O Dia Mundial de Consciencialização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, é assinalado, anualmente, no dia 2 de abril.
Este dia foi criado para consciencializar os cidadãos para esta condição e incentivar à inclusão de pessoas com autismo na sociedade. O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldades na interação social e na comunicação, no comportamento, nos interesses e nas atividades.
É uma data muito importante, uma vez que ainda existem muitas pessoas que não compreendem as perturbações do espetro do autismo, sendo fundamental a divulgação de uma informação de qualidade. Entender melhor a PEA é a chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com esta condição. Pretende-se igualmente que, com os alertas, os diagnósticos surjam os mais precocemente possível, pois, uma intervenção precoce pode ser decisiva para ajudar no desenvolvimento de curto e longo prazo da criança.
Com o objetivo de consciencializar para este dia, promovendo a aceitação e incentivando à inclusão, no dia 4 de abril, a Dra. Juliana Belo, do CADI – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Individual, deslocou-se ao nosso Agrupamento para ministrar a Palestra “O pensamento concreto no autismo”.
Foi um dia muito proveitoso, onde todos aprendemos um pouco mais sobre esta problemática e refletimos de forma a reduzir o preconceito e a discriminação.
Grupo de Educação Especial
Abril 2025
O SECRETÁRIO-GERAL
2 de abril de 2025
Em todo o mundo, pessoas com autismo fazem contribuições extraordinárias para as sociedades, para o progresso humano e para as vidas de muitos. Hoje, refletimos sobre estas conquistas, mas também reconhecemos os desafios significativos que persistem.
As pessoas com autismo enfrentam frequentemente isolamento, estigmas e desigualdade. Têm sido privadas de acesso à saúde e à educação – especialmente em tempos de crise – e a sua capacidade jurídica tem sido ignorada e desrespeitada. Esta discriminação contraria a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o compromisso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de não deixar ninguém para trás. Isto tem de mudar.
Os governos devem adotar legislação e políticas que garantam a igualdade e promovam a participação plena das pessoas com autismo na sociedade. Precisamos de sistemas de saúde e educação inclusivos, ambientes de trabalho acessíveis e um planeamento urbano que assegure oportunidades equitativas para que as pessoas com autismo possam prosperar.
No Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo, renovemos o compromisso de construir um mundo onde ninguém com autismo fique para trás.
(https/unric.org/pt/mensagem-para-o-dia-mundial-da-consciencialização-do-autismo)
“Eu sou estranho, eu sou novo
Pergunto-me se tu também serás
Oiço vozes no ar
Percebo que tu não as ouves e isso não é justo
Não me quero sentir triste
Eu sou estranho, eu sou novo
Eu finjo que tu também és
Sinto que sou um rapaz de outro planeta
Toco nas estrelas e sinto-me deslocado
Preocupo-me com o que os outros pensarão de mim
Choro quando as pessoas se riem, faz com que me encolha
Eu sou estranho, eu sou novo
Agora percebo que tu também és
Digo que me sinto como um náufrago
Sonho com o dia em que isso não seja um problema
Tento integrar-me
Espero algum dia conseguir
Eu sou estranho, eu sou novo”.
Benjamim Giroux
TESTEMUNHOS de Mães GUERREIRAS de jovens com Autismo
No dia 3 de dezembro, o AESeia assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência através de atividades nas várias Escolas do Agrupamento, promovidas e organizadas pelo Grupo Disciplinar de Educação Especial e com a colaboração de diversos intervenientes.
O Dia Internacional da Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro.
A data tem como principais objetivos:
a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência;
a promoção da mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar de todos sem exceção;
criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 de dezembro de 2024
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência comemora-se anualmente no dia 3 de Dezembro
“O sentido da Inclusão está no coração” este foi o mote para as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência deste ano no Agrupamento de Escolas de Seia. A comemoração desta data tem como objetivo promover uma maior reflexão e compreensão sobre os assuntos relativos à deficiência, assim como promover a mobilização para a defesa dos direitos, da dignidade, e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela mental ou física.
A ONU - Organização das Nações Unidas é a responsável pela criação da comemoração, em sessão plenária que aconteceu na Assembleia Geral em 14 e outubro de 1992.
Todos os anos o Agrupamento de Escolas de Seia realiza as mais variadas atividades para celebrar o dia.
Este ano, nas diversas escolas, e também em parceria com a Biblioteca Escolar, foram feitas exposições de materiais específicos usados no dia-a-dia com os alunos, promoveu-se a visita aos espaços com breves explicações e um lanche convívio. Houve também pequenos apontamentos musicais com a colaboração do professor de música e uma aluna da Escola Secundária.
Os alunos e os professores tiveram a oportunidade de, através do blogue da Educação Especial (https://sites.google.com/aeseia.org/edu-especial-aeseia/p%C3%A1gina-inicial)e visualizar algumas curtas-metragens, e refletir sobre o assunto. Essas reflexões foram posteriormente colocadas em painéis criados para o efeito.
Que o dia 3 de Dezembro se replique todos os dias do ano e a inclusão seja uma realidade quer na escola, quer na sociedade!!
Agradecemos aos alunos de artes e aos seus professores pela colaboração na elaboração de cartazes, dos quais foi escolhido um.
Grupo de Educação Especial
Seia, dezembro 2024