No bairro das livrarias em Tóquio, mais concretamente em Jimbocho, encontra-se a Livraria Morisaki, um negócio familiar, cuja especialidade é a literatura japonesa contemporânea. A livraria é gerida por Satori com a ajuda da mulher Momoko. A sobrinha do casal, Takako, vai tomar conta da livraria durante a viagem romântica oferecida pela sobrinha pela ocasiaão do aniversário de casamento dos tios.
Takako ao instalar-se no primeiro andar da livraria mergulha, instantaneamente, no mundo mágico onde os clientes são especiais e as pilhas de livros formam uma espécie de barreira contra as coisas menos boas do mundo. O tio Satoru está a agir de uma forma tão estranha! Quem será aquela mulher que continua a ver, repetidamente, no café ao lado da livraria?
Apaixonante, está é a grande história de uma mulher à frente do seu tempo.
Em 1934, a uma pequena aldeia italiana, chega um casal: Carlo, que é do Sul, e está feliz por regressar; Anna, a sua mulher, de uma beleza ofuscante, mas parece triste e preocupada. Anna não vai à igreja, é dona do seu nariz, diz o que pensa e nunca se irá vergar às leis e costumes que oprimem as mulheres. No ano seguinte, Anna decide concorrer ao lugar de carteiro e torna-se a primeira mulher a distribuir correspondência. Ela irá mudar a aldeia e será o fio invisível que liga centenas de vidas e as vai mudar para sempre.