INFORMAÇÕES GERAIS: COMPUTADOR
Um computador é um dispositivo eletrônico que se destina a receber e processar dados para a realização de diversas operações. Os computadores são atualmente os dispositivos mais populares e utilizados com a finalidade de realizar as mais diversas atividades tais como o desenvolvimento de conteúdos, comunicar-se com os outros, buscar informações, utilizar diferentes aplicações, e centenas de outras possibilidades.
Tecnicamente, um computador é um conjunto de circuitos e componentes integrados (entre eles o mais relevante seria o microprocessador ou o cérebro da máquina) que podem executar operações com rapidez, ordem e sistematização em função de uma série de aplicações práticas para o usuário programadas previamente.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE COMPUTADORES MAIS COMUNS?
Existem muitos tipos de computadores com diferentes formatos e tamanhos e cada um deles possui características pensadas para suprir as necessidades de determinados usuários.
Os computadores de mesa ou desktops são muito comuns nas casas e nos escritórios. Esse tipo de computador não é muito fácil de ser transportado devido às suas dimensões. Também precisa estar constantemente conectado à energia elétrica, o que pode limitar seu uso. Outra particularidade dos computadores é que eles podem ser facilmente atualizados com a inclusão ou substituição de peças e periféricos como WebCam, impressora, fones de ouvido, microfones, entre outros.
Notebooks ou Computadores Portáteis são computadores que você pode transportar com facilidade, porque todas suas partes estão integradas em uma só peça com tamanho e peso menores que o de um computador desktop. Os Notebooks ou Computadores Portáteis não permitem muitas modificações porque é mais difícil acessar seus componentes internos, com exceção da sua bateria que é recarregável e pode ser trocada.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO COMPUTADOR:
Recurso tecnológico digital;
Alta velocidade de processamento;
Alta capacidade de armazenamento;
Sistema eletrônico;
Programável.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A necessidade do distanciamento social na pandemia do coronavírus (COVID-19) mostrou a grande importância dos computadores para as escolas, professores e alunos. As escolas tiveram de se adaptar para oferecer aulas remotas e, o computador foi um dos principais recursos tecnológicos digitais durante essa época.
Antes da pandemia, existia um equipamento na residência para uso compartilhado de todos os membros da família. Com as pessoas estudando e trabalhando em casa, o aparelho convergiu atividades simultâneas. Como ferramenta profissional, educacional, de comunicação e entretenimento, o computador tornou-se indispensável e individualizado em tempos de distanciamento social e funções remotas. Foi necessário, portanto, ter mais de um dispositivo em casa, em decorrência da mudança de necessidades.
Por essa razão, a procura por computadores aumentou significativamente. E tudo leva a crer que essa demanda veio para ficar, pois fica cada vez mais claro que, no cenário pós-pandêmico, prevalecerá o formato híbrido de trabalhar e estudar.