Exposição Virtual - O "Dia do Pi" em tempo de E@D

Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia

Grupo disciplinar de Matemática

O Dia do Pi / 2.º Dia Internacional da Matemática

Também conhecido por 03.14 (mês 3, dia 14) o dia do Pi, agora Dia Internacional da Matemática, é o dia em que matemáticos e amantes de matemática de todo o mundo celebram o número Pi (π). O dia do Pi foi instaurado pelo físico Larry Shaw, em 1988.

O círculo é frequentemente a primeira forma que muitas crianças aprendem e tu consegues observá-lo na natureza: maçãs, laranjas, a córnea dos teus olhos… O círculo está em todo o lado!

O Pi (π) é uma das constantes matemáticas mais antigas e mais reconhecidas. O seu valor é aproximadamente igual a 3.14159265. É um número irracional porque não pode ser expresso com números inteiros e a sua representação decimal não tem fim, nem se repete. Uma forma fácil de calcular o valor de Pi é dividir o perímetro de um círculo pelo seu diâmetro.

O primeiro cálculo de Pi foi feito por Arquimedes de Siracusa (287-212 a.c), um antigo matemático e astrónomo grego, usando a área do círculo. Diferentes culturas usaram o Pi ao longo da história: os babilónios e os egípcios usaram aproximações para o Pi quando calculavam a área de um círculo. Zu Chongzhi (429-501 d.c), um matemático chinês, chegou a uma aproximação de Pi procedendo da mesma forma que Arquimedes.

O Pi é usado todos os dias: na engenharia, construção, GPS, rádio, televisão, telefones, motores… Tudo isto é possível graças à magia do Pi! Alguns historiadores acreditam que o Pi foi usado na construção das Pirâmides de Gizé porque as estruturas são quase geometricamente perfeitas.

Em Novembro de 2019, na 40.ª Assembleia Geral da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o dia 14 de Março foi proclamado como Dia Internacional da Matemática, a partir de 2020. Este ano, comemoramos o 2.º Dia Internacional da Matemática, e mais uma vez, em Portugal, encontramo-nos em período de confinamento. No entanto, mesmo em Ensino a Distância, fazemos questão de nos tornarmos próximos e de comemorarmos, juntos, este dia tão especial!

Assim, convidamos-te a visitar a nossa Exposição Virtual, onde apresentamos os trabalhos mais criativos produzidos pelos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do nosso Agrupamento!

5.º ano

Os alunos do 5.º ano andaram "À descoberta do Pi" e descobriram que ele pode ser delicioso, cozinheiro e matemático! Sabias que Pi, em inglês ("Pie") significa "tarte"? Só por aí se vê o quanto ele pode ser guloso!

Além disso, verificaram que o Pi também pode ter uma faceta ecológica se se "vestir" com materiais reutilizáveis!

Dia da matemática_5º ano.mp4
5.º A / 5.º B / 5.º C / 5.º D
Maria da Fé.mp4
5.º E / 5.º F

E não é que o dia do Pi nos mostrou que no 5.º ano, na nossa escola, também há poetas?

Joana5.º F
Mariana5.º F
Luís5.º E

6.º ano

No 6.º ano, os alunos mostraram a sua criatividade de várias formas: nas turmas 6.º A e 6.º B, decoraram "Mandalas com o Pi"; nas turmas 6.º C e 6.º D, o desafio foi o de criar as "Mnemónicas do Pi", isto é, frases (com sentido) em que o número de letras de cada palavra traduzisse um algarismo de Pi; já nas turmas 6.º E e 6.º F, houve quem se exprimisse através de cartazes e bandas desenhadas.

6AB.mp4
6.º A / 6.º B
6CD.mp4
6.º C / 6.º D
6EF.mp4
6.º E / 6.º F

E encontrámos, também, verdadeiros artistas, no 6.º ano!

Verónica6.º F

7.º ano

No 7.º ano, os alunos das turmas D, E e F encontraram o Pi 'confinado'... com os seus primeiros algarismos totalmente encurralados em referenciais cartesianos, com as coordenadas dos pontos que os definem muito bem identificadas... e outros algarismos em fuga.... e os alunos do 7.º G olharam para as casas decimais numa perspetiva funcional, associando a cada algarismo a respetiva posição.

7.º D 7.º E 7.º F.mp4
7.º D / 7.º E / 7.º F
7.º G.mp4
7.º G

8.º ano

Os alunos do 8.º ano mostraram o seu talento como investigadores: no 8.º A (os caçadores de mitos 'MythBusters') e no 8.º B, os alunos realizaram a experiência das "agulhas de Buffon", proposta no século XVIII por Georges Buffon, para estimar o valor aproximado de Pi. Esta experiência pode ser realizada, de forma simples, começando por traçar duas linhas paralelas a uma distância que deve ser igual ao comprimento de dois palitos (ou outro material semelhante). Em seguida, lança-se um conjunto de palitos ao ar e contam-se os que cruzam alguma das duas linhas paralelas. Por fim, divide-se o número total de palitos lançados pelo número dos que cruzam as linhas. O resultado deverá ser um valor aproximado de Pi... será mesmo, ou será um mito?

8.º A
8.º B

Já os alunos do 8.º C e do 8.º D fizeram uma "viagem ao interior de Pi", no site Atractor, e investigaram os primeiros 2 147 483 000 algarismos do Pi, em busca da sua data de nascimento e do seu número de processo de aluno. E não é que os encontraram mesmo? Com essas informações, os alunos construíram o seu Cartão de "Pi-Identidade".

8C.mp4
8.º C
8D.mp4
8.º D

Do 5.º ao 9.º ano - Concurso - "Sudoku do Pi"

De um modo mais global, e porque em período de confinamento não há nada como um bom desafio para nos ajudar a passar o tempo, todos os alunos do Agrupamento foram desafiados a participar no Concurso "Sudoku do Pi", um sudoku com regras muito especiais: os blocos são peças com doze quadrículas, em vez de quadrados 3 x 3; em cada bloco, linha ou coluna, em vez de algarismos de 1 a 9, são usados os primeiros 12 algarismos de Pi.


O concurso foi lançado na página da Biblioteca Mariano Calado, na Escola ON, e contou com a participação de alunos dos 2.º e 3.º ciclos.




E o desafio foi tão envolvente que assim que alguns alunos tomaram conhecimento dele, começaram, de imediato, a tentar ser os mais rápidos a submeter a solução correta. Ao fim de apenas 4 horas e 13 minutos, o desafio tinha o seu vencedor, o Afonso! Até ao final do primeiro dia seriam também conhecidos os alunos que ficaram em segundo e terceiro lugares: o Vítor e a Joana!

1.º Lugar - Afonso, 8.º A

2.º Lugar - Vítor, 7.º D

3.º Lugar - Joana, 7.º F


As professoras: Ana Matos e Ana Figueira

Todos os alunos que participaram neste concurso conseguiram chegar à solução correta e estão, por isso, de parabéns!

Deixamos o nosso profundo agradecimento a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos que, genuinamente, se empenharam, tanto no concurso como na resposta aos desafios colocados pelos seus professores de Matemática, em cada turma, dando largas à sua criatividade e manifestando a sua persistência, nos diversos cenários proporcionados.