes foi promovido, as produções refletem também, em muitos casos, o contexto de retorno às aulas presenciais, depois de um longo período de professores/as e estudantes longe das escolas. Nesse sentido, para auxiliar a implementação da iniciativa pelos/as professores/as, o Instituto Auschwitz disponibilizou não só o Caderno metodológico do projeto Cidadania e democracia desde a escola, mas também um material novo de atividades para o retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia. O objetivo deste novo material é corroborar à escola ser um ambiente mais seguro, confiável e respeitoso através do restabelecimento de combinados e cuidados coletivos, bem como à reflexão dos/as estudantes sobre os efeitos sociais da crise pela qual estamos atravessando.

Ao todo 42 professores/as de 28 escolas da rede de ensino público da Paraíba participaram da proposta.