Introdução
O programa Escola Digital é uma das iniciativas do Plano de Ação para a Transição Digital e dispõe de uma elevada dotação orçamental para viabilizar a digitalização do ensino e das escolas, compreendendo não apenas a distribuição de computadores mas também a formação de professores e a digitalização de manuais escolares. A abordagem privilegia a mobilidade e não uma utilização centrada apenas nas salas de aula.
O pressuposto subjacente a este programa é o de que a tecnologia pode produzir um impacto significativo no ensino e na aprendizagem, o que se repercutirá numa melhor preparação dos alunos para um mundo que está, ele próprio, inegavelmente orientado para a tecnologia.
Operacionalização
O programa assenta em quatro pilares:
equipamentos,
conetividade,
capacitação dos professores
recursos pedagógicos digitais, dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade.
A atribuição destes equipamentos inicia-se aos alunos do escalão A, B, C e sem escalão que frequentam o ensino básico, secundário e aos docentes, de acordo com as prioridades definidas.
Os kits são compostos por um computador portátil, de características distintas consoante o nível de escolaridade (1º ciclo- tipo I, 2º e 3º ciclos - tipo II, secundário e docentes - tipo III) , auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot de internet ou incorporado no computador e um cartão SIM para ligação à rede móvel. O acesso à internet está ajustado a uma utilização responsável em contexto educativo.
A Secretaria Geral da Educação e Ciência (SGEC) é a entidade responsável pelo fornecimento dos equipamentos aos Agrupamentos de Escolas que, por sua vez, ficam encarregues de ceder aos alunos o direito de utilização temporária e gratuita de equipamentos informáticos, conectividade e serviços conexos, no âmbito da execução da medida «Universalização da Escola Digital», na qualidade de comodatários.
2024/2025 - ENTREGA DO EQUIPAMENTO INFORMÁTICO
Devido ao facto dos equipamentos não serem suficientes para todos os alunos, a entrega está a ser feita da seguinte forma:
1- 4º ano, 6º ano e 9º ano - Anos com provas (já feita)
2 - 8º ano e 3º ano (em curso)
3 - 7º ano e 2º ano
4 - 5º ano e 1º ano
Caso já não existam equipamentos da fase 2 para atribuir nos pontos 3 e 4 , serão apenas atribuídos equipamentos das fases 0 e 1 a alunos com escalão do ASE enquanto houver.
NOTA: Neste momento não há condições técnicas de responder a avarias, pois todos os equipamentos estão sem garantia.