A melhoria da qualidade do ensino constitui um dos desafios centrais da política do XXII Governo Constitucional.
O Ministério da Educação pretende promover a competência digital dos docentes e impulsionar a inovação na educação. Procurando ir ao encontro desta premissa e considerando o processo formativo como a pedra de charneira na implementação dos planos de transição digital, o nosso plano de formação é bastante diferente dos que habitualmente apresentamos, em termos de diversidade de áreas e domínios de formação, focando-se essencialmente na promoção da competência digital.
Além disso, está a decorrer a implementação do PADDE - Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola - do Agrupamento, sob a orientação da equipa de desenvolvimento digital (EDD), pelo que é pertinente centrar o plano de formação na área das TIC de forma a facilitar o processo.
De salientar que as ações de Capacitação Digital de Docentes – Nível 1, 2 e 3 são consideradas como equivalentes a Didáticas Específicas em termos de progressão na carreira para todos os grupos de recrutamento (Despacho n.º 2053/2021 de 24 de fevereiro).
O Agrupamento de Escolas de Arouca, em articulação com o Centro de Formação AVCOA, disponibiliza ao pessoal docente, não docente e encarregados de educação um conjunto de ações de formação adequadas às necessidades.
O processo de inscrição é realizado na plataforma do AVCOA ou no agrupamento, em formulários associados a cada ação disponibilizada. Em situações que seja excedido o número de inscrições disponíveis para uma dada ação, serão tidos em conta critérios de seleção.
Plataforma CFAE- AVCOA: https://cfaeavcoa.net/wp/?page_id=12516