ANO LETIVO 2024/2025
Suporte Básico de Vida – 9º ano
As turmas de 9º ano assistiram a duas sessões dinamizadas pelo Técnico Superior da Proteção Civil, Emanuel Pestana. A atividade proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecerem e treinarem os procedimentos de Suporte Básico de Vida (em caso de paragem cardiorrespiratória), da posição lateral de segurança (em caso de vítima inconsciência, mas a respirar), bem como o que fazer em caso de obstrução da via aérea (ligeira e grave).
Sessão sobre “SIDA/HIV” – 9ºano
Os alunos de 9º ano participaram, no dia 26 de fevereiro, numa sessão de esclarecimento e prevenção sobre “SIDA/HIV” dinamizada pela Associação Sol e em parceria com a Associação Terras Dentro. Foram abordadas questões relacionadas com a infeção pelo VIH/Sida, seguidas de debate com a participação de todos os intervenientes.
Simulação da ventilação pulmonar – 9º ano
Como forma de promover a aquisição e compreensão de conteúdos de forma lúdica, criativa e motivadora e de compreender os mecanismos de inspiração e de expiração, os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de construir um modelo para simular o processo de ventilação pulmonar, com recurso a materiais como uma garrafa de plástico, balões, palhinhas e luvas descartáveis.
Os fatores abióticos e a sua influência nos seres vivos - 8º ano
As turmas de 8.ºs anos participaram em atividades experimentais que lhes permitiram verificar a influência dos fatores abióticos na germinação de sementes/desenvolvimento das plantas e no comportamento das minhocas.
Dissecação de órgãos – 9º ano
Os alunos do 9º ano de escolaridade realizaram atividades laboratoriais de observação e dissecação de órgãos de mamíferos. Pretendeu-se, com base na sua observação, dar a conhecer a morfologia e a anatomia do coração de um mamífero, inferir as funções das estruturas do coração e conhecer a constituição do sistema respiratório.
Construção de um braço hidráulico
Durante o primeiro período, os alunos do PIEF iniciaram a construção de um braço hidráulico, nas aulas de Ecologia e Ambiente e de Ciências Físico-Químicas. Estão a ser usados os seguintes materiais: papelão, seringas de 10 mL, paus de gelado, tubo de aquário, cola quente, cartão e madeira. Depois de construído, pretende-se que o braço hidráulico consiga deslocar uma lata de refrigerante vazia (ou outro objeto leve) de um local para outro.
A construção do braço hidráulico permite aos alunos compreenderem os princípios básicos da física, como pressão, força e movimento, mais concretamente ajuda-os a entender como a pressão em fluidos pode ser utilizada para mover objetos. Contribui para o desenvolvimento da coordenação motora e da capacidade de seguir instruções e de habilidades de montagem e manuseio de ferramentas.
Programação e Robótica
Este clube pretende incentivar as crianças a desenvolver aprendizagens no âmbito da programação em simultâneo com o desenvolvimento de capacidades de tomada de decisão, resolução de problemas, conceção de projetos, desenvolvimento da criatividade e do raciocínio lógico, num trabalho que é construído colaborativamente com as crianças e da técnica de Informática que monitoriza o clube. As crianças podem criar e partilhar os seus trabalhos, obter opiniões e aprender uns com os outros. Neste Clube são explorados temas como, Pensamento Computacional; Bee-Bot; M-Bot; CodyRoby; Programação em Scratch Jr e Microbit; e criação de projetos 3D em TinkerCad.
Fabrico de iogurtes – 9º ano
As turmas de 9º ano fizeram iogurtes caseiros. Após executarem os procedimentos necessários para o fabrico de iogurtes, os alunos relacionaram o processo fermentativo realizado por bactérias, com o papel do iogurte adicionado e da iogurteira (estufa) na transformação do leite. Por fim, fez-se a degustação do produto!
Observação microscópica dos diferentes tipos de células – 8º ano
Os alunos das turmas de 8ºs anos realizaram observações microscópicas das células da folha, da mucosa bucal e de protozoários de uma infusão. A partir desta atividade, foi possível observar a constituição das diferentes células, animais e vegetais, as suas semelhanças e diferenças, bem como, alguns seres unicelulares como as paramécias.
Funcionamento do MOC – 8º Ano
Os alunos do 8º ano realizaram atividades de manuseamento do microscópio ótico composto (moc). Esta atividade permitiu-lhes trabalhar a habilidade de observação ao microscópio e aprofundar os conhecimentos sobre os seus constituintes, assim como os cuidados a ter no seu uso, os procedimentos a ter para a observação de uma preparação e as características da imagem fornecida pelo microscópio.
Açúcares escondidos - PIEF
No Dia Mundial da Diabetes foi apresentado um cartaz construído pelos alunos da turma PIEF, nas disciplinas de Ciências Naturais, Geografia; Artes e Ofícios, TIC e Ecologia Ambiental sobre a quantidade de açúcar presente em diversos alimentos consumidos pelos alunos e docentes.
Sessão com nutricionista - PIEF
Com o objetivo de promover hábitos saudáveis de alimentação e alertar para as consequências de uma alimentação desequilibrada, os alunos da turma PIEF assistiram a uma sessão dinamizada pela nutricionista Dr.ª Inês Cano de Brito, no âmbito do projeto “Cresce e Aparece” da Associação Terras Dentro para assinalar as comemorações do Dia Mundial da Diabetes.
Identifica a rocha sedimentar – 7º ano
Os alunos de 7º ano de escolaridade realizaram uma atividade laboratorial de identificação de rochas sedimentares com recurso a amostras de mão e chave dicotómica. Esta atividade teve como principal objetivo a classificação de rochas sedimentares com base nas suas características.
Identifica o teu mineral – 7º ano
Os alunos de 7º ano de escolaridade realizaram uma atividade laboratorial de identificação de minerais com recurso à escala de Mohs, amostras de mão e chave dicotómica. Esta atividade teve como principal objetivo a identificação de alguns minerais (pirite, calcite, biotite, feldspato, moscovite, olivina e quartzo), através das suas propriedades.
Bem-vindos a mais um ano letivo!
A escola é a casa da curiosidade, onde podes sempre perguntar, explorar e descobrir.
O Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de Vidigueira, através do trabalho experimental e prático, visa contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, promover a literacia científica, a interdisciplinaridade, o trabalho colaborativo, o espírito crítico, a comunicação em ciência e promover o sucesso escolar.
Estamos animados para compartilhar novos conhecimentos e experiências juntos.
ANO LETIVO 2023/2024
Observação de células ao microscópio – 5º ano
Um grupo de alunos do 5º ano participou numa atividade prática que consistiu na preparação de lâminas microscópicas e respetiva observação utilizando o microscópio ótico para observar células.
Esta atividade teve como principal objetivo estimular e cultivar atitudes positivas em relação à ciência e agradou muito aos alunos envolvidos.
Simulação de fósseis por moldagem – 7º ano
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 7º ano tiveram a oportunidade de simular a formação de fósseis pelos processos de moldagem, de forma a recriar este fenómeno tão raro na Natureza. Nesta atividade foi possível compreender o respetivo processo de fossilização, identificar e distinguir o molde interno do molde externo e do contramolde.
No Clube de Programação e Robótica "DIGICLUB", os alunos do 1º ciclo, divididos em três grupos, ao longo do 2º e 3º períodos, continuaram a aprender e aplicar métodos de programação. Foram executados exercícios de programação em tablets, programaram robots com auxílio à programação por blocos.
"Quiosque de Ciências vai à Escola" e "Planetário" – 1º ciclo
As turmas do 3º e 4º ano da Escola sede do Agrupamento de Escolas de Vidigueira participaram, no dia 11 de junho, nas atividades "Quiosque de Ciências vai à Escola" e "Planetário" dinamizadas pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz. Os alunos construiram alguns circuitos elétricos simples com diversos componentes (por exemplo lâmpadas, campainhas e interruptores), o que lhes permitiu perceber como funciona a eletricidade. Um dos circuitos por eles construídos permitiu-lhes identificar materiais condutores e não condutores de electricidade.
O planetário permitiu a observação astronómica em contexto escolar, em ambiente interativo, onde através da simulação do céu noturno os alunos reconheceram as constelações.
Construção de um Herbário- Turma PIEF
Ao longo do terceiro período letivo, os alunos do PIEF construíram um herbário. Esta atividade, em articulação com as disciplinas de Ecologia e Ambiente e Artes e Ofícios, deu a oportunidade aos alunos de conhecer os processos de recolha, conservação, identificação e exposição de plantas, conhecer a utilidade das plantas para o ser humano em geral e, em particular, para a sua saúde e ainda conhecer a biodiversidade da região. Os alunos aprenderam ainda a reutilizar papel como forma de preservação e sustentabilidade do meio ambiente, através da construção da capa do respetivo herbário.
Saída de campo-7ºano
Durante o mês de maio, os alunos de 7º ano participaram em saídas de campo que decorreram na vila da Vidigueira. Com o objetivo de dar a conhecer as diferentes utilizações das rochas em várias zonas da localidade, os alunos observaram, recolheram informação e fizeram o respetivo registo fotográfico de cada paragem. A informação recolhida em cada uma foi reunida para elaboração de trabalho em suporte digital.
Praça da República
Praça da República
Largo dos Correios
Algumas imagens do trabalho em formato digital realizado por um grupo de alunos do 7ºA
Visita de estudo ao CCV de Estremoz-7º ano
Os alunos de 7º ano participaram, no dia 23 de abril, numa visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Estremoz. Tiveram oportunidade de explorar as atividades das exposições “Terra; um planeta Dinâmico”, realizar a Atividade Laboratorial “Das prensas de areia à génese de estruturas geológicas” e ainda uma Saída de Campo a uma pedreira de extração de mármores. A visita permitiu aos alunos relacionar os conteúdos lecionados em diferentes disciplinas no respetivo ano letivo com uma realidade local, como é o exemplo da região de Estremoz, desde a génese dos recursos geológicos, passando pelas consequências da dinâmica interna da Terra, até à formação dos fósseis, não esquecendo os recursos geológicos existentes na região e a forma como são explorados e consumidos, ponto fundamental para o debate da sustentabilidade da vida na Terra.
Exploração da exposição "Da rocha à formação do sedimento"
Simulação de um sismo local
Dinossáurios, uns répteis especiais
Atividade Laboratorial: "Das prensas de areia à génese de estruturas geológicas”
Identificação da rocha explorada na pedreira
Máquina de corte de rocha
Suporte Básico de Vida – 9º ano
As turmas de 9º ano assistiram a duas sessões dinamizadas pelo Técnico Superior da Proteção Civil, Emanuel Pestana. A atividade proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecerem e treinarem os procedimentos de Suporte Básico de Vida (em caso de paragem cardiorrespiratória), da posição lateral de segurança (em caso de vítima inconsciência, mas a respirar), bem como o que fazer em caso de obstrução da via aérea (ligeira ou grave).
Simulação de diferentes tipos de erupções vulcânicas-7º ano
No âmbito do tema "Atividade Vulcânica", os alunos de 7º ano de escolaridade realizaram, no segundo período, uma atividade laboratorial, utilizando modelos de vulcões construídos por alunos do ano letivo anterior, na qual simularam dois tipos de erupções vulcânicas; a erupção explosiva e a erupção efusiva. Através da realização desta atividade foi possível observar as características das referidas erupções, conhecer e compreender as diferenças entre elas e compará-las com o que se observa no meio natural.
Erupção Efusiva
Erupção Explosiva
Os alunos da turma PIEF procederam à plantação dos feijoeiros que germinaram durante atividade experimental realizada nas turmas do 8ºano, intitulada "A influência dos fatores abióticos na germinação das sementes e desenvolvimento das plantas", como forma de aproveitamento e diversificação dos produtos já plantados na Horta Piefita. No decurso desta atividade, os alunos aprenderam a dispor no solo plantas já germinadas, utilizando estacas como suporte de crescimento às mesmas.
Os fatores abióticos e a sua influência nas plantas
As turmas de 8.ºs anos participaram numa atividade experimental através da qual puderam verificar a influência dos fatores abióticos na germinação de sementes e desenvolvimento das plantas. Foram plantadas sementes de feijão, em condições diferentes de luz, água e salinidade, em garrafas de plástico (de água de 1,5l) reutilizadas, utilizando o algodão como substrato. Durante algumas semanas, em dias alternados, os alunos asseguraram o fornecimento de água, de acordo com a informação das etiquetas em cada recipiente. Foram feitos os registos e a análise de resultados, que permitiram concluir quais as condições necessárias para a germinação de sementes e para o desenvolvimento saudável da planta.
Os alunos preparam os recipientes para dispor as sementes de feijão
Resultado da atividade em diferentes condições de água e salinidade
Resultado da atividade em diferentes condições de luz.
Dissecação de órgãos – 9º ano
Os alunos do 9º ano de escolaridade realizaram atividades laboratoriais de observação e dissecação de órgãos de mamíferos. Pretendeu-se, com base na sua observação, dar a conhecer a morfologia e a anatomia do coração de um mamífero, inferir as funções das estruturas do coração, conhecer a constituição do sistema respiratório e a anatomia e morfologia do rim.
Observação de preparações definitivas de sangue humano - 9º ano
Os alunos de 9º ano realizaram observações microscópicas de preparações definitivas de sangue humano. A partir desta atividade, foi possível observar os constituintes do sangue em preparações definitivas, relacionando-os com a função que desempenham no organismo.
Observação microscópica dos diferentes tipos de células
No âmbito do Tema " A célula como unidade básica da biodiversidade", os alunos das turmas de 8ºs anos realizaram observações microscópicas das células da epiderme da cebola, da mucosa bucal. A partir desta atividade, foi possível observar a constituição das diferentes células, animais e vegetais, as suas semelhanças e diferenças, bem como, seres vivos de uma infusão, onde foram encontrados seres unicelulares como as paramécias.
Construção de árvore de Natal com materiais reciclados -Turma PIEF
Com o objetivo de promover a responsabilidade ambiental e atitudes que vão de encontro ao desenvolvimento da economia circular, os alunos da turma PIEF construíram uma árvore de Natal, recorrendo à reutilização de resíduos como latas e garrafas de plástico. Este projeto reuniu-se a outros que, juntos, contribuíram para a celebração das atividades natalícias e decorações realizadas na escola.
Pintura da árvore de Natal
Simulação da ventilação pulmonar - 6º Ano
Através de uma atividade prática, os alunos do 6º ano tiveram a oportunidade de construir um modelo para simular o processo de ventilação pulmonar, com recurso a materiais como uma garrafa de plástico, balões, palhinhas e luvas descartáveis. Foi uma forma de promover a aquisição e compreensão de conteúdos de forma lúdica, criativa e motivadora e de desenvolver a expressão plástica e motora.
Os alunos de 8º ano realizaram atividades de manuseamento de diferentes tipos de microscópios óticos compostos (moc), uns com espelho (mais antigos e difíceis de regular), outros com lâmpada como fonte de luz e imagens de melhor qualidade. Esta atividade permitiu-lhes trabalhar a habilidade de observação ao microscópio e aprofundar os conhecimentos sobre os seus constituintes, assim como os cuidados a ter no seu uso, os procedimentos a ter para a observação de uma preparação e as características da imagem fornecida pelo microscópio.
Visita ao CCVE – Da dinâmica da Terra à sustentabilidade
Os alunos de 9º ano participaram, no dia 21 de novembro, numa visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Estremoz. Exploraram as atividades das exposições “Terra; um planeta Dinâmico” e “Ver o presente; Terra que futuro” e fizeram uma Saída de Campo a uma pedreira de extração de mármores. A visita permitiu aos alunos uma visão integrada da génese dos Recursos Geológicos no contexto da dinâmica da Terra, dos recursos geológicos existentes e da forma como são consumidos, o que é fundamental para a discussão do conceito da Sustentabilidade das nossas Sociedades.
Foram desenvolvidas atividades de tapeçaria bordada, pelos alunos de 6º ano, com recurso a materiais como agulhas, lãs, linhas e talagarça (tela). O potencial criativo e expressivo desta arte milenar do bordado ofereceu um caminho para contar histórias. A tapeçaria pode ter uma função decorativa, numa componente acentuadamente artística e hoje em dia é muito usada na decoração de interiores. A escolha dos pontos, a densidade do bordado e o manuseio dos fios podem contribuir para a expressão artística, as capacidades de concentração (foco e atenção) e o desenvolvimento de habilidades de motricidade e de criatividade.
Ao longo do 1º período, os alunos do 1º ciclo, divididos em três grupos participaram no Clube de Programação e Robótica de nome "DIGICLUB" onde o objetivo do mesmo era aprender e aplicar métodos de programação. Os alunos executaram exercícios de programação em tablets, programaram robots e programaram robots com auxílio à programação por blocos.
No âmbito da disciplina de EV e da Curso de PIEF e em estreita colaboração com o Clube de Ciência, foram desenvolvidas atividades de pintura de azulejo incidindo sobre a temática "Animais e plantas da região", de acordo com uma recolha realizada previamente. O processo iniciou-se com a transposição das imagens, a pintura e posterior cozedura em forno elétrico apropriado, com a colaboração do município da Vidigueira.
Ainda no âmbito desta temática, procedeu-se à recolha e reaproveitamento de azulejos para a realização da técnica do mosaico. Após a recolha dos azulejos, os alunos procederam à sua quebra em pequenos pedaços, à separação por cores e ao início da montagem dos mosaicos de acordo com as imagens selecionadas. Concluídas as atividades, realizar-se-á uma exposição para toda a comunidade educativa.
Pintura representativa do sistema digestivo em t-shirts. - Turma PIEF
De forma lúdica, criativa e motivadora, os alunos representaram as partes constituintes do sistema digestivo, o tubo digestivo e as glândulas anexas, e os seus diferentes órgãos em t-shirts, ficando a conhecer a posição de cada um no nosso organismo.
Os alunos pesquisaram uma imagem do sistema digestivo que foi ampliada.
A imagem foi copiada para um papel vegetal para posteriormente ser transferida para as respetivas tshirts.
A imagem foi delineada com um marcador preto e pintada
Dia da Alimentação – 6º/9º anos
No dia 16 de outubro (Dia Mundial da Alimentação), desenvolveu-se uma atividade prática de construção de figuras apelativas, por alunos dos 6º e 9º anos, utilizando-se diversos tipos de fruta (banana, kiwi, uvas brancas e pretas, pera, laranja, mirtilos, framboesas,...). Posteriormente, os alimentos preparados foram consumidos pelos alunos do pré-escolar, no refeitório, à hora de almoço. Pretendeu-se integrar a alimentação saudável e a importância das frutas no dia-a-dia, através da exploração de texturas, sabores e cores, de modo a estimular o paladar das crianças para o seu consumo.
Simulação de fósseis por moldagem – 8º ano
Através de uma atividade prática, os alunos do 8º ano tiveram a oportunidade de simular a formação de fósseis pelos processos de moldagem e contramoldagem, de forma a recriar este fenómeno tão raro na Natureza. Nesta atividade foi possível observar a formação de um molde externo e de um contramolde com recurso a pasta de moldar, gesso e réplicas de fósseis.
ANO LETIVO 2022/2023
Construção de um vulcão – 7º ano
Em pequenos grupos de trabalho, foram construídos vulcões. A atividade consistiu na elaboração tridimensional e pintura de duas tipologias de vulcão. Posteriormente, fez-se a simulação de erupções vulcânicas do tipo efusivo e explosivo, utilizando os modelos construídos. Foram reutilizadas garrafas de plástico (de água de 0,5l) e jornais/folhetos informativos, entre outros materiais, para elaboração dos modelos.
Fabrico de iogurtes – 9º ano
As turmas de 9º ano fizeram iogurtes caseiros. Após executarem os procedimentos necessários para o fabrico de iogurtes, os alunos relacionaram o processo fermentativo realizado por bactérias, com o papel do iogurte adicionado e da iogurteira (estufa) na transformação do leite. Por fim, fez-se a degustação do produto!
Suporte Básico de Vida – 9º ano
As turmas de 9º ano participaram em duas sessões dinamizadas pelo Técnico Superior da Proteção Civil, Emanuel Pestana. A atividade proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecerem e treinarem os procedimentos de Suporte Básico de Vida (em caso de paragem cardiorrespiratória), da posição lateral de segurança (em caso de vítima inconsciência, mas a respirar), bem como o que fazer em caso de obstrução da via aérea (ligeira e grave).
Germinação de sementes – 8º ano
Os alunos das turmas de 8º ano plantaram sementes de feijão, em condições diferentes de luz, água e salinidade. Foram reutilizadas garrafas de plástico (de água de 1,5l) como recipientes para plantio das sementes. Durante uma semana, em dias alternados, os alunos asseguraram o fornecimento de água, de acordo com a informação das etiquetas em cada recipiente e registaram os resultados num quadro. No final, fez-se a análise desses resultados, o que permitiu concluir quais são as condições necessárias para a germinação de sementes e para o desenvolvimento saudável da planta.
Saídas de campo - 7º ano
Durante o mês de março, os alunos do 7º ano fizeram saídas de campo até às ruas da vila de Vidigueira para recolha de informações e registo fotográfico das várias utilizações das rochas, quer ao nível da construção de edifícios, de fontanários e na pavimentação, quer na estatuária e decoração de exteriores, em várias zonas da localidade. Posteriormente foram elaborados, pelos alunos, trabalhos em suporte digital com a informação recolhida em cada paragem, nomeadamente o nome do local (rua/praça), o tipo e nome das rochas, a respetiva aplicação e as fotografias correspondentes.
Ao longo do 2º período, os alunos do 9º ano de escolaridade realizaram atividades laboratoriais de observação e dissecação de órgãos de mamíferos. Pretendeu-se, com base na sua observação, dar a conhecer a morfologia e a anatomia do coração de um mamífero, inferir as funções das estruturas do coração, conhecer a constituição do sistema respiratório e a anatomia e morfologia do rim.
Ao longo do ano letivo os alunos do 1ºciclo, divididos em três grupos participaram no Clube de Programação e Robótica de nome "DIGICLUB" onde o objetivo do mesmo era aprender e aplicar métodos de programação. Os alunos executaram exercícios de programação em tablets, programaram robots e programaram robots com auxílio à programação por blocos.
Criação de Robots
Programação em Tablets
Programação por Blocos
Programação de Bee-bot
Ao longo do presente ano letivo, as turmas do 5os e 6os anos, realizaram diferentes atividades como Pensamento Computacional, criação de tapetes para Robots, Algoritmia e programação por objetos (ambiente Scratch). Procurámos estimular o interesse pela programação e robótica, promover o interesse pela tecnologia, estimular a criatividade, e proporcionar um contacto com tecnologias emergentes.
Construção de cenários para Robots
Programação por Blocos
Apresentação à turma da programação utilizada
Aplicação da programação desenvolvida no robot
ANO LETIVO 2022/2023