AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL - SUL DA BAHIA GLOBAL

O QUE É O PROJETO?

A iniciativa começou em 2016, com a implementação da metodologia do Programa Líder pelo Sebrae de Ilhéus, e tinha por objetivo "Promover a mobilização de lideranças para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento regional, e seus mecanismos de sustentação, congregando e integrando o Setor Público, o Setor Privado e o Terceiro Setor, fundado em paradigma e cultura empreendedores".

Para que este objetivo fosse alcançado, lideranças dos seis municípios da Costa do Cacau foram convidadas a participar dos encontros formativos. As reuniões ocorreram entre 2017 e 2018 e tiveram por principais resultados a conformação de uma governança representativa, denominada "Sul da Bahia Global", além da identificação dos quatro eixos prioritários para o desenvolvimento sustentável da região: Economia, Meio Ambiente e Paisagem, Educação e Infraestrutura.

Os municípios que fazem parte da iniciativa são: Canavieiras, Una, Ilhéus, Itabuna, Uruçuca e Itacaré.

A metodologia aplicada permitiu também identificar uma opção de estrutura formal que futuramente deverá implementar ações focadas nessas 4 eixos: a Agência de Desenvolvimento Regional.

Para a construção de um modelo de agência que pudesse atender às especificidades da região, foi necessário entender os principais aspectos sociais e econômicos desse território, além da identificação dos desafios e aprendizados com outras experiências brasileiras de agências de desenvolvimento. Dois estudos foram gerados: o diagnóstico socioeconômico da região e o benchmarking, que podem ser consultados na aba "Biblioteca".

O modelo de ADR proposto para a Costa do Cacau envolve aspectos jurídicos e operacionais necessários para o seu funcionamento e também está disponível para consulta.

Não é possível, entretanto, partir do modelo proposto para a implementação da agência na região: antes, é necessário entender a força institucional e política da região. Por isso, estamos na fase de construção do mapeamento de atores que podem contribuir, direta ou indiretamente, com a implementação e operação da ADR.