O projeto “Ajudar é….Incluir, Partilhar e Mudar” fundamenta-se nas recentes alterações legislativas na área da Educação Especial,nomeadamente a aplicação do DL nº 54/2018 que estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão,enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de cada aluno, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa. va

SESSÃO DE DISSEMINAÇÃO


Realizou-se, no dia 16 novembro 2022, a Sessão de Disseminação do projeto Erasmus+ KA1 "Ajudar é...Incluir, Partilhar e Mudar”.

Esta sessão, que teve como principal objetivo disseminar o trabalho desenvolvido, os impatos e as mais valias do projeto, contou com a presença de docentes e técnicos do AE de Vidigueira e também de outros Agrupamentos e do CFAE Margens do Guadiana.

A todos o nosso obrigado.

Podem consultar a apresentação em http://bit.ly/3UEtT9c e a avaliação da sessão no separador "Atividades - Seminário".

Inclusion and Education: #AllmeansALL​

The 2020 GEM Report on 'Inclusion and Education: All means all' calls on countries to concentrate on those being left behind and to move towards inclusion and education. This video provides an overview of how education that is not inclusive affects children, and what can be done to promote change and ensure all children have access to an inclusive and equitable quality education.

O Relatório GEM 2020 sobre "Inclusão e Educação": Tudo significa tudo' apela aos países para que se concentrem nos que ficam para trás e avancem para a inclusão e educação. Este vídeo fornece uma visão geral de como a educação que não é inclusiva afecta as crianças, e o que pode ser feito para promover a mudança e assegurar que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa.


WhatsApp Video 2022-07-28 at 12.10.40.mp4

CURSO ESTRUTURADO "EXTRAORDINARY" EM MÁLAGA

No âmbito do Projeto Erasmus+ KA1 “Ajudar é… incluir, partilhar, mudar” quatro docentes do AEVID realizaram formação, de 18 a 22 de julho, em Málaga. Os professores partiram dia 17 de julho para Málaga, para iniciarem o curso de formação “Extraordinary” da ”Idevelop” ministrado pela Formadora Íris Gonzalez. As temáticas incidiram no trabalho a realizar com crianças com necessidades educativas especiais.

O curso contou ainda com participação de uma docente de uma escola francesa. As atividades e aprendizagens realizadas ao longo dos 5 dias do curso, visaram a exploração, partilha e estudo de estratégias/atividades, nomeadamente perfis comportamentais dos alunos, de forma positiva e eficaz, novas atividades, dinâmicas e técnicas de trabalho, liderança, autoconfiança e metodologias de trabalho em equipa.

Este curso ajudou a descobrir como atender às necessidades de aprendizagem dos alunos de maneira positiva e eficaz.

Ao longo destes dias, os docentes tiveram ainda a oportunidade de conhecer a cidade de Málaga, explorar o seu património histórico-cultural e a sua gastronomia.

Fica a excelente experiência pedagógica e cultural e novas aprendizagens a aplicar...

WhatsApp Video 2022-04-14 at 13.42.46.mp4

PROGRAMA DE JOB SHADOWING EM VENTSPILS, LETÓNIA

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1 “AJUDAR É… INCLUIR, PARTILHAR E MUDAR”, duas docentes do AE de Vidigueira, participaram num programa de Job Shadowing, de 4 a 7 de Abril 2022, na Escola “Ventspils 1. Parmaskola”, em Ventspils na Letónia.

Ao longo dos 4 dias, as docentes tiveram a oportunidade de contactar, in loco, com o funcionamento diário das diferentes actividades letivas, de perceber as estratégias e metodologias utilizadas, bem como a forma de organização e logística da Escola, bem como aspetos específicos do sistema nacional educativo. Assistiram a diferentes aulas e sessões terapêuticas, visitaram todas as instalações escolares e o Centro de Apoio Especializado “Cemdins” que alguns alunos da escola com necessidades especiais frequentam.

As docentes tiveram ainda a oportunidade de visitar a localidade e explorar algum do seu património histórico-cultural e natural.

Obrigado à Diretora Sandra Sulce e toda a sua equipa pela disponibilidade, simpatia e empenho para que todo o programa fosse cumprido com sucesso.

Agradecemos ainda a colaboração da Autarquia pela oferta de materiais promotores do património cultural e gastronómico da Vidigueira.

Mais informações no separador Atividades - Job Shadowing Ventspils.

Vídeo resumo.mp4

PROGRAMA DE JOB SHADOWING EM TOLEDO, ESPANHA

Ao abrigo do Projeto Erasmus+, na modalidade de Job Shadowing, decorreu uma mobilidade à Cidade de Toledo por um grupo de Docentes e Técnicos do Agrupamento de Escolas de Vidigueira. A deslocação ocorreu entre os dias 04 e 07 de abril e teve como base o tema do Projeto: “Ajudar é… Incluir, Partilhar e Mudar”.

Fomos analisar e observar o Sistema de Inclusão desta região/país, estabelecendo semelhanças e diferenças com o nosso modelo, e aferir instrumentos e atitudes que possam contribuir para melhorar a nossa atividade profissional.

A escola de acolhimento, “Colégio Cidad de Nara”, em Toledo, é uma escola pública situada num contexto social muito diferente do nosso mas com uma comunidade educativa totalmente disponível para acolher e partilhar as suas práticas inclusivas. Pudemos perceber como funciona o Sistema Educativo Nacional e Regional, as diferenças legislativas quer ao nível de organização de currículo, quer no que respeita às dinâmicas de avaliação e resposta às necessidades dos alunos, não só na escola, em contacto com a equipa da Direção e toda a comunidade educativa, mas também numa visita/reunião à Câmara Municipal de Toledo, com a Vereadora Ana Belén, responsável pelos Serviços Sociais, Igualdade, Idosos, Pessoas com Deficiência e Família.

Observámos e analisámos métodos/estratégias de intervenção em contexto real, participando em aulas de diferentes áreas e em diferentes anos letivos que compõem o grupo escolar do colégio (dos 3 aos 12 anos de idade), utilizados pelos docentes e técnicos para a promoção da Inclusão de todos os alunos, e a todos os níveis (linguagem, deficiência, cultura…). Na sequência deste ponto, fomos convidadas a conhecer outros Centros/Institutos que dão continuidade ao trabalho desenvolvido durante a escolaridade obrigatória (16 anos) e com intervenção direta em escolas, famílias, locais de trabalho e lazer, ou como centros de acolhimento em situações que o grau de incapacidade é mais acentuado.

Destes centros que visitámos referimos o CECAP, que é uma Instituição que apoia a integração de pessoas com deficiência na vida diária e no trabalho, formando e acompanhado desde a escolarização obrigatória, até à idade adulta.

Visitámos e percebemos o Funcionamento dos Centros – APACE, os quais dão respostas a crianças, jovens e adultos com Paralisia Cerebral.

Tivémos também a oportunidade de visitar Toledo e explorar o seu riquíssimo património histórico-cultural.

Um enorme agradecimento a uma equipa de excelência na arte de bem receber e partilhar que nos permitiu aprender muito e trazer o coração cheio com tanta amabilidade.

Agradecemos ainda a colaboração da Autarquia de Vidigueira pela oferta de materiais promotores do património cultural e gastronómico da Vidigueira.

Mais informações no separador Atividades - Job Shadowing Toledo.

CURSO ESTRUTURADO "INNOVATIVE TEACHING APPROACHES" EM PRAGA

No âmbito do Projeto Erasmus+ KA1 “Ajudar é… incluir, partilhar e mudar” 3 docentes do AEVID realizaram formação, de 14 a 18 de março, em Praga.

A realização do curso estruturado “Innovative Teaching Approaches", dinamizado pela entidade ITC (International Training Center), permitiu explorar e aprofundar conhecimentos em diferentes metodologias (21st Century Skills; Critical and creative thinking; Inquiry Based Learning, Task Based Learning; Gamifying the classroom; Blended Learning - Flipped Classroom; Metacognition; Formative assessment; Peer Education; …).

A presença no curso de docentes de mais 6 nacionalidades (Bélgica, Espanha, Croácia, Dinamarca, Polónia e Roménia) incentivou o debate e a partilha sobre os diferentes sistemas educativos e organização escolar e, também, fomentou redes de contacto para projetos futuros.

A realização do curso na capital da República Checa possibilitou a visita in loco de diferentes locais, permitindo assim conhecer melhor a cultura, língua, geografia, gastronomia, economia, rede de transportes e história desta cidade/país reforçando a importância e compreensão do lema da União Europeia “Unida na Diversidade”.

Mais informações no separador Atividades - Cursos Estuturados - Praga.

eTwinning e ferramentas WEB_2 fev. 2022_23ciclos_PRINTS.pptx

Sessão de Apoio/Esclarecimento eTwinning e Ferramentas WEB 2.0

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1 "“AJUDAR É...INCLUIR, PARTILHAR E MUDAR” ( e também na esfera de ação do PADDE) realizou-se, no dia 2 de fevereiro, uma sessão de apoio/esclarecimento sobre Projetos eTwinning e algumas ferramentas WEB 2.0 (ex: answergarden, mentimeter, padlet, wordwall, genially) sendo esta destinada, essencialmente, aos colegas dos 2º e 3º ciclos.

Ao longo da sessão foi possível esclarecer dúvidas e dar exemplos concretos de como utilizar ferramentas WEB e potenciar a utilização de RED (Recursos Educativos Digitais) em contexto de sala de aula ou utilizando o Classroom.

A coordenadora do Projeto divulgou ainda o Plano de Formação Europeia eTwninning e formação gratuita disponível na plataforma NAU sobre o eTwinning e também formação promovida pelas embaixadoras eTwinning da RAA sobre ferramentas WEB.

A avaliação da sessão foi extremamente positiva.

Sessão de Apoio/Esclarecimento eTwinning e Ferramentas WEB 2.0

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1 "“AJUDAR É...INCLUIR, PARTILHAR E MUDAR” (e também na esfera de ação do PADDE) realizou-se, no dia 17 de janeiro, uma sessão de apoio/esclarecimento, sobre a ferramenta WEB 2.0 mentimeter e answergarden, destinada, essencialmente, aos colegas dos 2º e 3º ciclos.

Foi uma sessão simples e rápida mas, indo de encontro às necessidades sentidas pelas colegas, extremamente útil.

eTwinning e ferramentas WEB_17 jan. 2021_23ciclos_PRINTS.pptx

Formação Assistentes Operacionais

Na Escola Inclusiva que papel está reservado aos Assistentes Operacionais?

No âmbito do projeto Ajudar é… Incluir, Partilhar e Mudar a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, EMAEI, organizou na escola sede, no dia 5 de janeiro, entre as 10h e as 12h, uma sessão de partilha de informação, tendo em conta as necessidades sentidas pelos Assistentes Operacionais no trabalho direto com os alunos que apresentam problemáticas mais específicas e com apoio dos recursos da Unidade de Apoio Especializado.

A sessão Na Escola Inclusiva que papel está reservado aos Assistentes Operacionais, salientou a importância destes trabalhadores no contexto escolar como facilitadores e mediadores no processo ensino e aprendizagem, especificando o seu envolvimento tendo em conta o estabelecido no decreto-lei n.º 54/2018.

Em termos de problemáticas, a sessão foi direcionada para a Perturbação do Espetro do Autismo, tendo em conta as caraterísticas dos alunos com acompanhamento, quer em sala de aula, quer noutros contextos educativos.

Pretendeu-se uma sessão dinâmica, de partilha, de reflexão… Associando os fundamentos teóricos à prática de cada um. De acordo com a avaliação oral efetuada no final da sessão, os objetivos foram alcançados sendo que o grupo se demonstrou bastante recetivo, interessado e participativo e de onde saiu a necessidade de partilhas mais frequentes, encorajadoras das melhores práticas. Foi criado um grupo de partilha e comunicação entre todos, através da aplicação WhatsApp.

VISITA À EBI FERNANDO CASIMIRO PEREIRA DA SILVA, RIO MAIOR – 8 DE NOVEMBRO 2021

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1 “AJUDAR É…INCLUIR, PARTILHAR E MUDAR”, com enfoque nas suas áreas-chave no que respeita à problemática diagnosticada ao nível da pedagogia diferenciada e motivação e inovação, um grupo de docentes e técnicos do AE de Vidigueira e a Vereadora do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Vidigueira, visitaram hoje, dia 8 novembro 2021, a EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva ,em Rio Maior, que tem como lema de Projeto Educativo “Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe”. A possibilidade de poder conhecer esta escola e os seus projetos inovadores in loco, foi extremamente positivo. Entender outras formas de organização escolar, nomeadamente a estrutura do calendário escolar por semestre e a realização regular de assembleias de Escola e de Turma e descobrir ambientes educativos fascinantes como a Sala (Multi)Sensorial de snoezelen e projetos como “MediaLab”, “ActiveLab”, “CookingLab”, “MusicLab” , “ Included-Ed”, … que fomentam a autonomia e promovem a inclusão dos alunos e o seu sucesso escolar, foi uma verdadeira fonte de inspiração. Agradecemos a colaboração da Autarquia por disponibilizar o transporte para o grupo e pela oferta de materiais promotores do património cultural e gastronómico do Concelho de Vidigueira. Obrigado EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva por nos inspirar a ir mais longe…juntos!

Ver mais fotografias da visita: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=4566968693360388&id=120032744720694

eTwinning e ferramentas WEB_18 OUT. 2021_1ºciclo_PRINTS.pptx

Sessão de Apoio/Esclarecimento eTwinning e Ferramentas WEB 2.0

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1 "“AJUDAR É...INCLUIR, PARTILHAR E MUDAR” ( e também na esfera de ação do PADDE) realizou-se, no dia 18 de outubro, uma sessão de apoio/esclarecimento sobre Projetos eTwinning e algumas ferramentas WEB 2.0 (ex: padlet, wordwall, puzzleorg,..) sendo esta destinada, essencialmente, aos colegas do ciclo.

Ao longo da sessão foi possível esclarecer dúvidas e dar exemplos concretos de como utilizar ferramentas WEB e potenciar a utilização de RED (Recursos Educativos Digitais) em contexto de sala de aula ou utilizando o Classroom.

A avaliação da sessão foi bastante positiva.

DIREITOS HUMANOS / DIREITOS DAS CRIANÇAS

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e na esfera de ação do Projeto Erasmus+ KA 1 “Ajudar é…incluir, partilhar e mudar”, as turmas de 2º ciclo estudaram o tema “Direitos Humanos/Direitos das Crianças”. Neste sentido, após sessões dinamizadas nas aulas, realizaram desenhos alusivos aos Direitos, que posteriormente foram estampados em t-shirts! Para finalizar a atividade, os alunos foram passear pela Vila usando as mesmas e aproveitando para brincar um bocadinho!Durante todo o processo tentamos sensibilizar os alunos e a comunidade envolvente para a importância da equidade entre todos e o direito à inclusão, tentando assim que os nossos jovens estejam cada vez mais motivados para fazer a diferença!

VISITA À EB1 VÁRZEA DE SINTRA 7 DE JUNHO 2021

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1 ““AJUDAR É…INCLUIR, PARTILHAR E MUDAR”, com enfoque nas suas áreas-chave no que respeita à problemática diagnosticada ao nível da pedagogia diferenciada e motivação e inovação, um grupo de docentes e técnicos do AE de Vidigueira , visitaram hoje, dia 7 junho 2021, a EB1 Várzea de Sintra.

E porquê?

Além dos “porquês” serem um dos motes constantes nas rotinas desta Escola, a implementação do seu projeto “Dar Asas” permite aos alunos efetuarem aprendizagens de forma autónoma, responsável e com um verdadeiro compromisso no processo escolar.

Há grupos heterogéneos e equipas pedagógicas que colocam o aluno no centro das aprendizagens. Assim, respeitando o seu ritmo individual, com base na autorregulação e desenvolvimento de softskills promovem a diferenciação pedagógica e garantem que nenhum aluno seja impedido de progredir.

Na opinião do grupo visitante foi extremamente gratificante ver a forma como, em sintonia e harmonia, os trabalhos são organizados em espaços abertos e cada aluno se compromete com o desenvolvimento do seu Plano Individual de Trabalho. O gosto demonstrado pelos alunos, o contínuo trabalho nos diferentes espaços abertos incluindo os exteriores, independemente da presença do professor, a par de uma tranquilidade, responsabilidade e respeito por todos, foi o que mais nos surpreendeu.

Agradecemos a colaboração da Autarquia pela oferta de materiais promotores do património cultural e gastronómico da Vidigueira.

Obrigado EB1 Várzea de Sintra por nos inspirar a “Dar Asas”.

REUNIÃO DE EQUIPA DE PROJETO

No dia 10 de março a Equipa de Projeto reuniu com de modo a monitorizar as ações que têm sido desenvolvidas, bem como organizar as próximas atividades no âmbito do projeto eTwinning “Let´s talk about help” .

Reunião Equipa Erasmus Help is_10 março 2021.pdf

PALESTRA DE SIR KEN ROBINSON

“Existem três princípios com os quais a vida humana prospera e são contrariados pela cultura da educação na qual a maioria dos professores tem de trabalhar e que a maioria dos alunos tem de suportar. O primeiro é este: os seres humanos são naturalmente diferentes e diversos."

AMIGO CRÍTICO

No dia 27 de janeiro, pelas 15h00, através da plataforma Zoom, reuniram as docentes Carla Aleixo, Margarida Reis e Dr.ª Teresa Santos, docente do IPBeja.

A reunião teve como finalidade apresentar o projeto, as suas metas e objetivos, em traços gerais, ao nosso amigo crítico, Dr.ª Teresa Santos, que aceitou o desafio de colaborar connosco nesta função. Assim, foram esclarecidas dúvidas e apresentadas propostas de trabalho. Desta reunião surgiram também novas propostas de operacionalização do projeto, bem como partilha de contactos de futuros intervenientes.

Reunião Amigo Crítico_27 janeiro 2021.pdf

REUNIÃO DE EQUIPA DE PROJETO

No dia 13 de janeiro a Equipa de Projeto reuniu com o objetivo de delinear as estratégias de ação a realizar a curto prazo.

Face à situação de pandemia é preciso adaptar e até reinventar de modo a envolver e motivar os colegas e assim alcançar os objetivos primordiais do projeto:

  • Promover o desenvolvimento de práticas de educação inclusiva em sala de aula;

  • Motivar os agentes educativos, capacitando-os para a mudança necessária face aos novos desafios.


Reunião Equipa Erasmus Help is_13 janeiro 2021.pdf

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E EDUCAÇÃO

Howard Gardner, psicólogo norte-americano, fala sobre sua Teoria das Inteligências Múltiplas e defende que "Para cada pessoa, um tipo de educação".


FORMAÇÃO INTERNA - CLASSROOM E GOOGLE FORM

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1 "AJUDAR É…incluir, ajudar, partilhar", auspiciando a mudança de práticas, realizou-se a 25 novembro, pelas 14H30, a primeira de muitas sessões de formação de curta duração, entre pares, de forma a permitir conhecer/explorar a plataforma Classroom e o Google Forms. Os docentes/técnicos manifestaram interesse e empenho em aprender a trabalhar com estas ferramentas digitais que apresentam grandes vantagens: - plataforma Classroom para atribuição de materiais/tarefas individualizadas, bem como da possibilidade de dar feedback e feedforward aos alunos, promovendo assim a sua autonomia e a melhoria dos seus resultados escolares; - Google Forms para criação de pequenas actividades para monitorização de aprendizagens.

SESSÃO DE APOIO SOBRE A FERRAMENTA MOBILITY TOOL+

No dia 17 de novembro 2020, pelas 10h30, a Diretora do AEVID e a Coordenadora do Projeto estiveram, através da plataforma Teams, numa Sessão de Apoio, promovida pela Agência Nacional, sobre a ferramenta Mobility Tool+.

Apesar da situação de pandemia que atualmente vivemos e ainda não estar previsto a realização de mobilidades físicas a curto prazo, a sessão foi muito esclarecedora e útil para os trabalhos futuros.

LITERACIA INFORMÁTICA NO AEVID


A escola deve ajudar a desenvolver nos alunos diferentes competências necessárias para ter sucesso no futuro: comunicação, criatividade, colaboração, resolução de problemas e pensamento crítico. Para tal, é fundamental a integração de tecnologias digitais, no sentido de facilitar os processos de ensino e aprendizagem.

Este formulário surge enquadrado no projeto Erasmus+ KA1 "AJUDAR É…incluir, ajudar, partilhar", e visa fazer um levantamento da Literacia Informática dos docentes/técnicos da Escola, bem como da necessidade/vontade/disponibilidade para frequentar pequenas formações entre pares. Sendo que este projeto visa dar resposta à necessidade de inclusão de todos os alunos na sala de aula, as aplicações informáticas serão uma mais valia no processo de ensino aprendizagem para todos.

O questionário foi enviado a todos os docentes e técnicos especializados em funções no Agrupamento.

Foram obtidas 47 respostas que equivalem a 64% do universo.

Pode consultar aqui os resultados.