UNOC3 – Participação do Agrupamento João da Rosa
UNOC3 – Participação do Agrupamento João da Rosa
Na semana entre 7 e 14 de Junho decorreu em Nice, França, a 3ª Conferência das Nações Unidas para os Oceanos (UNOC3), com a presença de chefes de estado, cientistas e políticos de todo o mundo. A conferência teve como principais objectivos proteger efectivamente 30% da superfície do Oceano até 2030 (30X30), chamar a atenção para a necessidade de impedir a mineração no mar profundo, as artes de pesca destrutivas como o arrasto de fundo, e a cada vez maior poluição por plásticos no Oceano.
O professor Nuno Magalhães teve a oportunidade de se deslocar à conferência, em representação de uma Associação de Defesa do Ambiente, a Bioreef AP, que vela pela protecção da Área Marinha Protegida da Pedra do Valado, a mais recente área marinha protegida portuguesa, aqui no Algarve. A deslocação só foi possível graças ao apoio de uma bolsa, atribuída pela Fundação Oceano Azul. A bolsa foi atribuída também a dois alunos, que foram representar as áreas marinhas protegidas do Algarve e também apresentar os resultados internacionais do Mini 30X30. Os alunos escolhidos foram a Maria Luísa Rodrigues, mergulhadora e activista ambiental de Armação de Pêra, e o Francisco Teles Dias, que foi seleccionado entre os alunos da nossa escola.
Durante o evento, os alunos integraram o grupo que apresentou os principais benefícios das áreas marinhas protegidas (AMP), no pavilhão da Fundação Oceano Azul. Também foram eles que apresentaram os resultados do Mini 30X30, desafio que foi lançado aos alunos das escolas de todo o mundo, para seleccionarem os principais benefícios das AMP.
Esses resultados foram apresentados numa cerimónia com a presença do Enviado Especial das Nações Unidas para o Oceano, Peter Thomson. O Francisco entregou em mão uma declaração simbólica do Mini 30X30, em mão, a Peter Thomson.
Para além desses eventos, os alunos também participaram no desfile de navios de investigação e navios-escola representante dos países presentes, entre o Mónaco e Nice, a bordo do Navio Almirante Santa Maria Manuela. Também tiveram oportunidade de visitar o famoso Museu Oceanográfico do Mónaco.
A Conferência teve importantes resultados práticos: um grupo de 50 países já ratificou o Tratado do Alto Mar, em que as nações se comprometem a controlar a exploração sem regras das águas internacionais, e há importantes movimentações para impedir a mineração do mar profundo, prática extremamente destrutiva e poluente que ameaça o Oceano. Pela parte de Portugal, o governo português anunciou a criação da área marinha protegida do monte submarino do Gorringe, localizado a Sudoeste do Cabo de São Vicente, em Sagres. A criação dessa nova AMP fará com que Portugal passe dos 19% para 27% da sua área marinha efectivamente protegida, já muito próximo dos ambicionados 30%. Portugal é assim um exemplo para todo o mundo, no que toca à protecção do Oceano.
O Francisco representou dignamente os alunos portugueses e da nossa escola, tendo tido oportunidade de conviver com destacados cientistas e activistas, portugueses e estrangeiros, e de viver experiências inesquecíveis, que certamente farão dele um futuro defensor da natureza e do Oceano!
A deslocação a Nice foi possível graças à já referida bolsa da Fundação Oceano Azul, que possibilitou a deslocação do pequeno grupo do Algarve. O nosso aluno foi também ajudado pela Junta de Freguesia de Olhão, que ajudou nos custos da sua viagem.