Antoniense Finanças & Negócios

assessoria em finanças dos negócios




O Time interno

A escolha de cada membro do time deve passar por um cuidadoso processo de entrevistas, com os requisitos necessários e desejáveis bem definidos previamente: formação acadêmica, competências técnicas e comportamentais, experiências (projetos, desafios e entregáveis), reputação, potencial "fit" na cultura da empresa etc.

BPOs: contábil, fiscal, adm. RH (folha de pagto), financeiro

Os parceiros externos (BPOs) devem ser selecionados pelos critérios de competência técnica, estrutura organizacional e operacional, reputação e cultura colaborativa.  

Financeiro (operações)

É sempre muito importante que as operações funcionem muito bem. Sem isso, é muito difícil para a empresa crescer de forma sustentada. Precisa contar com gente competente e disposta. A excelência operacional é um processo evolutivo, que demanda constantes inovações, principalmente com a implantação de ferramentas digitais. As operações financeiras abrangem: os contratos com clientes, limites de crédito, faturamento, contas a receber, cobrança, contratos de obrigações, contas a pagar, fluxo de caixa, relacionamento bancário.

Estratégico (planejamento, lançamento de novos produtos e serviços)

O planejamento econômico-financeiro, o planejamento tributário, estudos de viabilidade econômico-financeira para o lançamento de novos produtos ou serviços, o estabelecimento de indicadores chave e o orçamento empresarial são fundamentais para que a empresa trafegue bem e com segurança pela dinâmica cada vez mais acelerada do mundo dos negócios

Sistemas de Gestão

É fundamental, para qualquer tamanho de empresa, implantar um sistema integrado de gestão (ERP) que seja bem aderente ao seu negócio, além de contar com CRM, planilhas Excel, e-mail, gerenciador de tarefas, entre outras ferramentas digitais. Não se implanta tudo isso de uma vez. É um processo que exige bastante esforço e dedicação, e precisa contar com uma consultoria externa de implantação experiente e comprovadamente competente. Concorre no dia a dia com as operações, toma bastante tempo enquanto é implantado, mas a relação custo x benefício compensa muito. Não dá para a empresa crescer de forma sustentada sem o suporte de ferramentas tecnológicas bem implantadas.    

Reportes e Análises

Os relatórios gerenciais devem ser informativos simples, claros e objetivos, sem excessos, em linha com os indicadores de desempenho estabelecidos. O ponto fundamental é a disciplina dos gestores em analisar essas informações periodicamente e tomar as ações corretivas com a devida rapidez sempre que necessário.  

Relacionamento com as outras áreas da empresa, com investidores e demais partes interessadas

Internamente, finanças deve se relacionar de forma interdependente com as outras áreas, pois faz parte do negócio. A relação com investidores e com as demais partes interessadas devem ser bem estruturadas com agenda e pauta, e baseada em informações seguras, corretas e com absoluta transparência.   

Valuation

Um valuation positivo decorre de produtos e serviços que entregam valor percebido pelos clientes e pela eficiência do time de finanças na gestão da necessidade de capital de giro. 

Auditoria externa

Há muita dinâmica e inovações nas regras contábeis acontecendo o tempo todo. Normas internacionais vem sendo padronizadas no Brasil e a auditoria externa independente é o principal veículo para assegurar que essas normas estejam sendo bem implantadas nas empresas. É como um selo de qualidade que proporciona segurança aos investidores e tranquilidade aos gestores. A auditoria externa independente e autônoma deve sempre ser vista como uma grande parceira por todos na empresa.

Click aqui e agende uma conversa com Luiz Vidal

(19) 99700.6649

Escritório Antoniense: Rua Cônego Nery, 477, Sala 27, Guanabara, Campinas-SP - CEP 13073-180