MICROEMPRESA ESCOLAR

 

A Microempresa Escolar (MEE) é uma atividade pedagógica desenvolvida na escola, com intuito de promover o interesse sobre o empreendedorismo. A MEE será criada pelos alunos dos grupos ambientais, das escolas parceiras do Verde é Vida. Deve ser constituída por sócios e ter o objeto social definido: industrial, comercial ou mista.

A administração da MEE é feita pelos próprios alunos, para promover experiência de mercado, na criação, planejamento, organização e gestão empresarial. Os membros da MEE escolherão entre si, um gerente que terá a função de administrar a microempresa.

 Com a proposta de garantir um excelente aprendizado, todo o trabalho desenvolvido pela MEE, terá o acompanhamento e a orientação de um professor do educandário, que atuará como consultor em todas as atividades realizadas pela microempresa. O trabalho deverá ser auditado por um membro (professor) do conselho de pais (APP, APM, CPM etc.).

O envolvimento dos alunos na MEE, proporcionará uma vivência no mercado de trabalho, proporcionando experiências de administração, organização, trabalho em equipe, responsabilidade, decisão, negociação, buscar patrocinadores, fornecedores e parceiros, desenvolver atividades financeiras e contábeis, etc.

 

PASSO A PASSO PARA CRIAÇÃO DE UMA MEE

Para criar uma MEE os sócios deverão desenvolver a seguinte metodologia:

1.               Reunir os interessados e definir o negócio da MEE e o seu objeto social (indústria e ou comércio), bem como o produto final da microempresa.

2.               Após definido o tipo de negócio, os alunos deverão realizar uma pesquisa de mercado, verificando se o negócio escolhido é viável. Definir o produto final, identificar e conhecer o perfil dos clientes e, principalmente, se o produto final é de interesse dos clientes e como o produto se apresenta no mercado.

3.               Feita a pesquisa de mercado e definido o produto final, os alunos devem formar o capital inicial. 

4.               Após definir o capital inicial, os alunos deverão escolher o sócio-gerente que terá função de administrar a MEE e o nome do professor consultor que irá orientá-lo.

5.               Após definida a criação da MEE e seu funcionamento, os alunos deverão desenvolver as seguintes atividades operacionais: 

*  Escolher o nome da MEE, seu logotipo.

*  Fazer contato com fornecedores, patrocinadores, parceiros e clientes. * Criar o cadastro da empresa, com os dados dos fornecedores e clientes.

*Montar uma estratégia de divulgação do produto da MEE, através de folder, cartaz, propaganda nos meios de comunicação, nas redes sociais, etc.

*Organizar os departamentos e fazer um estudo de forma a promover melhorias na MEE.

6. A organização dos departamentos da microempresa determina o seu funcionamento, e devem ser criados conforme a necessidade e os interesses da microempresa.

*                   Gerência: O gerente terá a função de administrar e organizar a MEE. * Financeiro: O tesoureiro terá a função de organizar as contas, receitas, despesas, capital de giro e lucros MEE.

*                   Compras: O comprador será responsável pelo contato com fornecedores e a compra de insumos que serão usados para gerar o produto final, e o controle do estoque.

*                   Vendas: O vendedor por sua vez será responsável pela venda do produto final, pesquisa de mercado, contato com clientes.

*                   Propaganda: O responsável por este setor terá a função de divulgar a microempresa, e os produtos por ela produzidos.

Obs. É importante que no processo de criação e organização da MEE os futuros sócios visitem empresas, conversem com empresários e assistam palestras sobre o seguimento da MEE a ser implantada.